A Plataforma de Ciência Aberta trata-se do primeiro centro da rede internacional Open Science Centre (OSC) que tem como objetivo aproximar a ciência, a tecnologia e a inovação do quotidiano das comunidades locais e regionais.

Surge no âmbito de um protocolo que junta o Município de Figueira de Castelo Rodrigo e a Universidade de Leiden (Holanda) numa rede global de parceiros de vários países europeus.

Missão

Pretende fomentar a colaboração ativa entre a sociedade civil, empresas, associações, institutos de investigação e a restante comunidade regional, de uma forma sustentável e que vá de encontro à realidade diária da comunidade. Esta plataforma procurará assim promover o desempenho escolar e impulsionar o empreendedorismo e inovação na região.

Atividades

Temos algumas atividades/oficinas preparadas no âmbito da temática da Exposição “Insetos em Ordem” e estamos no processo de desenvolvimento de novas atividades/oficinas.

Exposição Temporária

“Conversas com o Planeta Terra: Comunidades Locais e Mudanças Climática”

(de 18 de fevereiro de 2018 até agosto de 2018)

A Plataforma de Ciência Aberta (Barca D’Alva — Figueira de Castelo Rodrigo) acolhe uma exposição que se designa “Conversas com o Planeta Terra: Comunidades Locais e Mudanças Climática” e trata-se de uma iniciativa multimédia desenhada para amplificar as vozes das comunidades locais no discurso global sobre os desafios ecológicos e culturais que o planeta enfrenta, incluindo as mudanças climáticas. Através de reportagens, retratos poderosos, entrevistas na primeira pessoa e vídeos participativos, o visitante poderá emergir nos sons e no ambiente dos lugares e das suas gentes, recriando uma experiência íntima com os diferentes locais. Ficará a conhecer histórias do impacto das mudanças climáticas no quotidiano das comunidades locais, e como o seu modo de vida foi forçosamente alterado, destacando-se ainda exemplos de conhecimento tradicional e do seu valor no desenvolvimento e respostas apropriadas às mudanças climáticas.

(Fonte Medium)

Galeria de Fotografias da Inauguração da Exposição “Conversas com o Planeta Terra” 

Horário

Aberta diariamente ao público das 9h30m às 18h (possibilidade de marcação de grupos noutros horários).

Localização

A Plataforma de Ciência Aberta está sediada num edifício renovado e intervencionado que corresponde à localização da antiga Escola Primária de Barca D’Alva.

Fotografia: A Terceira Dimensão – Duarte Fernandes Pinto

Visitas

Os alunos do 1º ano – Turma B da escola do 1ºCEB de Figueira de Castelo Rodrigo, visitaram hoje a Plataforma de Ciência Aberta. Nesta visita puderam meter “mãos ao trabalho”, e dentro das atividades relacionadas com a Oliveira – Azeitona – Azeite, procederam ao enfrascamento da azeitona e rotulação dos frascos. Fizeram ainda uma visita guiada à exposição “Insetos em Ordem” e tivera oportunidade de visitarem a Cooperativa de Olivicultores de Escalhão.

Fotografias da1ªparte da visita que ocorreu em 23 de novembro 2017

Fotografias da 2ªparte da visita que ocorreu em 17 de janeiro de 2018

MORADA:

Plataforma de Ciência Aberta
Rua da Pedriça, nº 39
6440-071 Barca D’Alva
Figueira de Castelo Rodrigo
Portugal

COORDENADAS:

Latitude:
41° 1′ 34.901″ N (41.0263614°)

Longitude:
6° 56′ 30.506″ W (-6.9418071°)

Altitude:
159 metros

CONTATOS:
(marcações/informações)

Maria Vicente

965 336 157
maria@plataforma.edu.pt

Paulo Jorge Lourenço

963 257 710
paulo@plataforma.edu.pt

Mais informações:

https://www.plataforma.edu.pt/

info@plataforma.edu.pt