A Plataforma de Ciência Aberta trata-se do primeiro centro da rede internacional Open Science Centre (OSC) que tem como objetivo aproximar a ciência, a tecnologia e a inovação do quotidiano das comunidades locais e regionais.

Surge no âmbito de um protocolo que junta o Município de Figueira de Castelo Rodrigo e a Universidade de Leiden (Holanda) numa rede global de parceiros de vários países europeus.

Missão

Pretende fomentar a colaboração ativa entre a sociedade civil, empresas, associações, institutos de investigação e a restante comunidade regional, de uma forma sustentável e que vá de encontro à realidade diária da comunidade. Esta plataforma procurará assim promover o desempenho escolar e impulsionar o empreendedorismo e inovação na região.

Atividades

Temos algumas atividades/oficinas preparadas no âmbito da temática da Exposição “Insetos em Ordem” e estamos no processo de desenvolvimento de novas atividades/oficinas.

Exposição Temporária

“Conversas com o Planeta Terra: Comunidades Locais e Mudanças Climática”

(de 18 de fevereiro de 2018 até agosto de 2018)

A Plataforma de Ciência Aberta (Barca D’Alva — Figueira de Castelo Rodrigo) acolhe uma exposição que se designa “Conversas com o Planeta Terra: Comunidades Locais e Mudanças Climática” e trata-se de uma iniciativa multimédia desenhada para amplificar as vozes das comunidades locais no discurso global sobre os desafios ecológicos e culturais que o planeta enfrenta, incluindo as mudanças climáticas. Através de reportagens, retratos poderosos, entrevistas na primeira pessoa e vídeos participativos, o visitante poderá emergir nos sons e no ambiente dos lugares e das suas gentes, recriando uma experiência íntima com os diferentes locais. Ficará a conhecer histórias do impacto das mudanças climáticas no quotidiano das comunidades locais, e como o seu modo de vida foi forçosamente alterado, destacando-se ainda exemplos de conhecimento tradicional e do seu valor no desenvolvimento e respostas apropriadas às mudanças climáticas.

(Fonte Medium)

Galeria de Fotografias da Inauguração da Exposição “Conversas com o Planeta Terra” 

Horário

Aberta diariamente ao público das 9h30m às 18h (possibilidade de marcação de grupos noutros horários).

Localização

A Plataforma de Ciência Aberta está sediada num edifício renovado e intervencionado que corresponde à localização da antiga Escola Primária de Barca D’Alva.

Fotografia: A Terceira Dimensão – Duarte Fernandes Pinto

Visitas

Os alunos do 1º ano – Turma B da escola do 1ºCEB de Figueira de Castelo Rodrigo, visitaram hoje a Plataforma de Ciência Aberta. Nesta visita puderam meter “mãos ao trabalho”, e dentro das atividades relacionadas com a Oliveira – Azeitona – Azeite, procederam ao enfrascamento da azeitona e rotulação dos frascos. Fizeram ainda uma visita guiada à exposição “Insetos em Ordem” e tivera oportunidade de visitarem a Cooperativa de Olivicultores de Escalhão.

Fotografias da1ªparte da visita que ocorreu em 23 de novembro 2017

Fotografias da 2ªparte da visita que ocorreu em 17 de janeiro de 2018

Eventos

Plataforma de Ciência Aberta promove produção de vídeo participativo para exposição internacional sobre alterações climáticas

A Plataforma de Ciência Aberta, em Barca D’Alva, promove durante o mês de abril a criação de uma extensão multimédia portuguesa que integrará a exposição internacional “Conversas com o Planeta Terra: Comunidades Locais e Alterações Climáticas”, em exibição até ao final do mês de agosto. Esta extensão resultará da elaboração de um vídeo participativo que envolverá a comunidade escolar e os residentes no concelho de Figueira de Castelo Rodrigo em todos os passos da produção deste vídeo: desde a definição do problema que se pretende retratar, à escrita do argumento e realização e à captação e montagem das imagens, com testemunhos reais sobre os efeitos das alterações climáticas a nível regional.

O workshop para a criação deste vídeo participativo será coordenado pela organização inglesa InsightShare, responsável pela edição dos vídeos e testemunhos que integram a exposição, e decorrerá em Figueira de Castelo Rodrigo de 5 a 8 de abril e de 13 a 15 de abril.

Durante os dois fins-de-semana, a InsightShare capacitará os intervenientes sobre os aspetos fundamentais das tecnologias de comunicação, dando-lhes as ferramentas necessárias para que possam explorar as suas problemáticas locais na área das alterações climáticas e delinear soluções para os desafios enfrentados. O resultado será então a construção de um vídeo participativo elaborado pela própria comunidade envolvida e que depois acompanhará o circuito internacional da exposição “Conversas com o Planeta Terra: Comunidades Locais e Alterações Climáticas” pelos quatro cantos do Mundo.

