Balanço – 1 ano de mandato

A transparência e a comunicação de proximidade com os munícipes são prioridades do atual executivo. Assim, no balanço do primeiro ano de mandato, desde a tomada de posse, que ocorreu em 17 de outubro de 2021, publicamos aqui um breve resumo das atividades mais relevantes que foram desenvolvidas neste período.

– Equipas constituídas por funcionários municipais reforçaram os trabalhos de manutenção e limpeza urbana das artérias da vila e dos espaços públicos.

– O executivo reuniu com a direção do Agrupamento de Escolas de Figueira de Castelo Rodrigo, tendo para isso falado com professores, funcionários e alunos, acompanhando e compreendendo as reais necessidades do Agrupamento.

Foram, também, entregues livros de inglês às turmas do quarto ano, que estavam em falta devido a problemas de escoamento dos manuais por parte das editoras.

Reunião com todos os Presidentes das Juntas de Freguesia, onde o executivo apresentou linhas estratégicas para o atual mandato e reforçou a importância do trabalho conjunto com os Presidentes de Junta, que conseguem ter uma relação de proximidade nas suas freguesias, sendo vital o trabalho em sinergia com o Município.

– Reunião geral de trabalhadores

Reunião com os trabalhadores do município, na qual o Presidente da Câmara partilhou algumas medidas que pretende implementar, pedindo a todos os trabalhadores colaboração e dedicação na prestação dos serviços a toda a população, por forma a termos uma Câmara Municipal mais eficaz e mais eficiente na resposta dos serviços que presta à população.

Serviu esta reunião para demonstrar total disponibilidade na introdução de melhorias nos diferentes serviços, havendo total abertura para receber sugestões que beneficiem os trabalhadores, o trabalho prestado, a Câmara Municipal e a nossa terra.

– Visita técnica às piscinas municipais

Foi efetuada uma visita técnica às piscinas municipais, acompanhada por alguns técnicos do Município, com o intuito de avaliar o atual estado do edifício e ponderar acerca do prazo de abertura do mesmo.

Nesta primeira avaliação, ficou evidente a necessidade da realização de alguns trabalhos de reparação suplementares, que não foram acautelados e executados nas obras até agora concretizadas, visto que o edifício sofre com problemas de infiltrações na cobertura, danos nas paredes exteriores e falta de acessibilidades a pessoas portadoras de deficiência, que colocam em causa as próprias obras até agora efetuadas.

 

– Assinatura das atas de reconhecimento de fronteira

No Salão Nobre dos Paços do Concelho foi levada a cabo a assinatura das Atas de Reconhecimento de Fronteira entre o Município de Figueira de Castelo Rodrigo e os “Ayuntamientos” de La Bouza, Sobradillo, Fregeneda e Ahigal de los Aceiteiros, referentes ao ano de 2021, e de acordo com o disposto nos artigos 25º do Tratado de Limites de 1864 e 14º do Convénio de Limites de 1926.

– Aprovação do protocolo “Dar visão ao Interior”

Foi aprovado em Reunião de Câmara o protocolo na especialidade de oftalmologia entre o Município de Figueira de Castelo Rodrigo e a Fundação Álvaro Carvalho, permitindo a realização de operações gratuitas às cataratas à população figueirense.

Os doentes do concelho de Figueira de Castelo Rodrigo com cataratas e a necessitar de intervenção cirúrgica, desde que cumpram os critérios de acesso, são selecionados através de consulta médica para serem operados gratuitamente, sempre em articulação e colaboração com o Centro de Saúde de Figueira de Castelo Rodrigo.

– Visita técnica ao Centro Interpretativo da Batalha de Castelo Rodrigo

Realizou-se uma visita técnica ao Centro Interpretativo da Batalha de Castelo Rodrigo, a fim de se saber do ponto de situação em que se encontra este equipamento. Nesta fase, estão-se a implementar os conteúdos gráficos e digitais.

Desta visita técnica, constatou-se também que o edifício se encontra com algumas patologias a nível da construção, nomeadamente infiltrações

– Apresentação do Torneio Scandibérico Sub-18 Femininas

Recebeu-se no Salão Nobre dos Paços do Concelho a conferência de imprensa de apresentação do Torneio Scandibérico, torneio internacional de andebol feminino na categoria de sub-18, que decorreu durante os dias 26 e 28 de julho de 2022.

– Reunião com Diretor Regional da Agricultura do Centro

O Presidente da Câmara e o Chefe de Divisão DOPAU realizaram uma reunião de trabalho com o Diretor Regional de Agricultura do Centro, Fernando Martins, na qual, entre outros assuntos de interesse para o concelho ao nível do planeamento agrícola, se falou sobre a legalidade das Barragens de Santa Maria de Aguiar e da Vermiosa e onde foram definidas as prioridades, no que concerne à implementação de um regadio no concelho.

– Reunião de trabalho entre CCDR e CIMBSE

Reunião para análise dos apoios sobre fundos comunitários, nomeadamente o Programa Portugal 2030 e o PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, entre a Autoridade de Gestão do CENTRO 2020 e os Municípios que integram a Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIMBSE).

– Reunião com fornecedores da Fundação D. Ana Paula devido à dívida avultada herdada nesta instituição

Nesta reunião comunicou-se aos presentes que, depois da aprovação do apoio extraordinário a esta instituição, as dívidas às empresas em causa serão saldadas no mais curto espaço de tempo.

– Pagamentos em atraso a fornecedores do Município

O Município tem vindo a pagar as dívidas em atraso a todos os fornecedores, regularizando, assim, os pagamentos e dinamizando a economia local.

– Visita técnica ao canil

O Canil Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo foi visitado pelo executivo municipal a fim de se conseguir aferir as necessidades deste importante equipamento para o concelho.

Garantir o bem-estar dos animais e ouvir os funcionários é primordial para que o processo de abrigo e adoção corram sempre nas melhores condições.

– Lançamento do BUPi – Balcão Único do Prédio

Entrada em funcionamento do Balcão BUPi de Figueira de Castelo Rodrigo, no Centro Municipal de Operações de Emergência e Proteção Civil.

O Balcão Único do Prédio (BUPi) é uma plataforma destinada aos proprietários de prédios rústicos e mistos, que permite identificar, mapear, entender e valorizar o território, de forma simples e gratuita. Este serviço de cadastro simplificado poderá ser efetuado no balcão de atendimento BUPi, com o apoio do técnico habilitado ou online no site, permitindo desenhar um polígono que represente o seu terreno e anexar a documentação de titularidade.

– Reunião com a Comissão Municipal da Defesa da Floresta Contra Incêndios

Reuniu-se a Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios (CMDFCI), no Salão Nobre dos Paços do Concelho, para a emissão do parecer prévio sobre o Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios.

A comissão foi presidida pelo Presidente da Câmara Municipal e contou com a presença de representantes da Guarda Nacional Republicana (GNR), Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), Infraestruturas de Portugal (IP), E-Redes, APFCFCR, ATN e Freguesia de Figueira de Castelo Rodrigo.

Este plano mereceu o parecer favorável por parte das entidades presentes para um horizonte temporal de 10 anos.

Deu-se, assim, um passo importante para a aprovação final deste instrumento de gestão e defesa da nossa floresta contra incêndios, e também para que, no mais curto espaço de tempo, se recuperem as verbas retidas pelo Governo devido ao atraso que este plano sofreu.

– Inauguração da Rota Turística EN221

O Presidente da Câmara esteve presente no lançamento da Rota Turística da estrada nacional EN221 e na inauguração do Totem junto ao quilómetro zero.

Esta rota abrange os municípios de Miranda do Douro, Mogadouro e Freixo de Espada à Cinta, no distrito de Bragança, e Figueira de Castelo Rodrigo, Pinhel e Guarda, no distrito da Guarda, contando com uma extensão de 184 quilómetros.

A iniciativa, que envolve os seis municípios e o Clube Escape Livre, pretende captar novos fluxos turísticos para a região, divulgando o seu património paisagístico, gastronómico e cultural.

– Torneio Scandibérico

Realização dos últimos dois jogos do Torneio Scandibérico Sub-18 Femininas, com uma excelente moldura humana, no Pavilhão dos Desportos de Figueira de Castelo Rodrigo.

As seleções da Noruega e Suécia abriram a jornada final, que terminou com o confronto entre Portugal e Espanha.

– PDM – 1ª revisão

Volvidas mais de duas décadas após a aprovação do primeiro Plano Diretor Municipal (PDM) de Figueira de Castelo Rodrigo (aprovado pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 33/95, publicado na 1.ª série-B do Diário da República n.º 85, em 10 de abril de 1995), a Câmara Municipal, na sua reunião ordinária pública, realizada no dia 28 de julho de 2021, deliberou aprovar a Reabertura do Procedimento da 1.ª Revisão do Plano Diretor Municipal (PDM) de Figueira de Castelo Rodrigo.

Foi estabelecido o prazo de 24 meses para a conclusão do procedimento da 1.ª Revisão do PDM de Figueira de Castelo Rodrigo, pugnando sempre que possível pelo seu encurtamento, devendo o novo Plano Diretor Municipal estar concluído em dezembro de 2022.

