Grande Prémio de Motonáutica de Figueira de Castelo Rodrigo

Esta é a quinta e última jornada, que irá contar com a presença de cerca de 14 pilotos, em representação de vários países.

Tal como já vem sendo prática regular, Barca d’Alva recebe mais uma jornada dupla deste desporto náutico motorizado. Prometida está a adrenalina e a emoção na luta pelo título de Campeão do Mundo da modalidade. Este lugar ribeirinho é já um sítio mítico no panorama motonáutico, com as condições de clima ideais num cenário único de uma beleza ímpar.

Com início marcado para Sábado (23), o dia está reservado a uma sessão de treinos livres e duas de cronometrados, uma delas destinada aos seis mais rápidos, que irá apurar as posições da grelha de partida para a corrida que terá lugar no Domingo (24) às 15h15m. Um verdadeiro espectáculo, com os motores a aquecer nas águas do Douro, na disputa pelos melhores lugares do Campeonato do Mundo de Motonáutica em F4 e para o Campeonato Nacional de Motonáutica de PR 750 e T 850.

Com esta iniciativa, a Câmara Municipal pretende realçar as potencialidades do concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, dando a conhecer aos milhares de espectadores o seu vasto património paisagístico, histórico, arquitectónico e ambiental, bem como a sua gastronomia, contribuindo também para o desenvolvimento turístico local e regional. Servindo também esta prova para fomentar a prática dos desportos náuticos na região e demonstrar as magníficas condições que o rio Douro fornece aos amantes destes desportos.

A pensar na dinamização dos desportos náuticos e da aldeia ribeirinha de Barca d’Alva, o Município de Figueira de Castelo Rodrigo está a levar a cabo a construção de um Centro Náutico, que vem no seguimento da estratégia de dinamização e regeneração em curso no concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, de modo a proporcionar um conjunto de equipamentos atractivos para o turismo e bem-estar de toda a população residente e visitantes.

Programa-Horário

23 de Julho (Sábado)

08:30 / 12:30 Documentação, Inscrições e Verificações Técnicas WC F4
14:00   Reunião de Pilotos WC F4
14:00 / 16:00 Documentação / Inscrições e Verif. Técnicas PR 750 e T 850
15:00 / 16:00 Treinos Livres WC F4
16:00  Reunião de Pilotos PR 750 e T 850
17:00 / 17:45 Treinos Cronometrados WC F4
18:00  Treinos cronometrados WC F4 (Top 6)
18:30 / 19:30 Treinos Livres e Cronometrados PR 750 e T 850

24 de Julho (Domingo)

09:00  Reunião de Pilotos WC F4
10:00 / 11:00  Treinos Livres WC F4
12:00  1ª. Manga PR 750 (10 voltas)
12:30  1ª. Manga T 850 (15 voltas)
13:30  2ª. Manga PR 750 (10 voltas)

14:00  2ª. Manga T 850 (15 voltas)
15:00   Volta de Apresentação WC F4
15:15  Corrida WC F4 (32 voltas = 51,200 km)
16:30   Cerimónia de entrega de Prémios dos: Campeonato do Mundo e Campeonato Nacional

INFORMAÇÃO ADICIONAL

F4
Tipo: Catamaran
Comprimento Mínimo: 3,90 mts
Peso (incluindo Piloto): 330 Kg

Motor: 850 cc., com 70 Hp
Velocidade: 170 Km/h

Classificação 2011 (após 3 jornadas)

Posição       Piloto                            Nacionalidade       Pontos

 1º         CURTIS Scott                         GBR                  60
2º         FORTUNA Pedro                     POR                  40
3º         BLOCK Brian                           GBR                  36
4º         BODROGVOLGYI Richard          HUN                 26
4º         WILLIAMS Mark                      GBR                  26
6º         SHULVER Brian                       GBR                  24
7º         HERICHER Marie-Line               FRA                  20
8º         DAILLY Quentin                     FRA                  17
9º         PALFREYMAN Matt                 GBR                  15
10º        BATCH Stephen                     GBR                  13
11º        CATELIN Thierry                     FRA                   9
12º        REVERT Rudy                         FRA                   8
13º        DUCELIER Vincent                  FRA                    7
14º        REVERT Xavier                       FRA                    5
—         ATTILA Ifj. Horvath                HUN                   0
—         MASTERS John                      GBR                    0
—         ARON Tabori                         HUN                    0

LOCAIS A VISITAR NO FIM-DE-SEMANA DA PROVA NO CONCELHO DE FIGUEIRA DE CASTELO RODRIGO

UMA VISITA QUE MARCA!

