Programa de Apoio ao Empreendedorismo lançado pela autarquia já originou 183 candidaturas e apoiou 50 postos de trabalho no concelho
Estes apoios foram lançados com o principal objectivo de combater a crise económica que se faz sentir há algum tempo no país, e de forma mais marcada no interior, onde o défice competitivo em relação a outras zonas é acentuado. Outro dos propósitos foi o de fomentar a modernização do tecido económico local, atendendo à situação gravíssima em que algumas empresas se encontram. Para o efeito, pretende-se que este programa auxilie os empresários a acompanhar as exigências dos novos tempos, alcançando a sustentabilidade desejada e tornando, por seu turno, as suas empresas mais competitivas.
Um ano após ter sido lançado este programa de apoios foram até ao momento apresentadas à autarquia, um total de 183 candidaturas, sendo que destas, 131 foram apresentadas no decorrer de 2009, encontrando-se à presente data todas analisadas. O montante total, até ao momento investido e candidatado pelas empresas e empresários em nome individual, ronda os 540.000,00€, tendo a autarquia subvencionado, desse valor, cerca de 250.000,00€, esperando-se um aumento significativo à medida que mais candidaturas sejam formalizadas.
No que respeita a postos de trabalhos apoiados ao abrigo deste programa é possível constatar os satisfatórios resultados obtidos em 2009, gerando-se 38 empregos. No primeiro trimestre de 2010 conta-se já com 12 postos de trabalho apoiados, perfazendo um total de 50 postos de trabalhos criados no concelho. Destes, uma parte significativa foi criada na sede de concelho (41), sendo o comércio o sector mais dinâmico em termos de criação de emprego (12), seguindo-se o ramo da construção civil (5) e o sector dos transportes (4).
Por tudo isto, a autarquia congratula-se pela grande adesão por parte dos empresários locais ao pacote de apoios em vigor.