– Oferta de Pinheiros de Natal

O Município de Figueira de Castelo Rodrigo, com a colaboração da Junta de Freguesia de Castelo Rodrigo, disponibilizou pinheiros naturais destinados à decoração natalícia. Estas árvores foram provenientes das operações de limpeza e de ordenamento da regeneração natural dos povoamentos de pinheiro bravo na Serra da Marofa.

As operações de desbaste resultaram no corte seletivo de pinheiros bravos que menos se desenvolveram para que haja uma redistribuição do potencial produtivo do povoamento. As árvores que não forem cortadas terão espaço para se desenvolver melhor, com menos competição por solo e ar.

– Atribuição do prémio a Castelo Rodrigo “Best Tourism Villages”

A Organização Mundial de Turismo (OMT/UNWTO) anunciou oficialmente a aldeia histórica de Castelo Rodrigo como uma das melhores aldeias turísticas a nível mundial, entregando-lhe o prémio “Best Tourism Villages”. Foi a primeira edição desta iniciativa, levada a cabo em Madrid, durante a realização da Assembleia Geral da OMT/UNWTO, com o objetivo de galardoar os destinos com os melhores valores e ações no desenvolvimento do turismo rural.

A Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo foi escolhida devido à sua riqueza cultural e natural e ao empenho que tem tido na sua sustentabilidade e manutenção.

O Presidente da Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo esteve presente no evento, representando o Município e as Aldeias Históricas de Portugal, tendo recebido o prémio em mãos pelo Secretário-Geral da Organização Mundial de Turismo (OMT/UNWTO).

– Concerto “Iberian Ensemble”

O Concelho de Figueira de Castelo Rodrigo recebeu os “Iberian Ensemble”, no I Ciclo de Música Antiga pelo Interior do Património.

Tiveram lugar dois concertos: na Igreja Matriz de Mata de Lobos e na Igreja de Nª. Sra. do Rocamador em Castelo Rodrigo.

– Realização da “Figueira Terra Natal”

Ligaram-se as iluminações natalícias da vila e, logo a seguir, foi oficialmente inaugurada a “Figueira Terra Natal”.

Esta iniciativa visou dinamizar o comércio local e devolver o espírito natalício aos munícipes, aumentar a sua motivação e dar às crianças um período de natal com atividades e a oportunidade de terem no concelho um local onde puderam disfrutar do Natal.

– Campanha “Estrelas de Natal – um Gesto Solidário”

Foi lançada a Campanha “Estrelas de Natal – um Gesto Solidário”, promovida pelo Município de Figueira de Castelo Rodrigo em parceria com o Agrupamento de Escolas de Figueira de Castelo Rodrigo e o Figueira Geração +. “Estrelas de Natal – um Gesto Solidário” é uma campanha solidária de cariz social que tem como principal objetivo ajudar quem mais precisa, e ainda incentivar a partilha e o espírito de união entre a comunidade local.

– Higiene pública e limpeza urbana

Com o objetivo da eliminação definitiva do depósito de resíduos a céu aberto junto ao Cemitério Municipal, os colaboradores do Município efetuaram as limpezas necessárias. Um local, junto de uma área residencial, que se encontrava em estado lamentável, tornava-se num sítio perigoso, nomeadamente para as crianças.

– Pagamento de apoios da iniciativa “Proteger Empresas” relativa à Covid-19

A Câmara Municipal regularizou os pagamentos em atraso relativos aos apoios referentes à iniciativa “Proteger Empresas”, criada devido à pandemia provocada pela Covid-19.

– Plano Municipal de Defesa de Floresta Contra Incêndios de Figueira de Castelo Rodrigo

Estiveram em consulta pública as componentes não reservadas do Plano Municipal da Defesa da Floresta Contra Incêndios (PMDFCI) para o período entre 2021-2030.

Este plano operacionaliza, ao nível municipal, as normas contidas na legislação de Defesa da Floresta Contra Incêndios (DFCI), no Plano Nacional de Defesa da Floresta Contra Incêndios (PNDFCI), no Plano Regional de Ordenamento Florestal do Centro Interior (PROFCI) e no Plano Distrital de Defesa da Floresta Contra Incêndios (PDDFCI).

– Aprovação do orçamento e do mapa de pessoal para o ano de 2022

Apesar de a lei vigente permitir que, em caso de eleições autárquicas, a proposta de orçamento possa ser apresentada no prazo de três meses após a tomada de posse, o Presidente da Câmara de Figueira de Castelo Rodrigo decidiu respeitar o calendário orçamental e apresentar atempadamente a proposta do orçamento e do mapa de pessoal para o ano seguinte.

Neste documento previsional, estão plasmadas grandes obras e outros projetos ou ações que assumem uma relevância no domínio da gestão corrente e das necessidades dos cidadãos Figueirenses. Ficou, também, aprovado o mapa de pessoal, refletindo as necessidades em termos de recursos humanos.

– Entrega de testes Covid-19 às IPSS dos Concelho

O Município disponibilizou gratuitamente testes Covid-19 às IPSS do Concelho que os requisitaram de forma a detetar precocemente casos ativos e conseguir gerir da melhor forma os contágios, evitando que se alastrem.

 

– Vacinação às crianças do Concelho

A vacinação às crianças do concelho de Figueira de Castelo Rodrigo teve lugar no CVC – Centro de Vacinação Covid-19, instalado no edifício das Piscinas Municipais, face à grande proximidade com o Centro de Saúde.

O processo de vacinação decorreu de modo sereno e tranquilo, sem qualquer contratempo, em estreita colaboração do Município com o Centro de Saúde de Figueira de Castelo Rodrigo.

Louvamos o empenho e a disponibilidade de todos os intervenientes no processo, nomeadamente os profissionais de saúde, os elementos da Proteção Civil Municipal, os motoristas do Município, os Bombeiros Voluntários e os militares da GNR.

– Câmara testou funcionários à Covid-19

Devido ao aumento de casos Covid-19 no concelho de Figueira de Castelo Rodrigo e à necessidade de adoção das medidas de prevenção que contribuem para o bem-estar dos colaboradores, reduzindo, também, o risco de contágio, a Câmara Municipal testou os funcionários municipais que se encontram a desempenhar serviços presencialmente. Dos 73 testes realizados, os resultados foram todos negativos.

– Vacinação Covid-19

O executivo municipal visitou o centro de vacinação contra a Covid-19, a funcionar nas Piscinas Municipais, a fim de verificar as condições em que o mesmo funciona bem como todo o processo de vacinação.

Em três dias, foram vacinadas as crianças entre os 5 e os 11 anos de idade, os professores e os auxiliares do Agrupamento de Escolas de Figueira de Castelo Rodrigo.

– Pagamento do subsídio de insalubridade e penosidade aos funcionários municipais

A Câmara Municipal realizou o pagamento do subsídio de insalubridade e penosidade aos trabalhadores do Município, que, assim, receberam este suplemento a que tinham direito, com retroativos desde janeiro de 2021, no âmbito que o quadro legal permite.

– Consultas Públicas – Projetos da operação de reabilitação urbana do Colmeal e de Castelo Rodrigo

Estiveram em consulta pública as propostas dos Projetos da Operação de Reabilitação Urbana – Colmeal e de Castelo Rodrigo – Programa Estratégico de Reabilitação Urbana, territorialmente coincidente, que foi aprovada em reunião ordinária de Câmara Municipal, realizada a 29 de novembro de 2021.

– Município de Figueira de Castelo Rodrigo pediu intervenção na EN 332 devido à degradação das condições de segurança

Devido à degradação das condições de segurança da estrada EN 332, o Presidente da Câmara intercedeu junto das Infraestruturas de Portugal a fim de se proceder, com caráter de urgência, às diligências necessárias para a reposição das condições de circulação em segurança neste troço que liga Figueira de Castelo Rodrigo a Almeida e Vilar Formoso.

– Limpeza e poda das árvores

Devido à importância da limpeza e poda das árvores, os funcionários do Município realizaram essa operação pelas diversas artérias da vila.

– Câmara Isenta taxas de esplanadas e espaços no recinto da feira

A Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo aprovou a isenção de taxas pela ocupação da via pública com esplanadas até ao fim do ano e a isenção de rendas devidas pela ocupação dos espaços municipais no recinto da feira e mercado municipal até 31 de dezembro de 2022, sujeita a nova avaliação findo este prazo.

– Aproveitamento hidroagrícola da barragem de Santa Maria de Aguiar em estudo de viabilidade económica e ambiental aprovado

Foi comunicado à Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo pela Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro o teor por parecer técnico sobre o referido estudo, elaborado pela Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural.

No documento é reconhecido o grande potencial de um futuro aproveitamento hidroagrícola, cujo investimento se estima em cerca de 15 milhões de euros.

É ainda reconhecida a viabilidade e oportunidade de se avançar para todos os estudos, projetos e obras necessárias à sua execução, bem como para a intervenção urgente na barragem garantindo a sua segurança.

– Município adquire espalhador de sal-gema

O Município de Figueira de Castelo Rodrigo, devido às temperaturas baixas que se fizeram sentir, espalhou sal-gema nos locais em que a acumulação de gelo é frequente e onde pode permanecer ao longo de vários dias.

A aquisição do espalhador tornou, assim, mais fácil de aplicar sal-gema quando necessário, uma solução mecânica que permite uma resposta mais rápida e eficaz para a proteção das populações, procurando evitar acidentes rodoviários ou quedas de transeuntes nestas zonas de acumulação de gelo.

