Academia Sénior Figueirense Abre Portas Para Um Novo Ano

No próximo dia 2 de novembro a Academia Sénior Figueirense vai abrir portas para um novo ano. Os muitos alunos inscritos têm ao dispor um grande leque de atividades culturais, recreativas, científicas e aprendizagem.
Um dos principais objetivos das Universidades/Academias Seniores é combater a solidão e o isolamento dos mais velhos promovendo o conhecimento e o convívio.
Mais que um projeto educativo/formativo é um projeto social, por isso venha daí, não tenha a solidão como opção.
As inscrições estão abertas, se ainda não frequenta a Academia Sénior Figueirense, ainda está a tempo de se juntar a nós.

“Universidade ou Academia Sénior” é a resposta socio-educativa, que visa criar e dinamizar regularmente atividades sociais, culturais, educacionais e de convívio, preferencialmente para e pelos maiores de 50 anos. Quando existirem atividades educativas será em regime não formal, sem fins de certificação e no contexto da formação ao longo da vida”, RUTIS, 2007.
A Universidade/ Academia Sénior para além de um projeto educativo e formativo, é igualmente um projeto social e de saúde, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos seniores, assim como evita/previne/combate o isolamento e exclusão social.

As Universidades/Academias Seniores são o modelo de formação de adultos com maior sucesso a nível mundial e que proporciona a estes um grande leque de atividades culturais, recreativas, cientificas e aprendizagem.

Na realidade, o objetivo fulcral das Universidades/Academias Seniores é combater a solidão, o isolamento dos mais velhos atrás do conhecimento e do convívio. Mais que um projeto educativo/formativo são um projeto social.

No que concerne aos alunos, é dado preferência aos maiores de 50 anos a frequência das Universidades/Academias Seniores, tendo em conta o respeito pelo direito à não discriminação em razão da ascendência, sexo, raça, língua, território de origem, religião, convicções políticas ou ideológicas, instrução, situação económica ou condição social.

No que respeita às atividades sociais, as Universidades/Academias Seniores devem:

– Fomentar o convívio, o voluntariado, a participação cívica, a interajuda, a solidariedade, a cidadania e o apoio social entre os seniores e a comunidade.

– Promover visitas a cidades, monumentos, parques naturais, cinemas, teatros, exposições e museus e a organização de palestras, colóquios, cursos, festas e concursos.

– Promover a divulgação dos conhecimentos, dos saberes, das tradições dos e para os seniores.