Semana Cultural do Livro e da Leitura
Esta iniciativa pretende celebrar e incentivar o prazer de ler, disponibilizando múltiplas actividades festivas e culturais que promovam a leitura e a sua descoberta.
A sessão solene de abertura terá lugar pelas 17h00m, do dia 23 de Abril, com a inauguração oficial de mais uma edição da feira do livro, que decorrerá no Largo Serpa Pinto. Levar o livro até ao leitor é o seu principal objectivo. A feira possibilita ainda a oportunidade de aquisição de obras de referência a um preço mais acessível. Ainda durante a sessão solene de abertura terá lugar, no auditório da Casa da Cultura, a apresentação dos livros “Emoções Inacabadas” e “A minha tempestade e outros contos” da escritora Natália Vale. A autora nasceu em Angola, mas as suas raízes familiares por parte de sua mãe são Figueirenses. A partir das 17h00m do mesmo dia, está ainda marcado pelo início da exposição de pintura e escultura alusiva à Arte Sacra do artista plástico Álvaro Machado, da qual o edifício Riba-Côa será palco até dia 16 de Maio.
No dia seguinte, dia 24 de Abril, a partir das 16h00m, a música e a folia sairão à rua com a “Arruada” do grupo Andarilho, que promove e divulga a música portuguesa de cariz tradicional. Este grupo actuará ainda na Casa da Cultura a partir das 21h30m.
No Domingo, Dia da Liberdade (25 de Abril), a manhã será marcada por uma prova de Cicloturismo. A estrela da tarde será a Música Portuguesa de Intervenção. Pelas 15h00 sobem ao palco os “TriVenção”, que prestam tributo a Zeca Afonso, Fausto, Sérgio Godinho, entre outros. Pelas 21h30 decorrerá um espectáculo musical com o “Cantinho da Música” que engloba artistas figueirenses dos 9 aos 50 anos com formação em viola e piano.
O Centenário da República também vai ser recordado em Figueira de Castelo Rodrigo, dia 30 de Abril a partir das 9h30m. A Casa da Cultura irá acolher assim a Jornada Cultural “ A Fundação Eça de Queiroz e o Centenário da República”, que contará com a presença do Prof. Dr. Amadeu Carvalho Homem, professor catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, e da Prof. Dr.ª Maria do Rosário Cunha, directora do pólo de Coimbra da Universidade Aberta.
No sábado, primeiro de Maio, pelas 21h30m, a Tuna Universitária do Minho actuará, com a promessa de trazer alegria e deixar saudade em ambiente de festa e descontracção tão característico das Tunas Académicas. O dia de encerramento desta semana, dia 2 de Maio, pauta-se pela actuação dos Ranchos Folclóricos da Guarda e de Vila Nova de Foz Côa, numa tentativa de manter, preservar e divulgar as tradições antigas e quase perdidas. A sua actuação terá lugar no Largo Serpa Pinto a partir das 16h00.
Durante toda a semana irão ainda decorrer enumeras actividades relacionadas com literatura e a leitura para todos os estabelecimentos de ensino do Concelho.
* As actividades terão lugar no auditório da Casa da Cultura