– Reunião com o STAL

O Presidente da Câmara Municipal recebeu a Direção Regional da Guarda do STAL – Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local e Regional, Empresas Públicas, Concessionárias e Afins.

Esta reunião serviu para dialogar com os dirigentes e delegados sindicais, no que diz respeito a aspetos laborais dos funcionários e do interesse geral comum.

– Obras de pavimentação do arruamento e zona envolvente à Igreja de São Miguel, no Colmeal

O Município de Figueira de Castelo Rodrigo realizou a obra de pavimentação do arruamento e zona envolvente à Igreja Matriz de São Miguel, no Colmeal.

Esta obra contou com a execução dos trabalhos de betonagem dos muros de suporte, do passadiço de acesso à Igreja e de um banco de repouso.

– Delegação de competências na área da educação

Decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho a primeira reunião da Comissão de Acompanhamento e Monitorização da implementação e desenvolvimento do quadro de competências no domínio da educação do Governo para a Câmara Municipal, presidida pelo Presidente da Câmara.

Esta reunião contou com a presença da Delegada Regional de Educação da Região Centro, Dra. Cristina Oliveira.

– Autarquia lança procedimento para empreitada de reabilitação do edifício das Piscinas Municipais cobertas

A Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo lançou o procedimento de contratação pública com o objetivo de realizar a empreitada que irá permitir corrigir as anomalias e patologias construtivas detetadas no edifício das Piscinas Municipais cobertas para, finalmente, colocar à disposição da população este equipamento que se encontra encerrado há mais de três anos.

Depois da última intervenção realizada no edifício, foram identificadas situações anómalas que não foram corrigidas nas obras realizadas anteriormente. Os serviços técnicos da autarquia realizaram no final de 2021 um diagnóstico para avaliar o estado do revestimento das coberturas planas, tendo sido identificadas deformidades provocadas pelo deficiente sistema de drenagem de águas pluviais e pela fissuração e perfuração das telas de impermeabilização.

O revestimento das fachadas exteriores deste equipamento apresenta, também, um estado de degradação elevado, tendo surgido situações de descolamento às alvenarias, provocando infiltrações e humidade por condensação no interior do edifício.

– “Comércio Tradicional e na Terra Natal” – Entrega de prémios

Foram entregues os prémios da iniciativa “Comércio Tradicional é na Terra Natal” promovida pelo Município de Figueira de Castelo Rodrigo em conjunto com o NERGA (Associação Empresarial da Região da Guarda).

Foram também entregues os prémios do Concurso de Montras levado a cabo nos estabelecimentos aderentes.

Estas iniciativas têm como objetivo promover e perpetuar as tradições alusivas às festividades natalícias, envolvendo os empresários e comerciantes do comércio local, dinamizando o comércio e a atividade comercial do Concelho.

– Sinalização rodoviária

A autarquia, com o intuito de continuar a implementar medidas de gestão e organização de trânsito no Concelho, lançou mão da empreitada de construção da rotunda de Almofala e Vermiosa.

Esta obra, parada há algum tempo, terminou, tendo sido colocada a sinalização vertical e horizontal.

– Segurança rodoviária

Foi realizada a reparação no troço de estrada entre Nave Redonda e Mata de Lobos.

No traçado existente, foram realizadas melhorias ao nível da segurança rodoviária, com o alargamento da plataforma e construção de novos sistemas de drenagem de águas pluviais.

Foi ainda aplicado um novo pavimento, indo ao encontro dos graus de segurança e conforto que hoje se exige.

Foram também executadas novas marcações rodoviárias, verticais e horizontais.

– Promoção do território

O Presidente da Câmara Municipal, Carlos Condesso, esteve na RTP a promover o Concelho e a Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo, que há pouco tempo recebeu o galardão de uma das melhores aldeias turísticas do mundo, distinguida pela Organização Mundial de Turismo (OMT).

A promoção do território é fundamental para a captação de novos fluxos turísticos.

– Apoios à natalidade

A Câmara Municipal continua a atribuir o apoio social e incentivo à fixação de pessoas e famílias (apoio à natalidade) a oito jovens casais do Concelho.

Foram também pagos os apoios que estavam em atraso relativos ao programa “Figueira + Verde e Empreende + Figueira” e os pagamentos das medidas extraordinárias de apoio às empresas devido à COVID 19.

– Concelho de Figueira de Castelo Rodrigo fora da área de prospeção e pesquisa de lítio

Por ter sido veiculada informação errada em alguns órgãos de comunicação social, relativamente à prospeção e pesquisa de lítio no nosso concelho, a Câmara Municipal esclareceu todos os cidadãos que, decorrida a consulta pública onde foram dados alguns contributos e terminada a fase de avaliação ambiental estratégica, elaborada pela Direção-Geral de Energia e Geologia, toda a área do Massueime, respeitante ao concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, foi retirada do concurso para atribuição de direitos de prospeção e pesquisa de lítio, tendo nessa mesma área do Massueime ficado apenas os concelhos de Pinhel, Mêda, Trancoso e Almeida.

– Rota Turística Literária – “Viagem do Elefante”

Decorreu no Salão Nobre da Câmara Municipal uma reunião relativa à nova rota turístico-literária “Viagem do Elefante”, inspirada na obra de José Saramago.

Este trabalho está a ser levado a cabo pela Associação Territórios do Côa, ADR em parceria com os Municípios de Figueira de Castelo Rodrigo, Pinhel, Sabugal, Belmonte e Fundão.

O projeto contará também com a criação de um novo portal da “Viagem do Elefante” e ainda um passeio Todo Terreno do icónico percurso, organizado pelo Clube Escape Livre que irá percorrer as pegadas do elefante Salomão.

Estas iniciativas visam estruturar uma oferta ao nível do turismo literário, que tem vindo a crescer, encontrando novos fluxos e dinâmicas turísticas, valorizando os territórios da Beira Interior.

– Visita do empresário e benemérito João Pina

João Pina, emigrante em França, empresário e benemérito, foi recebido pelo executivo municipal e pelas colaboradoras dos serviços de ação social do Município. Neste encontro, Carlos Condesso, enalteceu o espírito solidário de João Pina ao serviço dos que mais necessitam, nomeadamente o apoio que tem prestado aos residentes no nosso Concelho.

O Município Figueirense quis ainda distinguir a inesgotável generosidade de João Pina, com uma menção honrosa.

– Comissão Municipal de Gestão Integrada de Fogos Rurais

Tomou posse a Comissão Municipal de Gestão Integrada de Fogos Rurais no Salão Nobre da Câmara Municipal.

Esta Comissão é constituída por representantes de diversas entidades, designadamente: o Presidente da Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo; o Chefe de Divisão em regime de Substituição da Divisão de Obras, Planeamento, Ambiente e Urbanismo; representantes das Juntas de Freguesia do Concelho, nomeadamente da Freguesia de Figueira de Castelo Rodrigo e da Freguesia de Mata de Lobos; o representante do Destacamento Territorial da Guarda Nacional Republicana de Vilar Formoso e o Comandante do Posto Territorial de Figueira de Castelo Rodrigo; o representante do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas; o representante da Associação dos Produtores Florestais do Concelho de Figueira de Castelo Rodrigo; a representante da Associação Transumância e Natureza; o representante do Corpo de Bombeiros da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Figueirenses; e a Técnica do Gabinete Técnico Florestal de Figueira de Castelo Rodrigo.

Foi ainda aprovado por unanimidade o relatório da consulta pública para efeitos de consolidação.

– Iniciativa “Dar Saúde a Figueira de Castelo Rodrigo” disponibilizou consultas gratuitas e reuniu mais de trinta médicos de várias especialidades

A Fundação Álvaro Carvalho, em colaboração com a Câmara de Figueira de Castelo Rodrigo, levou a cabo no dia 19 de fevereiro a iniciativa “Dar Saúde a Figueira de Castelo Rodrigo”, uma jornada assistencial na qual participaram 35 médicos de 23 especialidades, que deram consultas gratuitas à população.

Esta iniciativa social contemplou mais de 200 utentes identificados pelo Centro de Saúde de Figueira de Castelo Rodrigo que foram acompanhados por médicos especialistas da zona de Lisboa, Porto e também do distrito da Guarda.

– Execução de obras

O executivo retomou a obra, parada há mais de dois anos, no espaço de apoio à zona de lazer de Castelo Rodrigo.

Assim sendo, espera-se que esta importante intervenção seja terminada no mais curto espaço de tempo, podendo reabrir esta infraestrutura com todas as condições e segurança.

– Ação de sensibilização

No âmbito do Plano Inovador de Combate ao Insucesso e Abandono Escolar da CIMBSE (Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela), o Município de Figueira de Castelo Rodrigo realizou ações de sensibilização para os alunos do 3º Ciclo e Ensino Secundário do Agrupamento de Escolas, bem como com os pais e encarregados de educação sobre os efeitos do alcoolismo.

– Um Encontro com o Desporto

O Município, através do Gabinete de Desporto, deu início ao projeto “Um Encontro com o Desporto”. Este projeto destinou-se a todas as crianças que frequentam os estabelecimentos de ensino pré-escolar do concelho de Figueira de Castelo Rodrigo.

