O Município de Figueira de Castelo Rodrigo avança com projeto pioneiro na recolha e monotorização dos resíduos sólidos urbanos.
O Município de Figueira de Castelo Rodrigo integrou um projeto piloto que permite a monitorização de resíduos urbanos através da instalação de 10 sensores 360Waste na localidade de Barca D’Alva.
Os sensores 360Waste recolhem a informação volumétrica dos contentores e disponibilizam a informação numa plataforma online à qual o gestor terá acesso.
Esta solução é um contributo para a modernização do serviço, diminuição dos custos, otimização dos circuitos de recolha de resíduos urbanos e a diminuição do volume de poluição.
É de salientar que o sensor é composto por mecanismos de deteção e alerta em caso de incêndios em contentores, assim como possíveis quedas.
É um projeto que se encontra a ser testado na localidade de Barca D’Alva e será, à posteriori, implementado em todo o Concelho, permitindo assim, otimizar os serviços de recolha de resíduos, uma vez que se terá conhecimento em tempo real do estado dos contentores, respetivo volume de resíduos e consequente necessidade de recolha, permitindo desta forma a sua recolha imediata e otimizada.