O concelho de Figueira de Castelo Rodrigo fica situado em pleno coração da região de Riba-Côa. É constituído por 17 freguesias dispersas por uma área de 503.12 km2. O património histórico e arquitectónico é de grande riqueza e singularidade, encontra-se disperso um pouco por todas as freguesias. Mas, não é apenas o património que serve de cartão de visita a este Concelho, já que a natureza foi pródiga na sua paisagem. São muitos os recantos de extrema beleza com miradouros naturais de cortar a respiração. Toda esta beleza fica ainda mais deslumbrante na época das Amendoeiras em Flor, quando estas cobrem a paisagem de uma imensa brancura imaculada. Mas o maior valor desta terra está nas suas gentes afáveis e hospitaleiras.

Igreja Matriz
A Igreja Matriz de Figueira de Castelo Rodrigo mostra características românicas, ressaltando a fachada barroca. No cimo da torre salienta-se um imponente ninho de Cegonha. No interior do templo deixa-nos ainda mais surpreendidos com o que tem para nos oferecer. O coro, único no género em Portugal, assenta num arco abatido constituído por 26 pedras em forma de “S”, à excepção da central que se assemelha a um coração. O altar-mor é embelezado por uma linda talha barroca, do século XVIII, e tem em destaque a imagem de São Vicente do século XVI, Padroeiro da Vila de Figueira de Castelo Rodrigo. Não perca a oportunidade de apreciar os vitrais desta igreja, que nos ilustram cenas da vida de Jesus Cristo.

Convento de Santa Maria de Aguiar
O majestoso Convento Santa Maria de Aguiar tem características de estilo românico e gótico. Neste templo venera-se a imagem de Nossa Senhora da Guia, Padroeira do concelho de Figueira de Castelo Rodrigo. É uma bela imagem de roca, com uma expressão doce e serena. De salientar ainda a presença de uma imagem de Santa Catarina feita em jade ou pedra ançã do Século XVI. Em Portugal são raras as esculturas semelhantes a esta.

Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo
Castelo Rodrigo é uma das mais belas Aldeias Históricas do nosso país, recebe anualmente milhares de visitantes. Esta aldeia conserva ainda o plano medieval de praça circular com cinturas de muralhas. A sua história está espalhada por toda a aldeia, o Pelourinho, as ruínas do Palácio Cristóvão de Moura, as Muralhas, a Cisterna, a Igreja Matriz em estilo Românico e o Nobre Convento de Santa Maria de Aguiar são monumentos que tornam este local inesquecível. Devido aos seus 820 metros de altitude, descobre-se na paisagem a Serra da Marofa, a vila de Figueira de Castelo Rodrigo e paisagens que se estendem até à vizinha Espanha.

Serra da Marofa
A Serra da Marofa fica a 977 metros de altitude. Hoje é um importante pólo de atracção turística e religiosa. É indescritível a deslumbrante paisagem que dali, do alto da Serra, se pode observar, o imenso céu azul, o verde arvoredo, as vinhas, os campos agrícolas e um extenso olhar que se prolonga por uma larga distância. Em 1947 foi edificada uma Capela em honra de Nossa Senhora de Fátima, a quem os figueirenses muito carinhosamente chamam de “Senhora da Marofa”. Após esta construção e para adornar aquele lugar, irromperam outros monumentos, um cruzeiro, uma grandiosa imagem de Cristo Rei, a Cripta e monumentos alusivos aos Mistérios do Rosário.

Miradouro do Alto da Sapinha
O Alto da Sapinha é um dos miradouros naturais mais belos do Concelho, fica na estrada que liga Escalhão a Barca D’Alva, daqui temos a deslumbrante vista dos terrenos escarpados repletos de olivais. Mas é no início da Primavera que adquirem maior beleza, com a floração das Amendoeiras. É daqui que também se pode vislumbrar uma sumptuosa panorâmica do Vale do Douro e da foz do Rio Águeda.

Barca D’Alva
Barca d’Alva, é um lugar paradisíaco, aqui a beleza natural surge em todo o seu esplendor. É aqui que se dá a confluência dos rios Douro e Águeda, é onde começa a navegabilidade do Douro, onde também se ergue um belo Cais Turístico, um ex – libris deste Concelho, é um ponto de referência e de paragem obrigatória para quem viaja por este rio Douro. É aqui que se decorre uma importante prova de desporto aquático do nosso país, o Campeonato do Mundo de Motonáutica.

Douro Navegável
Em pleno Parque do Douro Internacional, podemos desfrutar de um grandioso cenário natural, marcado sempre pelo Rio Douro, hoje transformado por um enorme e tranquilo espelho de água, que é o resultado da construção das seis barragens desde o Pocinho até à Foz na cidade do Porto.