Esta iniciativa, que decorreu no mês de junho, pretendeu proporcionar momentos de convívio entre a população escolar, dinamizar atividades físicas e promover modalidades como o futebol, andebol, basquetebol e atletismo, lançando, assim, as bases para um concelho mais eclético a nível desportivo.

– Boletim Municipal

Foi lançado e enviado para os Munícipes a edição n.º 1 do Boletim Municipal, referente ao período entre outubro de 2021 e janeiro de 2022.

– Plataforma de Ciência Aberta – Município de Figueira de Castelo Rodrigo,

“Emergência do Amanhã” da Plataforma de Ciência Aberta – Município de Figueira de Castelo Rodrigo, foi destaque nos 27 Projetos Culturais inseridos na programação da Guarda a Capital Europeia da Cultura em 2027.

– Solidariedade com a Ucrânia

A Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo manifestou total solidariedade com o povo Ucraniano e expressou a sua profunda condenação pela ofensiva militar por parte da Rússia.

Para tal, foram enviadas duas carrinhas para Gondomar, seguindo depois para a Ucrânia, repletas de donativos recolhidos em tempo recorde a fim de ajudar a população Ucraniana. Como tal, foram enviados bens alimentares, medicamentos, roupa e outros bens de primeira necessidade.

Agradecemos, assim, à população em geral que se disponibilizou a ajudar e, também, às entidades envolvidas, nomeadamente a ARCDR – Associação Recreativa Cultural e Desportiva Reigadense, Figueira Geração +, Minipreço Market Figueira Castelo Rodrigo, alunos do Agrupamento de Escolas de Figueira de Castelo Rodrigo e a Escola Maria Matos em Pinhel.

Toda esta ação foi coordenada pelo Gabinete de Ação Social do Município de Figueira de Castelo Rodrigo.

– Balanço muito positivo da Festa da Rainha da Amendoeira em Flor

Mais de oito décadas separam a primeira excursão às Amendoeiras em Flor, e desde então este cartaz turístico assumiu cada vez mais protagonismo, atraiu e continua a atrair milhares de pessoas a esta região de Ribacôa.

Num evento onde a natureza é rainha, as festas da Rainha da Amendoeira em Flor voltaram e resultaram num investimento extremamente positivo para a região, quer em termos turísticos quer em termos económicos. Foram dois fins de semana repletos de atividades desportivas, culturais e muitos momentos musicais e de animação.

Assim, milhares de pessoas não perderam a oportunidade de visitar o concelho nesta época do ano em que damos as boas vindas à primavera, onde puderam desfrutar desta natureza em festa, dos nossos produtos regionais, do nosso património, história e cultura.

– Dia del Almendro

A tradição juntou no “Dia del Almendro” os governos locais de ambos os lados da fronteira, reunindo em La Fregeneda e plantando simbolicamente uma amendoeira.

O executivo municipal juntou-se aos congéneres espanhóis de várias localidades, visitando a feira e exposições ali instaladas, reivindicando a uma só voz os apoios necessários para o desenvolvimento da zona que dividem, inclusive a prometida reabertura linha de comboio entre o Pocinho e Barca D’Alva.

 

– Reunião com representantes da comunidade ucraniana residente no concelho

O executivo municipal recebeu alguns representantes da comunidade ucraniana a residir no concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, com o objetivo de auscultar as necessidades dos seus familiares que ainda se encontram na Ucrânia devido à guerra.

– Dia da mulher

O executivo municipal celebrou o Dia Internacional da Mulher juntando no Salão Nobre as funcionárias e colaboradoras que servem a causa pública nos diversos serviços do Município, brindando à igualdade de direitos.

A efeméride foi, também, assinalada simbolicamente com as funcionárias do Centro de Saúde de Figueira de Castelo Rodrigo e da Fundação D. Ana Paula Águas Vaz de Mascarenhas e Dr. Álvaro Augusto Garcia.

– Reunião do Conselho de Administração da Raia Histórica

O Conselho de Administração da Raia Histórica, que é presidido pelo Presidente da Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo, reuniu no Salão Nobre, tendo abordado diversos temas, nomeadamente candidaturas a fundos comunitários e a aprovação do Relatório de Contas de 2021.

– Executivo recebe primeiros refugiados ucranianos

O executivo municipal fez questão de receber na Câmara Municipal os primeiros refugiados vindos da Ucrânia. Esta família ficou alojada em casa de uma cidadã Ucraniana que reside no Concelho há alguns anos, a fim de ajudar a facilitar a sua integração na comunidade Figueirense.

A Câmara Municipal foi buscar esta família ao aeroporto de Lisboa, tendo-lhes entregue alguns bens de primeira necessidade por forma a suprimir as primeiras carências. Chegaram ao Concelho quatro pessoas: duas mulheres e duas crianças.

– Município participou na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa

O Município de Figueira de Castelo Rodrigo esteve presente, com stand próprio, na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa.

O turismo, os nossos produtos endógenos e as potencialidades do concelho estiveram em exposição, para profissionais e público em geral, na FIL – Feira Internacional de Lisboa, tendo recebido centenas de visitantes que puderam conhecer o nosso território e degustar alguns dos produtos caraterísticos do concelho.

– Podas de segurança para salvar as tílias do Largo Mateus de Castro

A Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo desenvolveu um conjunto de intervenções no parque arbóreo do Largo Mateus de Castro, recorrendo a uma empresa especializada em arboricultura para a realização de podas de segurança. Estas intervenções já eram há muito necessárias, pois as Tílias encontravam-se num profundo estado de degradação sanitária e estrutural.

As podas de formação e manutenção realizadas abrangeram outros locais, e tiveram por objetivo a redução do peso das copas com a supressão das pernadas secas e defeituosas e a eliminação de rebentação excessiva, de modo a reconstruir uma copa de forma natural.

Com estes trabalhos é possível salvaguardar estas árvores que fazem parte do nosso património coletivo e que embelezam o coração da nossa vila.

– Município celebrou o Dia Mundial da Árvore e o Dia Internacional das Florestas

Assinalou-se o Dia Mundial da Árvore e o Dia Internacional das Florestas, que têm como objetivo sensibilizar a população para a importância da preservação das árvores, quer ao nível do equilíbrio ambiental e ecológico, como da própria qualidade de vida da população.

Neste sentido, o Município, envolvendo a comunidade escolar nesta iniciativa, procedeu à plantação de 145 árvores autóctones angariadas pelo projeto “Floresta Comum”.

– Francisco Moita Flores lançou novo livro em Figueira de Castelo Rodrigo

Francisco Moita Flores visitou o concelho de Figueira de Castelo Rodrigo para a realização de dois encontros literários e para o lançamento oficial do seu último romance “A Despedida de Ulisses”.

O primeiro encontro teve lugar na Escola Secundária, com a comunidade estudantil e educativa. Ao fim da tarde, o autor foi recebido na Casa da Cultura num encontro com o público em geral.

– Instalação de sinalética urbana em Castelo Rodrigo

Foram instalados novos painéis informativos nas entradas/saídas da Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo.

Esta instalação de nova sinalética urbana, há muito necessária, foi levada a cabo devido ao desgaste causado pelas intempéries, tendo perdido legibilidade e qualidade.

– Reunião do Conselho Local de Ação Social (CLAS)

Decorreu na Casa da Cultura a primeira reunião do plenário do Conselho Local de Ação Social (CLAS). Para além dos membros efetivos deste conselho, e dada a importância que este assunto tem na nossa comunidade, presidida pelo Presidente da Câmara, acompanhado pela Vereadora Lígia Lopes.

Esta reunião teve como pontos na agenda a atualização e aprovação do Regulamento Interno do CLAS de Figueira de Castelo Rodrigo, a aprovação da constituição do Núcleo Executivo e constituição do Conselho local de Ação Social.

– Baile de Finalistas na tenda da Amendoeira em Flor

O habitual Baile de Finalistas do Agrupamento de Escolas de Figueira de Castelo realizou-se na tenda da Festa da Amendoeira em Flor.

O Município cedeu o espaço para que os estudantes que terminam o ensino secundário e as suas famílias pudessem ter as melhores condições para a realização desta festividade.

– Pagamento das rendas à Santa Casa da Misericórdia

O Município realizou os pagamentos das rendas que estavam em atraso à Santa Casa da Misericórdia, relativas ao antigo Hospital, num valor superior a 11 mil euros.

– Assinatura dos autos de transferência de competências paras as Juntas de Freguesia

Foram assinados os autos de transferência de competências celebrados entre a Câmara Municipal e as Juntas de Freguesia do concelho.

Com esta alteração, as Juntas de Freguesia assumem competências que estavam, até agora, sob a alçada da Câmara Municipal e recebem o respetivo apoio financeiro.

Este processo fica, assim, finalizado, depois de ter sido aprovado pela Câmara e pela Assembleia Municipal, bem como pelas respetivas Assembleias de Freguesia, estando previsto no Decreto-lei nº 57/2019, de 30 de abril.

– A Hora do Conto: “Uma questão de azul-escuro”

No âmbito da iniciativa a “Hora do Conto”, que se realizou no auditório da Casa da Cultura, os Professores das Atividades de Enriquecimento Curricular dinamizaram o conto “Uma questão de azul-escuro”.

A Hora do Conto é um programa de promoção da leitura levado a cabo pela Câmara Municipal, e é direcionado essencialmente para crianças do 1º ciclo do Agrupamento de Escolas de Figueira de Castelo Rodrigo.

