Ano Internacional da Astronomia 2009

Por ocasião da comemoração do Ano Internacional da Astronomia (AIA2009), a autarquia de Figueira de Castelo Rodrigo preparou para o efeito um conjunto de iniciativas que vão decorrer nos próximos dias 17, 18 e 19 de Abril, associando-se assim à celebração mundial da astronomia.

As actividades têm início pelas 14 horas do dia 17 de Abril, com duas palestras. Pedro Russo, Coordenador Global do Ano Internacional da Astronomia, apresentará o tema “2009: Um ano para celebrar a Astronomia”, e Alexandre Aibéo “O Sol Tranquilo”. Segue-se a inauguração da exposição “Da Terra ao Universo”, que se baseia na mostra de imagens astronómicas da selecção feita pelo projecto internacional “From the Earth to the Universe”. Quando forem 21 horas decorrerá a iniciativa “Descobre o Céu de Figueira”, que consiste num “apagão” da iluminação pública no centro da vila, por um período de duas horas. A ideia consiste em atrair a população para a rua, para assistir ao resultado da ausência de poluição luminosa. Durante o período do “apagão” está também prevista uma sessão de observação astronómica orientada por astrónomos especializados. Nos dias 18 e 19, as iniciativas irão continuar com a realização de sessões no Planetário Portátil do Centro Multimeios de Espinho, instalado no Largo Serpa Pinto.

Coordenador Global do Ano Internacional de Astronomia é Natural de Figueira de Castelo Rodrigo Pedro Russo, natural de Figueira de Castelo Rodrigo, coordena globalmente o Ano Internacional de Astronomia (AIA2009), uma iniciativa da União Astronómica internacional e da UNESCO, e apoiada ao mais alto nível pelas Nações Unidas. Vive em Munique e está integrado na Organização Europeia para a Investigação em Astronomia no Hemisfério Sul (ESO). A nível internacional, colabora activamente com diferentes organizações, como a União Astronómica Internacional, a Comissão 55 – Comunicação de Astronomia com o Público, a Rede Europeia de Ciências Planetárias (Europlanet), a União Geofísica Internacional e a Federação Astronómica Internacional. É o editor da revista científica Communicating Astronomy com o Public Journal.

Ano Internacional de Astronomia junta 137 nações

O Ano Internacional da Astronomia 2009 (AIA2009) é uma celebração global da astronomia e da sua contribuição para a sociedade e para a cultura, estimulando o interesse a nível mundial não só na astronomia, mas na ciência em geral, com particular incidência nos jovens. Sob o lema “Descobre o teu Universo”, 137 nações já se associaram a este projecto, o que significa que será possível atingir cerca de 97% da população mundial com as acções do Ano Internacional da Astronomia. O AIA2009 assinala o passo de gigante que constituiu a primeira utilização do telescópio para observações astronómicas por Galileu, e retrata a astronomia como uma iniciativa cientifica pacifica que une os astrónomos numa família internacional e multicultural, trabalhando em conjunto para descobrir as respostas para algumas das questões mais fundamentais para a Humanidade.

O Ano Internacional de Astronomia é organizado em Portugal pela Sociedade Portuguesa de Astronomia, com o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), da Fundação Calouste Gulbenkian, o Ciência Viva e a European Astronomical Society (EAS).