Centenas de pessoas marcaram presença em mais uma edição do Festival das Sopas e Migas. Este evento, que vai já na sua terceira edição, tem a organização do Município de Figueira de Castelo Rodrigo, onde a gastronomia, assume destaque com muitas e variadas sopas e migas, acompanhada de muitos momentos de convívio.
A promoção e valorização turística, bem como, premiar e divulgar as receitas das sopas e migas tradicionais da região, confecionadas com produtos genuínos e oriundos desta região de Ribacôa, foi o objetivo principal deste certame.
Durante o evento decorreu também o “Concurso Melhor Sopa e Melhor Miga”, prémio atribuído ao concorrente cuja criação tivesse por base produtos endógenos da região. Neste campo a iniciativa contou ainda com uma novidade, o “Prémio Inovação”, atribuído ao candidato que na confeção da sopa ou da miga apresenta-se um ingrediente inovador, presenteando também a criatividade. Desta forma depois da degustação do júri, foram estes os galardoados:
Melhor Sopa – “Terra do Lagarto”;
Melhor Miga – “À do Raposo”;
Prémio Inovação – “Taverna da Matilde”.
A avaliação das Sopas e Migas a concurso esteve a cargo do júri constituído pelo conhecido chefe de cozinha Álvaro Costa e pelo nosso conterrâneo André Figueirinha, aluno da Escola de Hotelaria do Douro, em Lamego.
A animação deste Festival das Sopas e Migas esteve a cargo do Grupo de Concertinas do Safurdão e do grupo “Os Roleses – Gaiteiros de Urrós”.