1º Festival do Borrego da Marofa

Tem decorrido ao longo deste mês de novembro, o 1º Festival do Borrego, dos vinhos e outros produtos da Marofa. Uma iniciativa que pretende imprimir outro dinamismo numa área tão importante como a agricultura e a pecuária para todo o Concelho, e que estava severamente esquecida. Dar aos produtores incentivo para o cultivo dos campos e a criação de gado e levar além-fronteiras a qualidade dos nossos produtos, é uma das principais iniciativas desta Câmara Municipal.
Para que se possa dar a conhecer é necessário divulgar e chamar gente para esta terra marcada pela interiorização. Para isso fez-se um protocolo com a CP (Comboios de Portugal), para que fosse criada a Rota do Borrego da Marofa, na rubrica Lugar à Janela. Dentro deste programa, muita gente tem vindo ao nosso Concelho motivados pela gastronomia, mas não só, também pelo nosso património arquitetónico singular e pelas nossas deslumbrantes paisagens.
Ainda com a saborosa carne do Borrego da Marofa, foram criados os novos Hambúrgueres, o Rodrigo e o Guru, uma edição limitada da Hamburgueria Gourmet – Café do Rio em Lisboa, que poderá provar até ao fim do mês de novembro, altura que terminará o festival.
Este mês também tem sido palco de diversos eventos de cariz cultural, nomeadamente, os Concertos no Convento, onde a música clássica tem sido o prato principal e muita gente tem marcado presença para ouvir o Quarteto de Cordas Bach’us, que nos tem brindado com temas dos autores: Mozart, Haydn, Beethoven, Schubert, Chostakovitch e Piazzola.
No Mercado Municipal da Vila continua a decorrer durante este mês, todos os sábados, a Feira Rural, onde se pode adquirir um pouco de tudo que se produz no Concelho, como o mel, vinho, frutos secos, passando pelo pão, pelos doces e pelo azeite, entre muitos outros. Durante estas tardes de sábado, a animação musical marca também presença neste mesmo local.
Motivos mais que suficientes para que nos continue a visitar!