– Câmara Municipal já tem em vigor novo Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios

Já se encontra publicado em Diário da República o Plano Municipal de Defesa da Floresta contra Incêndios (PMDFCI) de Figueira de Castelo Rodrigo, para o período de vigência de 2021-2030.

A aprovação deste plano permite operacionalizar, a nível local e municipal, as normas contidas na legislação de Defesa da Floresta Contra Incêndios (DFCI).

– Transferência de competências no domínio da Educação

O Executivo Municipal recebeu no Salão Nobre os funcionários do Agrupamento de Escolas de Figueira de Castelo Rodrigo, passando-lhes toda a informação relativa à transferência de competências no domínio da Educação.

A Câmara Municipal acolheu, desde 1 de abril, nos seus quadros todos os funcionários não docentes e assumiu todos os edifícios escolares, bem como a logística diária do funcionamento das escolas.

Esta obrigação está prevista no Decreto-lei nº 21/2019 de 30 de janeiro, que concretiza o quadro de transferência de competências para os órgãos municipais e para as entidades intermunicipais na área da educação.

– Mês Internacional da Prevenção dos Maus-tratos na Infância

Desde o início do século XXI, o mês de abril é assinalado como o Mês Internacional da Prevenção dos Maus-tratos na Infância em muitos países.

Para este efeito, e como forma de lembrar o cuidado que toda a sociedade deve ter em prol da proteção das nossas crianças, o Município de Figueira de Castelo Rodrigo iluminou alguma das janelas do edifício da Câmara Municipal com a cor azul, bem como a colocação de um laço azul na varanda do Salão Nobre.

– Academia Figueira Sénior

Com o alívio das restrições relacionadas com a pandemia, as aulas começaram na Academia Figueira Sénior.

A Casa da Cultura foi o local das atividades da Academia Figueira Sénior, tendo sido escolhida por forma a dar vida àquele edifício que nos últimos anos tinha perdido atividade e vivacidade.

Com a Academia Figueira Sénior é possível promover o envelhecimento ativo, oferecendo um leque variado de disciplinas e está pronta a receber os seus alunos. É uma resposta socioeducativa, que visa criar e dinamizar regularmente atividades sociais, culturais, educacionais e de convívio, para os maiores de 50 anos.

– Entrevista ao Porto Canal sobre o investimento na linha do Douro

Em entrevista exclusiva ao Porto Canal, realizada em Barca D’Alva, o Presidente da Câmara defendeu o investimento na Linha do Douro, uma promessa feita pelo atual governo, devido à urgência e obrigatoriedade de se investir nesta linha a bem do turismo e de novas dinâmicas económicas no Interior.

– Município assina protocolo com Moto Clube Castelo Rodrigo

O Município de Figueira de Castelo Rodrigo assinou um protocolo de colaboração com o Moto Clube Castelo Rodrigo.

Este protocolo, assinado pelas duas entidades, teve como objetivo apoiar a organização da VII Concentração Motard Castelo Rodrigo que se realizou, um evento que é um agente direto na promoção do concelho e na dinamização da economia local, que teve lugar nos dias 10, 11 e 12 de junho.

– Encontro “Todos Diferentes todos pessoas”

No âmbito da semana da Interculturalidade, o Município de Figueira de Castelo Rodrigo, em parceria com a EAPN Portugal/Núcleo Distrital da Guarda, o Alto Comissariado para as Migrações e o Agrupamento de Escolas de Figueira de Castelo Rodrigo celebraram o Dia da Interculturalidade.

Este encontro realizou-se na Escola do 1º Ciclo da Vermiosa, contando também com os alunos do Jardim de Infância do Agrupamento de Escolas de Figueira de Castelo Rodrigo, onde foram realizadas algumas dinâmicas de grupo com as crianças para perceberem que, apesar de poderem ser de género, etnia ou nacionalidade diferente, são todas pessoas iguais.

– Obras de consolidação da Fonte do Jardim e manutenção de plantas

O Município de Figueira de Castelo Rodrigo continua a realizar a manutenção e reforço de algumas das infraestruturas que marcaram e continuam a marcar a história dos Figueirenses, como é o caso da Fonte do Largo Dr. Vilhena em frente aos Paços do Concelho.

Os técnicos continuam, também, a realizar a manutenção dos jardins públicos, colocando novas plantas onde é necessário, substituindo as que se degradam.

O património é a nossa herança do passado, com a qual convivemos hoje, e que passamos às gerações futuras. E é através da preservação desse património, que se exerce a cidadania.

– Reunião com a Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro

Foi levada a cabo uma reunião com o Diretor Regional de Agricultura e Pescas do Centro, Fernando Martins, e com os respetivos técnicos a fim de tratar de diversos assuntos de interesse para o Concelho de Figueira de Castelo Rodrigo.

– Férias da Páscoa

O Município de Figueira de Castelo Rodrigo promoveu, de 11 e 14 de abril, as Férias da Páscoa, destinadas a crianças dos 6 aos 12 anos de idade. Esta iniciativa tem como principal objetivo incentivar o convívio, através de atividades lúdicas e desportivas concebidas para a ocupação saudável dos tempos livres.

– Promoção da estrada EN221

A estrada EN221 continua a ser promovida e divulgada como uma rota turística que capta cada vez mais visitantes.

Em declarações à RTP, o Presidente da Câmara explicou o que faz desta rota um destino de excelência e o potencial que tem para os territórios que atravessa.

A estrada EN221 passa por Figueira de Castelo Rodrigo e mais cinco concelhos, tendo 184km de extensão.

– Modelo de Cogestão | Parque Natural do Douro Internacional

Decorreu na Casa da Cultura uma reunião da comissão de Cogestão do Parque Natural do Douro Internacional (PNDI) seguida de uma Sessão Pública de apresentação do Modelo de Cogestão.

Esta iniciativa contou com a presença do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo, o Presidente da Câmara Municipal de Mogadouro e Presidente da Comissão da Cogestão do PNDI, a Presidente da Câmara Municipal de Miranda do Douro e o Vereador da Câmara Municipal de Freixo de Espada à Cinta e a Diretora Regional do ICNF Norte. Estiveram ainda representadas a Associação de Municípios do Douro Superior, o Instituto Politécnico de Bragança, a Associação Palombar e a DRAP Norte.

– Alterações das rotas da Cegonha Móbil

Devido ao período da Páscoa, os dias de saída do autocarro da Cegonha Móbil foram alterados a fim de agilizar o percurso e ir ao encontro das necessidades dos passageiros nesta época.

– Dia Internacional dos Monumentos

Em 1982, o International Council on Monuments and Sites (ICOMOS) estabeleceu 18 de abril como o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, seguido pela adoção da UNESCO durante sua 22ª Conferência Geral.

Considerando a temática do presente ano – “Património e Clima”, o Município de Figueira de Castelo Rodrigo levou a cabo um conjunto de iniciativas na envolvente da Torre de Almofala, nomeadamente, uma visita guiada ao monumento e uma ação de campo coordenada pela Plataforma de Ciência Aberta.

– Semana do Livro e das Artes

Entre 20 e 25 de abril teve lugar a Semana do Livro e das Artes. A Casa da Cultura foi o epicentro das atividades multiculturais e artísticas escolhidas para esta semana.

A inauguração deste evento foi realizada dia 20 de abril, na Casa da Cultura, no espaço onde funcionou a Feira do Livro (que esteve aberta diariamente), contando com o executivo municipal e diversos convidados, tendo terminado com um momento musical a cargo dos alunos do Conservatório de Música da Guarda.

Durante os dias da Semana do Livro e das Artes foram levados a cabo os seguintes eventos:

– Conversa com o escritor José Rodrigues, que apresentou o livro “Dias de Outono”;

– Teatro “Alice no País das Maravilhas”, para as crianças do Pré-Escolar, 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico do concelho;

– Teatro “Café Chiado”, para a comunidade em geral;

– Conversas com Elsa Ligeiro, baseadas nas crónicas de José Saramago;

– Apresentação do livro “Pensar o Interior”, por Dulcineia Catarina Moura;

– Sessão de fados de Coimbra com o cantor Francisco Costa, do grupo “Fados ao Centro”;

– Entrega de prémios da 1.ª Edição do Concurso “Escreve um Poema…”;

– Apresentação do conto “De fora para dentro e de dentro para fora”, das autoras Ana Breda e Catarina Cruz;

– Atelier de Pintura: “Pintar Abril”.

– Celebração do 48.º aniversário do 25 de Abril em Figueira de Castelo Rodrigo

Figueira de Castelo Rodrigo celebrou os 48 anos do 25 de Abril, evocando a importância desta data histórica para Portugal e para o Concelho.

As comemorações iniciaram com o Hastear da Bandeira ao som do Hino Nacional, nos Paços do Concelho, tendo continuado no Salão Nobre da Câmara Municipal com a sessão solene, marcada pela presença da Dra. Dulce Helena Pires Borges, museóloga e investigadora de Património e História Local.

Terminada a sessão, os convidados e participantes da celebração deslocaram-se à Casa da Cultura, local escolhido para eternizar a memória dos 48 anos do 25 de Abril, com a pintura mural do artista Desy Ysed, denominada “LIBERDADE”.

