Workshop “Design Criativo -Atelier de Cerâmica”

Castelo Rodrigo foi a Aldeia Histórica de Portugal seleccionada para acolher o Atelier de Cerâmica.
Motivo desta seleção: a forte predominância de barro no Município, o saber fazer ancestral que ainda subsiste, dar vida e sustentabilidade a infraestruturas/equipamentos existentes que se relacionam com a atividade, bem como potenciar a utilização de outros edifícios dentro de Castelo Rodrigo e o aproveitamento do potencial humano qualificado oriundo das Universidades, Escolas Superiores e Institutos Politécnicos da região com uma oferta de cursos na área do design.

O Workshop “Design Criativo -Atelier de Cerâmica” tem por objetivo dar a oportunidade aos participantes de expressarem as suas ideias, materializando-as, através da criação de peças originais, inspiradas no Património Aldeias Históricas de Portugal, suscetíveis de serem produzidas tendo por base os métodos artesanais e a matéria-prima local e, que apresentem, em simultâneo, contemporaneidade.

Os trabalhos desenvolvidos no workshop serão avaliados por um júri, cuja função reside na identificação das peças que melhor definem o conceito do projeto Aldeias Históricas de Portugal, sem descurar, os fatores-críticos de sucesso acima descritos. As criações de design mais inovadoras e criativas serão alvo de aposição da Marca Aldeias Históricas de Portugal com a assinatura do autor.
A iniciativa é um projeto da Associação Aldeias Históricas de Portugal, que conta com a parceria do Município de Figueira de Castelo Rodrigo e da Escola Superior de Artes de Castelo Branco.

Consultar mais informações
Inscrições

Reportagem Localvisão