A Plataforma de Ciência Aberta (PCA), inaugurada em julho de 2017, em Barca D’Alva, junto ao rio Douro, surge como o primeiro centro da rede internacional Open Science Hub, numa parceria entre o Município de Figueira de Castelo Rodrigo e a Universidade de Leiden (Holanda), inserido numa rede global de parceiros de vários países europeus.

Missão

Com a missão de aproximar a ciência, a tecnologia e a inovação do quotidiano das comunidades locais e regionais, a PCA promove o desempenho escolar e impulsiona o empreendedorismo e a inovação social na região através de colaborações entre a escola, sociedade civil, empresas, associações, institutos de investigação, universidades e a comunidade em geral. Proporcionando um conjunto de eventos e iniciativas em ciência e tecnologia, com formatos participativos e inovadores.

Exposição Temporária

“Conversas com o Planeta Terra: Comunidades Locais e Alterações Climática”

(de 18 de fevereiro de 2018 até julho de 2019)

A exposição “Conversas com o Planeta Terra: Comunidades Locais e Alterações Climáticas”, trata-se de uma iniciativa multimédia desenhada para amplificar as vozes das comunidades locais acerca dos desafios ecológicos e culturais que o planeta enfrenta, nomeadamente as alterações climáticas. Através de retratos poderosos, narrativas na primeira pessoa e vídeos participativos, o visitante poderá partilhar de um conjunto de histórias sobre o impacto real das alterações climáticas no quotidiano de comunidades locais espalhadas por todo o mundo.
Resultado de uma participação conjunta entre Land is Life, organismo internacional dedicado à defesa dos direitos das comunidades indígenas e à educação, InsightShare, organização britânica de desenvolvimento comunitário e Nicolas Villaume, cofundador e fotógrafo principal do projeto.

Esta exposição encontra-se patente no edifício da PCA, em Barca D’Alva, e poderá ser visitada até julho de 2019.

Programa Educativo

A estratégia educativa da PCA pretende posicionar a escola enquanto agente de colaboração ativo para o desenvolvimento e bem estar da comunidade, através de uma abordagem focada em desafios e oportunidades de relevância local, e com impacto global, baseados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Sustainable Development Goals), contribuindo assim para o desenvolvimento de cidadãos informados, críticos e ativos. Colabora, em contexto escolar, com vários projetos europeus, tais como Platon e OSOS (Open Schools for Open Societies), que promovem a utilização de novas ferramentas e diversificadas metodologias, nomeadamente, Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics (STEAM), Inquiry Based Science Education, Big Ideas of Science, entre outras.

A temática da exposição temporária serve de mote para o desenvolvimento de um Programa Educativo transdisciplinar, pensado para o público escolar, mas também disponível para o público geral. O Programa Educativo da PCA, disponibiliza diversos tipos de atividades, como visitas dinâmicas à exposição, oficinas de ciência, saídas de campo e observações astronómicas. Todas as atividades são adaptadas e orientadas segundo critérios diferenciadores, mediante os níveis de ensino e áreas disciplinares a que se dirigem.

Para mais informações: aqui

Para agendar visita: aqui

Horário

Aberto diariamente ao público das 9h00m às 17h30 (possibilidade de marcação de grupos noutros horários)

Preçário consulte aqui.

Localização

A Plataforma de Ciência Aberta está sediada num edifício renovado e intervencionado que corresponde à localização da antiga Escola Primária de Barca D’Alva.

Fotografia: A Terceira Dimensão – Duarte Fernandes Pinto

MORADA:

Plataforma de Ciência Aberta
Rua da Pedriça, nº 39
6440-071 Barca D’Alva
Figueira de Castelo Rodrigo
Portugal

COORDENADAS:

Latitude:
41° 1′ 34.901″ N (41.0263614°)

Longitude:
6° 56′ 30.506″ W (-6.9418071°)

Altitude:
159 metros

MORADA:

Plataforma de Ciência Aberta
Rua da Pedriça, nº 39
6440-071 Barca D’Alva
Figueira de Castelo Rodrigo
Portugal

COORDENADAS:

Latitude:
41° 1′ 34.901″ N (41.0263614°)

Longitude:
6° 56′ 30.506″ W (-6.9418071°)

Altitude:
159 metros

CONTATOS:
(marcações/informações)

Maria Vicente

965 336 157
maria@plataforma.edu.pt

Paulo Jorge Lourenço

963 257 710
paulo@plataforma.edu.pt

Mais informações:

https://www.plataforma.edu.pt/

info@plataforma.edu.pt