O dia terminou com a arte do improviso, onde o artista da terra Telmo Ramalho, juntamente com Pedro Luzindro e Pedro Miguel Silva apresentaram o espetáculo de comédia “Primeira Vez”, uma apresentação que incluiu comédia de improviso.

– 5.ª Feira de Produtos Regionais de Escalhão

O executivo municipal esteve na inauguração da 5.ª Feira de Produtos Regionais de Escalhão.

A iniciativa contemplou produtores locais e animação musical ao longo de três dias, trazendo dinâmica e diversidade a Escalhão e ao concelho.

– A Cegonha Móbil – Alterações

O serviço de transporte da Cegonha Mobil para a Guarda, além da paragem habitual na Estação de Caminhos de Ferro, contempla, agora, uma paragem na Central de Camionagem daquela cidade. Isto acontece depois de serem ouvidas as necessidades de diversos cidadãos e estudantes.

– “Flores de Sentimentos” decoraram um Laço Azul para assinalar o mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância

As crianças do pré-escolar ao 9º ano do Agrupamento de Escolas de Figueira de Castelo Rodrigo ornamentaram com “Flores de Sentimentos” um Laço Azul, colocado no jardim da Câmara Municipal, simbolizando a Prevenção dos Maus Tratos na Infância.

A iniciativa, promovida pelo Município e pela CLDS Figueira Geração+, teve como objetivo alertar a sociedade para a importância de proteger as crianças e jovens e prevenir situações de maus tratos.

– Município participou na “XIX Feria Internacional del Queso de Hinojosa de Duero”

Entre 30 de abril e 1 de maio, o Município de Figueira de Castelo Rodrigo esteve representado, através de um stand promocional, e por forma a reforçar a cooperação transfronteiriça, na “XIX Feria Internacional del Queso de Hinojosa de Duero”, promovendo os produtos endógenos do Concelho.

– Figueira de Castelo Rodrigo acolhe mais refugiados

O Presidente da Câmara e a Vereadora Lígia Lopes receberam na Câmara Municipal um casal refugiado da guerra da Ucrânia que ficará a residir em Figueira de Castelo Rodrigo.

O Município continua, assim, a acompanhar de perto a comunidade Ucraniana no Concelho, auferindo as suas necessidades e encontrando a melhor forma de ajudar e inserir os refugiados que se desloquem para o nosso território.

– Prestação de melhores cuidados de saúde à população

O Presidente da Câmara Municipal promoveu uma reunião com os representantes do prestador de serviços do Cartão de Saúde Municipal e a responsável do Centro de Saúde de Figueira de Castelo Rodrigo, tendo como objetivo garantir uma estreita articulação entre todos os profissionais que prestam serviço neste concelho, cujo fim último é unir esforços para melhor servir a população em termos de cuidados de saúde.

– XI Encontro da CPCJ de Figueira de Castelo Rodrigo

Decorreu o décimo primeiro encontro da CPCJ – Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em Perigo no Pavilhão dos Desportos de Figueira de Castelo Rodrigo, tendo sido debatido o tema “Maus tratos na infância e juventude”.

Estive presente no evento, com a Sra. Vereadora, que é também presidente da CPCJ, e um painel de especialistas, abordando diversas temáticas, inclusive casos reais de maus tratos a crianças, para que seja mais fácil detetar na nossa proximidade esses casos e denunciá-los às entidades oficiais.

Todos temos a responsabilidade de garantir às crianças uma de garantir às crianças uma infância feliz, permitindo que se tornem jovens e adultos responsáveis e preocupados com o que os rodeia.

– Figueira recebeu a reunião da Assembleia Intermunicipal da CIMBSE

O Auditório do Pavilhão dos Desportos foi o lugar escolhido para receber a reunião da Assembleia Intermunicipal da CIMBSE.

Os deputados foram recebidos pelo Presidente da Câmara, tendo participado nesta sessão de abertura, destacando as diversas valências que o concelho possui e tendo abordado outros assuntos relevantes para a região.

– Luta biológica no combate à vespa das galhas do castanheiro

O Município, em colaboração com a Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro e a RefCast – Associação Portuguesa da Castanha, realizou largadas biológicas do inseto parasita “Torymus sinensis”, em Penha de Águia, de forma a garantir o combate eficaz e evitar a propagação da praga que representa uma ameaça para os soutos e castinçais da região e proteger o trabalho dos nossos agricultores.

– Sessão de esclarecimentos da Raia Histórica

Decorreu no auditório da Casa da Cultura uma sessão de esclarecimento por parte da Raia Histórica relativa aos apoios disponíveis no âmbito do PDR2020, na medida 10.2.1.2 – Pequenos Investimentos na Transformação e Comercialização dos Produtos Agrícola.

O Presidente da Câmara esteve presente nesta sessão, sendo também Presidente da Raia Histórica, onde o Coordenador desta Associação divulgou aos presentes quais os apoios disponíveis e a melhor forma de os obterem.

Os setores passíveis de financiamento são, entre outros exemplos: Azeite, Vinho, Horticultura, Fruticultura, Frutos Transformados, Pequenos Frutos, Leite e Produtos Lácteos, Cereais, Ovos, Aves e Carnes.

– Final da Taça Distrital de Futsal Masculina

O Pavilhão dos Desportos esteve completamente lotado para receber a final da Taça Distrital de Futsal Masculina da Associação de Futebol da Guarda. Esta festa do desporto foi disputada entre a equipa do Sporting Clube do Sabugal e o pelo Grupo Desportivo do Sameiro, com estes últimos a saírem vencedores.

Com esta final, o Município, em parceria com a Associação de Futebol da Guarda, consegue descentralizar os grandes eventos do nosso distrito, promovendo o entusiasmo pelas diversas modalidades e promovendo o território no panorama desportivo.

– Ação de gestão de combustível na Zona Industrial de Castelo Rodrigo

Com o intuito de promover a defesa de pessoas e bens, o Município de Figueira de Castelo Rodrigo, com o apoio da Equipa de Sapadores Florestais, procedeu à execução da faixa de gestão de combustível em redor da Zona Industrial de Castelo Rodrigo.

Esta ação visou proteger toda a zona, criando uma barreira na propagação do fogo, diminuindo a sua intensidade e, ainda, a criação de zonas de oportunidade ao combate.

– Caminhada – “Maio, mês do Coração”

Os alunos da Academia Figueira Sénior realizaram uma caminhada pela vila, com o intuito de assinalar o “Mês do Coração”.

É no mês de maio que se comemora o “Mês do Coração”, no qual são realizadas várias atividades para alertar a população da problemática das doenças cardiovasculares e para a necessidade de prevenir o seu aparecimento, através de hábitos e uma alimentação saudável, sempre alinhados com atividade física regular.

– Reunião com o Comandante do Comando Territorial da GNR da Guarda

O Executivo Municipal reuniu com o Comandante do Comando Territorial da GNR da Guarda, Coronel Cunha Rasteiro, com o objetivo de serem tratados assuntos relacionados com o reforço da segurança dos cidadãos do Concelho.

Da reunião, ficou garantido o aumento de militares da GNR para o destacamento de Figueira de Castelo Rodrigo, ficando o nosso posto, a partir de 3 de setembro, a ser o segundo do distrito da Guarda com mais efetivos.

O Presidente da Câmara Municipal garantiu ainda obras de melhoramento em alguns espaços do posto da GNR que se encontram em avançado estado de degradação, nomeadamente nos balneários e nos WCs.

– Visita e jogo das Velhas Glórias do Futebol Clube do Porto

O executivo municipal recebeu a comitiva das Velhas Glórias do Futebol Clube do Porto.

Os ex-jogadores e dirigentes Portistas foram recebidos no Salão Nobre da Câmara Municipal, tendo visitado também a Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo, a Casa do Futebol Clube do Porto de Figueira de Castelo Rodrigo e a Adega Cooperativa, passeando, ainda, pelas principais artérias da vila.

À tarde, o pontapé de saída foi dado pelo Presidente da Câmara, por um responsável do Futebol Clube do Porto e da Casa do Porto de Figueira, dando o mote para o jogo das Velhas Glórias, entre o Ginásio Clube Figueirense e o Futebol Clube do Porto Vintage.

As bancadas do Estádio Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo encheram-se de adeptos para a festa do futebol, onde tiveram oportunidade de rever glórias do passado e testemunhar que as qualidades dos jogadores que se destacaram ao mais alto nível se mantêm.

Durante o evento, o Município homenageou a primeira Direção e jogadores da Equipa de Futebol do Ginásio Clube Figueirense, que participou no Campeonato Distrital da Associação de Futebol da Guarda, na época 1976/77.

– Prestação de melhores cuidados de saúde à população

Foi levada a cabo uma reunião com os prestadores de serviços do Cartão de Saúde Municipal e, também, com os médicos do Centro de Saúde de Figueira de Castelo Rodrigo.

Esta reunião teve como objetivo principal unir esforços na agilização de procedimentos, articulando as três entidades reunidas, querendo, assim, melhorar os processos de marcação de consultas e de realização de exames.

Com isto, será possível servir muito melhor a população em termos de cuidados de saúde.

– Município de Figueira lidera Festival Cultural da Raia Histórica

A Vereadora Lígia Lopes esteve presente na conferência de imprensa de apresentação do Festival Cultural das Beiras, Serra da Estrela e Raia Histórica, nas instalações da Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior, na Guarda.