A InsightShare é uma organização de desenvolvimento comunitário britânica, cuja missão é amplificar vozes inauditas e juntar pessoas de comunidades de todo o mundo, para se focarem na mudança social positiva, enderençando questões-chave através de vídeo participativo, capacitando e motivando as comunidades a tomarem consciência dos fatores que influenciam e controlam as suas vidas. Em 2009, a organização foi desafiada a criar uma experiência com os diferentes pontos do Planeta, retratando a história de pessoas sobre como as alterações climáticas mudaram o seu quotidiano. Daí nasceu um projeto que incluiu as reportagens, retratos poderosos, entrevistas na primeira pessoa e vídeos participativos que podem ser vistos na exposição.

“Conversas com o Planeta Terra” é uma iniciativa internacional fundada com a participação conjunta da Land is Life, organismo internacional dedicado à defesa dos direitos das comunidades indígenas e à educação, InsightShare, e Nicolas Villaume, cofundador e fotógrafo principal do projeto multimédia.

A Plataforma de Ciência Aberta é o primeiro centro da rede internacional Open Science Hub (OSH) e tem como objetivo aproximar a ciência, a tecnologia e a inovação do quotidiano das comunidades locais e regionais. Foi criada no âmbito de um protocolo que junta o Município de Figueira de Castelo Rodrigo e a Universidade de Leiden (Holanda) numa rede global de parceiros de vários países europeus.

O workshop para a construção do vídeo participativo sobre o impacto das alterações climáticas no quotidiano da região, sobretudo na comunidade local de Figueira de Castelo Rodrigo, está aberta à participação de todos. Os interessados em integrar o projeto podem inscrever-se através dos contactos 963257710 | 965336157 | info@plataforma.edu.pt.

Facebook do evento

Facebook da Plataforma de Ciência Aberta

Notícias

Desenvolvimento de projetos em colaboração com professores do Agrupamento de Escolas de Figueira de Castelo Rodrigo

Galeria fotográfica


Durante a Semana do Cérebro, alunos do #AEFCR tiveram oportunidade de conversar (via Skype) com Zita Santos, Ph.D. (Fundação Champalimaud) e assim ficar a par das últimas novidades sobre o cérebro e conhecer aventuras sobre o que é isto de ser cientista. #SemanadoCerebro #PlataformaCiênciaAberta #FCR

Galeria Fotográfica


Laboratório de Robótica na Semana Internacional do Cérebro com a turma do 9ºA (AEFCR) que decorreiu na Escola Secundária de Figueira de Castelo Rodrigo.

Tendo como objetivo construir robôs que respondem a diversos estímulos, como luz ou distância. Durante este processo, os participantes poderam percecionar como o comportamento e o movimento derivam de regras simples e como as suas criações robóticas podem relacionar-se com circuitos neurais já identificados em alguns animais.

Esta iniciativa em torno da Semana Internacional do Cérebro foi financiada pela organização privada filantrópica americana Dana Foundation e pela Federação das Sociedades Europeias de Neurociências (FENS), que promovem o desenvolvimento da investigação sobre o cérebro. A Semana Internacional do Cérebro assume-se como uma campanha global sobre o cérebro, reunindo uma rede de organizadores com desenvolvimento de iniciativas e eventos à escala mundial. E conta com a colaboração de uma empresa de tecnologia sediada em Londres, a NeuroGEARS, que desenvolve trabalho nas áreas das Neurociências, Jogos, Interação e Robótica.

Galeria fotográfica


No passado sábado, 10 de março, demos o pontapé de saída ao novo programa educativo da #PlataformaCiênciaAberta (associado à temática das Alterações Climáticas), contámos com a contribuição de um grupo de alunos da #UTAD (organizado pela professora Margarida Correia) que nos ajudou a testar novas ferramentas/atividades.

Em colaboração com o projeto SmartKidsLab (http://smartkidslab.nl/english), estamos a construir sensores para analisar a qualidade da água, ar, solo da nossa região.

Galeria fotográfica

MORADA:

Plataforma de Ciência Aberta
Rua da Pedriça, nº 39
6440-071 Barca D’Alva
Figueira de Castelo Rodrigo
Portugal

COORDENADAS:

Latitude:
41° 1′ 34.901″ N (41.0263614°)

Longitude:
6° 56′ 30.506″ W (-6.9418071°)

Altitude:
159 metros

CONTATOS:
(marcações/informações)

Maria Vicente

965 336 157
maria@plataforma.edu.pt

Paulo Jorge Lourenço

963 257 710
paulo@plataforma.edu.pt

Mais informações:

https://www.plataforma.edu.pt/

info@plataforma.edu.pt