Castelo Rodrigo está situado numa elevação de 820 metros, de onde se vislumbra a Serra da Marofa, a vila de Figueira de Castelo Rodrigo e uma vastidão de paisagens que chegam até à vizinha Espanha.
A sua história enraíza-se nas páginas do tempo: Foi castro Vetão, mais tarde ocupado pelos romanos. Existem referências à presença de mouros.
Foi o rei Leonês Fernando II, o monarca que mandou repovoar esta região, no ano de 1161. Poucos anos depois, Afonso IX, atribui foral e estabelece o Alfoz do Concelho, o primeiro a ser formado em Riba Côa.
A partir de 12 de Setembro de 1297, com a assinatura do tratado de Alcanizes passa definitivamente para território português.
Em 1508, D. Manuel concede foral novo à Vila. É desse período a construção do Pelourinho de Castelo Rodrigo.
A 7 de Julho de 1664 travou-se aqui a famosa batalha de Castelo Rodrigo, onde as tropas portuguesas comandadas por Pedro Jacques de Magalhães derrotaram o exército espanhol do Duque de Ossuna.
Castelo Rodrigo, pequena mas forte, sofreu, mostrando nas lutas que empreendeu, a ancestral valentia dos seus habitantes.
Fazendo parte do programa das Aldeias Históricas, a sua monumentalidade está patente em toda a Vila. O Pelourinho, o Palácio Cristóvão de Moura, a Cisterna, a Igreja Matriz e Convento de Santa Maria de Aguiar são monumentos que tornam este local inesquecível.
Castelo Rodrigo é, desde o dia 3 de setembro de 2018, uma das 7 Maravilhas de Portugal na categoria de Aldeia Autêntica. Este galardão foi atribuído numa gala organizada pela RTP e vem reforçar ainda mais a visibilidade que hoje Castelo Rodrigo tem no nosso país e mesmo em todo o mundo.
A autenticidade de CASTELO RODRIGO está presente no seu edificado, no seu património material e imaterial, na sua HISTÓRIA e nas suas GENTES, cujos rostos marcados pelo tempo, de que as rugas são registos de memória e labor, e em que as mãos, calejadas, são sinais do trabalho árduo e do AMOR à TERRA onde decidimos viver e que queremos preservar.
Nave Redonda é um lugar anexo a Castelo Rodrigo, distando 6 km da sede de Concelho. À entrada da povoação vê-se uma imagem de Santo Amaro esculpida em pedra. A Igreja Matriz é de características românicas, o templo possui uma capela-mor revestida por teto forrado em caixotões de madeira com pinturas modernas inspiradas em estampas piedosas (1ª metade do séc. XX)