O lugar paradisíaco de Barca d’Alva fica situado em pleno Parque Natural do Douro Internacional, onde começa a navegabilidade do Douro e onde o Águeda se encontra com o Douro. Terra de encantos e magia, com encostas íngremes repletas de olivais, amendoais e vinhedos.
É no início da Primavera que os campos desta terra ficam ainda mais belos, oferecem aos nossos olhos uma beleza de estonteante cromatismo com o florescer da Amendoeira. Barca d’Alva é uma aldeia em desenvolvimento, do património faz parte um magnífico cais Turístico fluvial, um ex – libris deste Concelho, é hoje um ponto de referência e de paragem obrigatória para quem viaja por este Rio Douro.
É em Barca d’Alva que se localiza a Plataforma de Ciência Aberta, um projeto estruturante não só para o nosso Concelho, mas também para o distrito.
Inaugurada em 2017, a Plataforma de Ciência Aberta aproxima a ciência, a tecnologia e a inovação do quotidiano das comunidades locais e regionais.
Na Plataforma não se pretende apenas ensinar ou comunicar ciência, mas sim utilizar a investigação e a inovação como ferramentas para trabalhar questões com significado para as populações, seja a qualidade da água do rio Douro ou desafios relacionados com o consumo sustentável e a economia circular.
Desta forma, e em colaboração com a comunidade envolvente, a Plataforma contribui para o bem-estar e o desenvolvimento sustentável do nosso território.