O Bizarril fica situado a 9km de Figueira de Castelo Rodrigo. O povoado fica a norte da confluência dos ribeiros do Avelal e do Cordeiro, encaixado entre as Serras do Cerejal e da Marofa.
Edificada num sítio elevado, a povoação oferece-nos um vasto panorama sobre o flanco sul da Serra da Marofa. Antigamente os rebanhos da Serra da Estrela vinham para o Colmeal passar o inverno. Perto do Bizarril, a sul da E.N. 221 existem umas construções arruinadas, muito antigas, de forma circular e que o povo denomina “currais”. Lembram a forma dada aos bardos ou malhas, hoje em desuso. Serviam para recolher esses rebanhos.
Junto ao rio Côa ainda se encontram as ruínas de muitos moinhos, demonstrando a intensa atividade que na zona se registava até meados do século passado. A boa condição dos terrenos da freguesia, fazem dela uma excelente produtora de cereais, de azeite de boa qualidade, amêndoa e produtos hortícolas.
Ao entrarmos na povoação, deparamos com a pequena Capela de Santo António que dá início à Rua Direita. O pequeno templo tem um simples altar-mor onde está exposta a imagem de Nossa Senhora de Monforte.
Capela de Nossa Senhora de Monforte
Nas imediações da ermida, na margem direita do rio Côa, ergueu-se, noutros tempos, o castelo de Monforte.
Na colina fronteira ao morro onde se encontram as ruínas do castelo, ergue-se o templo de Nossa Senhora de Monforte, com muita devoção nas freguesias figueirenses. A festa em Sua honra tem lugar no domingo de Pascoela.
Fica esta ermida e santuário, na freguesia de S. Miguel do Colmeal, e é anexa à Paróquia do lugar de Penha de Águia. Para a parte do meio-dia, da mesma Casa da Senhora, se veem ainda hoje, umas ruinas e pedaços de muralhas de cantaria que diz fora antigamente castelo, ou fortaleza, e como ficava situado em alto, lhe chamavam Monforte, ou o Monte do forte; como vulgarmente se chamam muitos castelos e fortalezas que estão nos recintos das praças grandes; e dizem que deste forte tomara a Senhora o título.