Início da construção do Centro Interpretativo da Batalha de Figueira de Castelo Rodrigo
A Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo prevê iniciar em fevereiro a construção, com financiamento comunitário, do futuro Centro Interpretativo da Batalha de Salgadela, travada a 07 de julho de 1664, foi hoje anunciado.
Segundo o presidente da autarquia, Paulo Langrouva, os projetos de arquitetura e de especialidades do Centro Interpretativo estão concluídos e aprovados pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Centro (CCDRC).
“Até ao início do mês de fevereiro será submetida a candidatura à CCDRC, no âmbito do Portugal 2020, para se obter o financiamento para a requalificação de um espaço que será o nosso futuro Centro Interpretativo da Batalha da Salgadela”, referiu hoje Paulo Langrouva à agência Lusa.
O autarca acredita que o projeto será “interessantíssimo” e terá “uma dinâmica muito própria”, contribuindo para a dinamização turística do município de Figueira de Castelo Rodrigo, situado no distrito da Guarda, junto da fronteira com Espanha.
“Não será estático, não é um museu, terá uma dinâmica muito mais virada para a população e de interação com as populações”, com os visitantes, explicou.
Paulo Langrouva referiu que o projeto aposta nas novas tecnologias e terá uma forte vertente pedagógica.
O futuro Centro Interpretativo da Batalha de Salgadela, que vai custar cerca de 900 mil euros, vai ficar instalado num edifício localizado próximo da Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo, que foi cedido pelo antigo presidente da autarquia Fernando Guerra Bordalo, já falecido, para criação de um museu.
O autarca socialista prevê que a obra se inicie “no final de fevereiro” e que esteja com 15% de execução até ao dia 30 de junho, para obtenção de “mais 7,5%” de fundos comunitários.
“Eu espero bem que grande parte dessa obra seja executada até ao final do meu mandato”, rematou.
A batalha de Salgadela ocorreu em 07 de julho de 1664, quando as tropas portuguesas, sob o comando de Pedro Jacques de Magalhães, derrotaram os inimigos espanhóis, que procuravam a todo o custo reassumir o domínio de Portugal.
O combate ocorreu próximo da localidade de Mata de Lobos, onde existe um monumento que evoca aquele momento histórico.
“No local da Salgadela, ainda hoje existe um Padrão, designado de Padrão de Pedro Jacques de Magalhães, que foi classificado como Monumento Nacional em 1910”, assinala o município de Figueira de Castelo Rodrigo na sua página na internet.
Fonte: http://beira.pt/