O evento contempla a realização de 75 espetáculos, que vão percorrer os 15 municípios que integram a Comunidade Intermunicipal da Beiras e Serra da Estrela (CIMBSE), entre junho e outubro.

O Festival divide-se em três projetos culturais, sendo o Município de Figueira de Castelo Rodrigo um dos líderes no Festival Cultural da Raia Histórica, que integra também Almeida, Pinhel, Trancoso e Mêda.

Para este projeto, foi constituída uma bolsa artística para promover a itinerância cultural entre os municípios que compõem a rede cultural da Raia Histórica, integrando projetos artísticos dos cinco municípios, através das associações participantes, sendo o objetivo valorizar os grupos artísticos e culturais locais, dando-lhes mais visibilidade.

– Campanha de adoção responsável no Canil Municipal

Os alunos do 7º B do Agrupamento de Escolas de Figueira de Castelo Rodrigo, em colaboração com o Município, no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, criaram uma campanha para a adoção responsável dos animais recolhidos pelo Canil Municipal.

Esta campanha apela, também, à doação de alguns bens de primeira necessidade, especificamente mantas e comedouros médios, bem como ao voluntariado para passear e brincar com os cães residentes e a disponibilidade de recolha temporária de animais, que é essencial aquando do acolhimento de crias de cães ou de gatos em estado delicado, precisando de uma vigilância e apoio constante.

– Programa “Aldeia Segura Pessoas Seguras”

Com o objetivo de implementar medidas que contribuam para a prevenção e mitigação dos efeitos associados aos incêndios rurais e, também, promover o envolvimento dos cidadãos e estimular as populações a terem uma consciência coletiva neste assunto, foi levada a cabo uma ação de sensibilização, ao abrigo do programa “Aldeia Segura Pessoas Seguras”, na Casa da Cultura, direcionada aos Presidentes e membros das Juntas de Freguesia, tendo, ainda, sido entregue diverso material de prevenção às Freguesias que ainda não o tinham em sua posse.

– Iniciativa solidária e de voluntariado comunitário – Caminhada “Todos Por Todos”

O Grupo de Voluntariado Comunitário de Figueira de Castelo Rodrigo, do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), com o apoio do Município de Figueira de Castelo Rodrigo, realizou uma Caminhada Solidária “Todos Por Todos”. Caminhar contra o cancro, assinalando a importância da adoção de estilos de vida saudáveis como forma de prevenção do cancro, é o objetivo da iniciativa que liga Figueira de Castelo Rodrigo à solidariedade e à prevenção.

– Dia Internacional da Família na EB 1 de Escalhão

No seguimento da comemoração do Dia Internacional da Família, a EB 1 de Escalhão convidou a Vereadora da Câmara, com os pais e encarregados de educação dos alunos a estarem presentes junto das crianças, participando em conjunto num peddy paper na aldeia, organizado pelo corpo docente.

– Encontro com Presidente da República

O Presidente da Câmara esteve em Belém, num encontro promovido pelo Presidente da República com autarcas. Neste encontro, foram abordados temas importantes para as autarquias, nomeadamente a descentralização de competências para os municípios.

– Celebração do Dia Mundial da Criança

Para celebrar o Dia Mundial da Criança, a Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo promoveu no dia 1 de junho um vasto programa de atividades de entretenimento, que proporcionaram momentos de divertimento para as crianças e os seus professores que os acompanharam neste dia de festa.

– Reunião com o Presidente da APDL

O Presidente da APDL – Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, Nuno Araújo, esteve em Figueira de Castelo Rodrigo e em Barca D’Alva, tendo sido convidado pelo Presidente da Câmara, com o objetivo de serem abordados e resolvidos diversos assuntos de relevância para Barca D’Alva e para o concelho.

Nesta reunião e visita, onde também estiveram presentes membros da Junta de Freguesia de Escalhão, foram abordados investimentos futuros para Barca d’Alva, a necessidade da implementação de uma taxa turística, a melhoria da recolha de resíduos e ainda a limpeza e manutenção da zona envolvente aos Cais que é da jurisdição da APDL.

– Dia em Família

O Município celebrou o dia em Família com muitas atividades e diversões num sábado diferente. O objetivo da celebração deste dia foi a promoção da alegria das famílias, com inúmeras atividades e animações, dando vida aos Largos Serpa Pinto e Mateus de Castro.

– Figueira recebeu o Classic Car Tour

A caravana do Classic Cars Tour foi recebida pelo executivo municipal no Largo Serpa Pinto.

Cerca de 40 automóveis clássicos, alguns deles verdadeiras raridades, percorreram, neste fim semana, o território dos concelhos de Figueira de Castelo Rodrigo, Guarda, Trancoso, Mêda, Vila Nova de Foz Côa e Pinhel.

O passeio, organizado pelo Clube Escape Livre, permitiu aos participantes conhecerem melhor as paisagens, história e gastronomia da região.

– Estádio Municipal tem novos equipamentos de preparação e armazenamento de água quente

Atenta à necessidade de garantir boas condições aos atletas e utilizadores do Estádio Municipal, a autarquia procedeu à substituição dos equipamentos de preparação e armazenamento de água quente para banhos.

Depois de detetadas anomalias existentes nos anteriores equipamentos, devido à falta de manutenção nos últimos anos, foi, agora, implementada uma solução que garante uma maior disponibilidade de água quente.

Para tal, foi instalada uma solução solar térmica, contribuindo para uma maior qualidade do serviço a quem frequenta este edifício municipal, conseguindo, também, diminuir a sua pegada ecológica e aliviar as despesas, havendo uma redução do consumo de combustíveis fósseis que alimentava os anteriores equipamentos.

– Diagnóstico Municipal para a Igualdade

Decorreu na Casa da Cultura a reunião entre o CLAS – Conselho Local de Ação Social, a Equipa para a Igualdade na Vida Local e a Equipa da Casa da Igualdade de Figueira de Castelo Rodrigo, contando com a presença da Vereadora Lígia Lopes.

Na agenda da reunião foram apresentados os resultados do Diagnóstico Municipal para a Igualdade, que visa melhorar as condições de vida da população e promover a inclusão social combatendo as desigualdades.

– Dia de reutilização e reparação dos espaços da Escola Básica da Vermiosa

A Vereadora Lígia Lopes esteve presente no dia de reutilização e reparação dos espaços interiores e exteriores do Jardim de Infância e Escola Básica da Vermiosa, no âmbito do evento “Reutiliza e Repara: vamos criar jogos no recreio”, do projeto Figueira Circular em Rede.

Esta iniciativa envolveu o Município de Figueira de Castelo Rodrigo, em conjunto com a Plataforma de Ciência Aberta, a Associação Cultural Social e Melhoramento da Vermiosa e os professores do Agrupamento de Escolas de Figueira de Castelo Rodrigo.

– Reunião preparatória para a época de incêndios

O Presidente da Câmara esteve presente na reunião preparatória para a época de incêndios que se avizinha, que teve lugar no Salão Nobre.

Esta reunião contou com a presença de representantes da Guarda Nacional Republicana, Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), Bombeiros Voluntários Figueirenses, Sapadores Florestais de Figueira Castelo Rodrigo e Proteção Civil do Município, tendo como finalidade agilizar a comunicação e coordenação entre as diversas entidades responsáveis pela vigilância, combate e rescaldo dos incêndios, por forma a evitar e minimizar todos os danos que possam ser causados por eventuais incêndios no nosso Concelho.

– Encontro Nacional de Andebol Sub-16 Masculinos

Entre 9 e 12 de junho Figueira de Castelo Rodrigo recebeu diversos jogos do Encontro Nacional de Andebol Sub-16 Masculinos.

O Pavilhão dos Desportos foi o local escolhido para receber a comitiva que participou neste evento, tendo contado com 16 equipas e mais de 300 atletas.

Figueira de Castelo Rodrigo recebeu a Cerimónia de Abertura deste encontro, que visou descentralizar e promover o desporto no interior, juntando-se aos concelhos vizinhos de Almeida, Mêda e Pinhel.

A comitiva passeou por algumas das artérias da vila antes de chegar ao Pavilhão dos Desportos, tendo ainda havido um momento musical e de dança com o Grupo de Dança do Desporto Escolar do Agrupamento de Escolas de Figueira de Castelo Rodrigo antes da entrega das lembranças a todas as equipas.

– VII Concentração Motard do Moto Clube Castelo Rodrigo

A sétima edição da Concentração Motard do Moto Clube Castelo Rodrigo, que contou com o apoio da Câmara Municipal, teve lugar de 10 a 12 de junho em Figueira de Castelo Rodrigo.

O evento, que teve o maior número de inscrições de participantes de moto clubes, juntou centenas de pessoas no centro da vila, promovendo o convívio e a animação entre os apaixonados por duas rodas que vieram de todo o país e do estrangeiro, a população local e os curiosos.

– Inauguração do Mural do Visitante da Rota da EN221

O quilómetro 131, mesmo no centro da Vila, foi o lugar escolhido para fixar o novo Mural do Visitante da mítica EN221 em Figueira de Castelo Rodrigo.

Com a promoção desta rota turística e o aumento dos visitantes e amantes das duas rodas, este marco visa tornar-se um ponto de paragem obrigatória para os diversos motards que atravessam o concelho, dando-lhes a possibilidade de parar, visitar e desfrutar do nosso território e de todas as nossas potencialidades.

