Teatro alusivo à ‘Viagem do Elefante’ de José saramago estreia em Figueira de Castelo Rodrigo
Depois do lançamento do Caminho de Salomão – Rota portuguesa no Vale do Côa, muitas têm sido as iniciativas a surgirem em torno do tema inspirado na obra literária do Nobel José Saramago – ‘A Viagem do Elefante’.
Já no próximo dia 29 de Junho, sábado, pelas 21:30h, Figueira de Castelo Rodrigo será palco da estreia nacional do espectáculo de teatro de rua ‘A Viagem do Elefante’, a cargo do Trigo Limpo Teatro ACERT. Trata-se de uma iniciativa que desde logo a Câmara Municipal e a Territórios do Côa decidiram abraçar e que conta com a parceria da Fundação José Saramago. O espectáculo pretende, para além de proporcionar uma revisitação teatral daquele que o autor descreveu como o caminho que o elefante Salomão percorreu até Viana de Áustria, envolver a comunidade local na participação activa no próprio espectáculo.
A assistir ao evento, para além de várias personalidades, estará Pilar del Rio, viúva de Saramago bem como vários membros da Fundação Saramago.
Mensagem de Pilar Del Río sobre “A Viagem do Elefante”
“É preciso recomeçar a viagem. Sempre. O viajante volta já”. Assim o prometeu José Saramago quando terminou Viagem a Portugal, um livro, uma opção de vida e um levantamento monumental do país que o viu nascer e que, como a um corpo amado, percorreu uma e mil vezes, até pouco antes de morrer, quando sonhou o Caminho de Salomão.
E estamos na rota. Com um elefante tão grande como os sonhos de Saramago, com o mesmo ânimo e a mesma paixão porque para suster o mundo são necessários projectos que nos mostrem humanos e criadores, artífices de uma vida diferente daquela a que nos querem prender como se fosse uma condenação.