1ª Feira Agrícola de Figueira de Castelo Rodrigo

Decorreu durante dois dias (18 e 19 de agosto) em Figueira de Castelo Rodrigo a primeira Feira Agrícola do Concelho, uma festa que pretendeu promover o que de melhor se faz nestas terras de Ribacoa, essencialmente o que está diretamente ligado à agricultura e à pecuária, como é o caso dos produtos de cultivo, de um modo geral dar a conhecer a todos os visitantes um pouco daquilo que é o mundo agrícola. Com cerca de seis dezenas de expositores esta feira revelou-se um verdadeiro sucesso, ultrapassando expectativas.

Paralelamente à Feira, no Auditório do Pavilhão dos Desportos, decorreu um ciclo de palestras onde o tema dominante, como não poderia deixar de ser, foi a agricultura. A certificação de produtos, a boa utilização dos recursos hídricos, a manutenção eficaz dos solos, a evolução da agricultura e as novas exigências foram alguns dos temas abordados pelos oradores.

No espaço exterior à Feira tiveram lugar dois grandiosos espetáculos musicais com grupos bem conhecidos de todos, como é o caso da Renovação 3 e dos MLZ. O público que se fez representar em grande número, não arredou pé do início ao fim. Para os mais pequenos havia também insufláveis que fizeram as suas delícias.

A Feira contou ainda com um encontro de Cavaleiros, que com os seus cavalos percorreram as ruas da Vila e de Escalhão, sempre acompanhados por uma arruada.

Foi um momento importante para o Concelho, em termos de mostra económica e cultural, e como afirmação da identidade de um povo e de uma região.

Esta Feira Agrícola teve a organização da Associação “Douro Altitude” e contou com o apoio da Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo.