VI Encontro da CPCJ/Rede Social de Figueira de Castelo Rodrigo
Decorreu no dia 11 de novembro, durante todo o dia, no auditório do Pavilhão dos Desportos de Figueira de Castelo Rodrigo, o sexto encontro da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em Perigo de Figueira de Castelo Rodrigo, cujo tema foi “Filho és Pai Serás”. Um tema pertinente, atual e de interesse para todas as faixas etárias, por isso, e este ano pela primeira vez, a Comissão quis juntar na mesma sala, Pais e Filhos. O evento contou com a presença de diversas personalidades de diferentes áreas, de forma a prestar um maior e melhor esclarecimento sobre o tema.
Depois da sessão de abertura, a cargo do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo, Dr. Paulo Langrouva, do Eng.º Nelson Bolota, Presidente da Comissão de Proteção de Criança e Jovens de Figueira de Castelo Rodrigo, onde foram lembrados alguns dos valores fundamentais que devem existir no seio das famílias, tiveram lugar as apresentações dos oradores no encontro. Os temas foram tão abrangentes e interessantes que levaram a vasta audiência à importância de se manter a higiene oral, falou-se no processo desencadeado quando ligamos para o 112 em caso de emergência, entre outros.
A criança tem direitos que não podem ser descuidados, mas também tem deveres que os pais devem transmitir aos seus filhos para que eles sejam no futuro adultos responsáveis e preocupados com o mundo que os rodeia. É fundamental a existência de uma relação harmoniosa entre pais e filhos porque “Filho és, pai serás; assim como fizeres, assim acharás” no fundo os pais têm que ser o exemplo para os seus filhos, porque eles serão o seu espelho.