Situada na aba norte da Serra da Marofa, esta Freguesia está implantada num vale largo, a 5 km da sede do Concelho.
O mais antigo documento relativo à freguesia data de 1190. A instituição paroquial deverá ser do séc. XIV, tendo sido abadia da apresentação do ordinário.
Nos finais da idade média datará a torre quadrangular de cantaria, que apresenta varandins com mata-cães, tendo construída no séc. XVII o solar brasonado. A ligar as duas construções existia uma passagem superior da qual restam alguns vestígios no pano da torre.
A nível monumental destaca-se:
Igreja Matriz, aparece mencionada no “Tombo da Beira” de 1395. No ano de 1908, um pavoroso incêndio destruiu a Igreja , deixando registados na pedra os nefastos efeitos da sua ação devastadora. O templo e os altares foram reconstruidos em 1912. De traçado românico, ainda conserva o primitivo portal, do séc. XV, rematado com um arco de volta perfeita.
Solar dos Metelos, foi considerado Imóvel de Interesse Público em 29 de setembro de 1977, situa-se na parte central da Freguesia da Freixeda do Torrão e divide-se em duas partes distintas, uma delas é a torre da época medieval com feitio de prisma quadrangular e a outra é uma ampla residência, já de construção posterior, que ao centro ostenta o brasão.
As Capelas de São João, de Santa Ana e Nossa Senhora de Lourdes são também motivos de interesse.