Câmara de Figueira de Castelo Rodrigo aprova apoio financeiro para pagar dívidas da Fundação D. Ana Paula
Teve lugar ontem uma reunião de câmara do executivo municipal de Figueira de Castelo Rodrigo, tendo como assunto principal a atribuição de um apoio extraordinário de 100 mil euros à Fundação D. Ana Paula Águas Vaz de Mascarenhas e Garcia e Dr. Álvaro Augusto Garcia, sendo o mesmo aprovado por unanimidade.
As dívidas acumuladas desta instituição a fornecedores, segurança social, contribuições entre outros ascendem a mais de 100 mil euros, com o executivo a ter de agilizar este processo, evitando pôr em risco a continuidade da prestação dos serviços a mais de 100 crianças, que diariamente estão a cargo deste centro infantil, bem como o apoio social a quase 50 pessoas do concelho.
O presidente da Câmara Municipal, Carlos Condesso, revelou estar “surpreendido com a grave situação financeira em que se encontra a Fundação D. Ana Paula”, que para além das avultadas dívidas tem também “um quadro de pessoal desajustado às necessidades, bem como problemas no edifício que carece de obras de reabilitação”. O edil destaca ainda que este apoio reveste-se de importância extrema, pois consegue “salvar a instituição e honrar o legado e a responsabilidade que os antigos donos deixaram em testamento”.
Assim sendo, e depois do apoio ter sido aprovado por unanimidade, a Fundação D. Ana Paula Águas Vaz de Mascarenhas e Garcia e Dr. Álvaro Augusto Garcia, que funciona em Figueira de Castelo Rodrigo desde 1976, irá ser alvo de uma auditoria, solicitada pelo presidente da Câmara Municipal, tendo ainda que ser feita uma reorganização geral do funcionamento da mesma, por forma a evitar de futuro uma nova rotura desta instituição.