Localizado no quadrante nordeste de Portugal, em pleno coração da região do Ribacôa, o Concelho de Figueira de Castelo Rodrigo é constituído por 10 freguesias dispersas por uma área de 508.72 km2.
Confina com os concelhos de Almeida, Pinhel, Vila Nova de Foz Côa e Freixo de Espada à Cinta, fazendo fronteira com a província espanhola de Salamanca. Os três principais rios que o limitam são o Douro, o Côa e o Águeda.
Com uma beleza natural idílica e esplêndida, como é exemplo as amendoeiras em flor, nos meses de fevereiro e março, o Concelho é rico em patrimónios culturais e arquitetónicos, com imponentes igrejas e capelas, monumentos e paisagens únicas, como é possível vislumbrar nos Miradouros da Serra da Marofa, da Sapinha e de Santa Bárbara.
Tendo como pontos mais elevados no seu território a Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo, considerada uma das melhores Aldeias Turísticas do Mundo pela Organização Mundial do Turismo (OMT), e a Serra da Marofa, com o seu majestoso Cristo Rei, é ainda banhado por três importantes rios: Rio Douro, Rio Águeda e Rio Côa, e ainda pelas albufeiras da barragem de Santa Maria de Aguiar e da barragem da Vermiosa.
O mítico Mosteiro de Santa Maria de Aguiar, com as suas caraterísticas de estilo românico e gótico, classificado Monumento Nacional em 1932, junta-se ao esplendor do Templo Romano de Almofala, ou Torre das Águias, também classificado Monumento Nacional em 1977.
A história é salvaguardada e contada em diversos museus que prolongam no futuro o passado do Concelho, nomeadamente o Centro Interpretativo da Batalha de Castelo Rodrigo (CIBCR), o Centro Interpretativo Ephraim Bueno, o Museu de Artes e Ofícios Francisco Távora, em Escalhão, o Centro Interpretativo e Museológico de Algodres e ainda o Museu etnográfico de Vilar de Amargo.
Figueira de Castelo Rodrigo festeja o seu feriado a 7 de julho, dia em que se assinala a Batalha de Castelo Rodrigo, que teve lugar nos campos da Salgadela, sendo uma das mais importantes batalhas das Guerras da Restauração.
As festas da Vila, levadas a cabo no mês de agosto, trazem consigo nostalgia e animação, com o regresso dos filhos da terra que estão fora e que têm a oportunidade de desfrutar das festividades que incluem o “Dia dos Idades”, uma iniciativa única a nível nacional, que aglomera grupos de pessoas que nasceram no mesmo ano num convívio ímpar.
O Concelho de Figueira de Castelo Rodrigo alinha assim a sua história milenar com o património, a natureza, a gastronomia e a cultura, contando com as suas gentes acolhedoras como principais embaixadores da sua região.