Figueira de Castelo Rodrigo é um Concelho demarcado pela história, pela gastronomia singular e pelas suas gentes afáveis e hospitaleiras. Uma terra que o convida a uma visita mais profunda pelo seu património edificado e pelas suas paisagens únicas.
O património arquitetónico é aquele que traduz com mais consistência a memória e a identidade de uma comunidade, a evolução da mentalidade e saber ao longo dos tempos, materialidades que subsistem e nos relembram o que fomos e o que somos. O património religioso é o património mais abundante no Concelho, caracterizado por igrejas, capelas, cruzeiros, alminhas e cruzes.
Castelo Rodrigo é umas das mais belas Aldeias Históricas de Portugal, também galardoada com prémio “Best Tourism Villages”, como uma das melhores aldeias turísticas do Mundo. A sua monumentalidade está presente em toda a aldeia, ao percorrer as ruas de Castelo Rodrigo não pode deixar de visitar o Palácio Cristóvão de Moura, o Pelourinho quinhentista, a Igreja Matriz, a cisterna medieval e os vestígios que atestam a presença de uma importante comunidade de cristãos-novos.
A Serra da Marofa, nos seus 977 metros de altitude, assume-se como um miradouro natural de cortar a respiração. É indescritível a deslumbrante paisagem que dali, do alto da Serra, se pode vislumbrar, um imenso céu azul, o arvoredo, as vinhas, os campos e um olhar extenso que se prolonga por uma larga distância. Em 1957 mandou-se edificar uma Capela em Honra de Nossa Senhora de Fátima, a quem muitos figueirenses carinhosamente chamam de “Senhora da Marofa”. Quem subir à Marofa pode apreciar também a estátua de Cristo Rei, de braços abertos como que abençoar todo o Concelho, pode também admirar a Cripta e as Capelinhas com os mistérios do Rosário.
O majestoso Mosteiro Santa Maria de Aguiar tem características de estilo românico e gótico, foi classificado como Monumento Nacional em 17 de dezembro de 1932. Do Claustro construído posteriormente à Igreja, resta a sala do Capítulo. É no dia 15 de Agosto que anualmente os fiéis se juntam neste templo para venerar de Nossa Senhora da Guia, Padroeira do concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, uma bela imagem de roca, com uma expressão doce e serena.
De salientar ainda a presença de uma imagem de Santa Catarina feita em jade ou pedra ançã do Século XVI, que em Portugal é raro encontrar esculturas semelhantes a esta.