– Abertura do período de discussão pública referente ao Plano de Ação para a Energia Sustentável e Clima da Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo

O respetivo Plano de Ação para a Energia Sustentável e Clima da Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo encontrou-se disponível para consulta dos interessados e na Divisão de Obras, Planeamento, Ambiente e Urbanismo do Município, todos os dias úteis, durante o horário normal de expediente.

– Município homenageou último grupo que fez a inspeção militar no edifício da Câmara Municipal, há 50 anos

O Executivo Municipal recebeu no Salão Nobre dos Paços do Concelho alguns dos idades de 1952, que foi o último grupo que fez a inspeção militar na Câmara Municipal, celebrando, precisamente, 50 anos.

Foi um momento de partilha de histórias que ditaram a vida de muitos, que deixavam a sua terra e partiam para o exercício militar e, alguns, para a guerra, depois de virem “tirar a sorte” ao edifício da Câmara, onde sabiam se estavam aptos ou não para a tropa.

Os manjericos faziam parte desta tradição, que durante a noite eram roubados e colocados na varanda da Câmara Municipal e alguns na Torre da Igreja, como hoje foi recordado.

– Exposição de Pintura de Maria da Graça Romano na Casa da Cultura

A Casa da Cultura recebeu a exposição de pintura de Maria da Graça Romano. A autora é natural da Vermiosa e expôs nesta mostra 22 quadros em pintura a óleo.

– Corpo de Deus em Figueira de Castelo Rodrigo

Assinalou-se em Figueira de Castelo Rodrigo o Corpo de Deus, um feriado nacional religioso que se celebra 60 dias a seguir ao domingo de Páscoa.

Esta data, repleta de simbolismo para a população, tem como finalidade o mistério da Eucaristia, com os fiéis a receber o corpo e o sangue de Jesus Cristo.

A vila de Figueira de Castelo Rodrigo manteve a tradição, celebrando a missa solene e embelezando a preceito as ruas com as habituais passadeiras de flores, um trabalho meritório levado a cabo pelos moradores e moradoras das diversas ruas, por onde passou a procissão.

– Caminhada Solidária “Todos por Todos”

Decorreu em Figueira de Castelo Rodrigo a iniciativa de voluntariado comunitário “Todos Por Todos”, através de uma caminhada solidária bastante participada. A ação visou a promoção de estilos de vida saudáveis, bem como o estímulo da ação individual e coletiva na luta contra o cancro.

Caminhar contra o cancro, assinalando a importância da adoção de estilos de vida saudáveis como forma de prevenção do cancro, é o objetivo da iniciativa que liga Figueira de Castelo Rodrigo à solidariedade e à prevenção.

– “Off Road Caminho de Salomão” terminou em Castelo Rodrigo

A última etapa do “Off Road Caminho de Salomão” levou a caravana de jipes até Castelo Rodrigo.

Esta iniciativa, levada a cabo pelo Clube Escape Livre e tendo o Município de Figueira de Castelo Rodrigo como parceiro, permitiu a dezenas de amantes de quatro rodas recriar as páginas do livro “A Viagem do Elefante”, de José Saramago, percorrendo os caminhos desde Belém até Castelo Rodrigo.

Esta organização está também ligada à “Viagem do Elefante – Rota Turística Literária”, um projeto da Territórios do Côa, ADR, que tem como objetivo fomentar novos fluxos turísticos literários.

– Jornadas Europeias da Arqueologia

No âmbito das Jornadas Europeias da Arqueologia decorreu, em Figueira de Castelo Rodrigo, um encontro predominantemente centrado na análise e respetiva importância histórica do Castelo de Monforte no Bizarril.

Durante a manhã, no auditório da Casa da Cultura, decorreram vários painéis de interesse orientados por especialistas oriundos das mais diversas áreas que, no decurso da sua carreira profissional, têm dedicado parte da sua investigação a estas questões. Por sua vez, no período da tarde, teve lugar uma visita guiada às ruínas do Castelo de Monforte, conduzida por um dos arqueólogos que ali recentemente efetuou trabalho de campo. Este encontro contou com a presença da Sra. Vereadora Lígia Lopes.

As Jornadas Europeias de Arqueologia têm como principal objetivo a sensibilização das comunidades para a riqueza e diversidade cultural existente, procurando simultaneamente, aumentar a visibilidade da arqueologia junto dos diferentes públicos. Esta foi uma iniciativa conjunta do Município de Figueira de Castelo Rodrigo e da RIBACVDANA – Associação de Fronteira para o Desenvolvimento Comunitário.

– Prémio “Best Tourism Villages” entregue à população de Castelo Rodrigo com a presença da Secretária de Estado do Turismo

Numa cerimónia levada a cabo no Palácio de Cristóvão de Moura, a população de Castelo Rodrigo juntou-se para receber o prémio “Best Tourism Villages”, galardão da Organização Mundial de Turismo, que distinguiu, no fim do ano passado, Castelo Rodrigo como uma das melhores aldeias turísticas do Mundo. Este prémio foi entregue pelo Presidente da Câmara e pela Secretária de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Rita Marques.

A Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo, que foi premiada devido à sua riqueza cultural e natural e ao empenho que tem tido na sua sustentabilidade e manutenção, fica assim com o prémio em sua posse, depois de se destacar num universo de 170 candidaturas de 75 países.

A Secretária de Estado do Turismo, Comércio e Serviços agradeceu a vinda da população a esta cerimónia, dando os parabéns a todos por conservarem e investirem em Castelo Rodrigo, referindo que o prémio acarreta também responsabilidades, para irem ainda mais longe, serem um exemplo para outras aldeias e de mostrarem o porquê de terem sido eles a receber esta distinção.

Nesta cerimónia estiveram ainda presentes o Presidente do Turismo Centro de Portugal, Pedro Machado, o Vice-Presidente do Turismo Porto e Norte, Inácio Ribeiro, o Presidente das Aldeias Históricas de Portugal, Carlos Ascensão, e o Presidente da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela, Luís Tadeu.

– Secretária de Estado do Turismo visitou Barca D’Alva

No dia em que foi entregue o Prémio “Best Tourism Villages” à população de Castelo Rodrigo, o Presidente da Câmara convidou a Secretária de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Rita Marques, a visitar Barca D’Alva a fim de tomar conhecimento do estado de degradação da estação e da linha férrea, bem como debater possíveis formas de apoio para a reabilitação dos imóveis existentes.

A visita serviu também para mostrar as diversas potencialidades do rio Douro e da localidade de Barca D’Alva, que tem um enorme potencial turístico.

Nesta visita, estiveram ainda presentes o Presidente do Turismo Centro de Portugal, Pedro Machado; o Vice-Presidente do Turismo Porto e Norte, Inácio Ribeiro; o Presidente da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela, Luís Tadeu; e o Presidente da Junta de Escalhão, Mário Pinto.

– Um Encontro com o Desporto

O projeto “Um Encontro com o Desporto”, que tinha iniciado em fevereiro, terminou com as crianças do pré-escolar do Concelho. Neste último encontro, foi possível a todos experienciar todas as modalidades que tinham sido trabalhadas individualmente, em cada encontro, como o atletismo, futebol, andebol e basquetebol.

– Teatro “Dr. White e o maior Arco-Íris”

Com o apoio do Município de Figueira de Castelo Rodrigo, decorreu no Pavilhão dos Desportos o espetáculo de encenação intitulado “Dr. White e o Maior Arco Íris do Mundo” do grupo artístico “Homens da Lua, lda”, um espetáculo direcionado para o Pré-Escolar e 1.º Ciclo.

– Tik Tok Dancee Zumba Kids animaram o Parque de Lazer de Castelo Rodrigo

Numa tarde repleta de convívio, música e dança, dezenas de famílias encheram o Parque de Lazer de Castelo Rodrigo para verem dançar os mais novos as diversas músicas do Tik Tok Dance e do Zumba Kids, numa iniciativa levada a cabo pelo Município.

A animação foi uma constante, com os adultos a juntarem-se, também, às coreografias, terminando da melhor maneira o domingo.

– Execução das faixas de gestão de combustível junto à rede viária municipal

O Município executou a gestão de combustível na rede secundária de defesa da floresta contra incêndios, nomeadamente junto da rede viária municipal.

A execução das faixas de gestão de combustível junto à rede viária tem como principal função a compartimentação do território para atenuar a passagem de incêndios constituindo zonas de descontinuidade horizontal e vertical da vegetação, bem como dotar estas vias de maior segurança e mobilidade para automobilistas e peões.

– Encerramento da Academia Figueira Sénior

O Pavilhão dos Desportos acolheu a cerimónia de encerramento do Ano Letivo da Academia Figueira Sénior. Foi um dia de convívio e de balanço de todo o trabalho desenvolvido nas diversas aulas.

Para o Presidente da Câmara, as vivências dos alunos são o pilar deste projeto, desejando que o “F” de Figueira seja também de Felicidade para todos.

A Academia Figueira Sénior tem como objetivo a promoção do desenvolvimento social e pessoal, apostando no convívio e no lazer, sempre com professores de áreas ecléticas, proporcionando, assim, uma vida mais ativa e agradável à população sénior, focando-se na promoção do envelhecimento ativo e no combate ao isolamento.

– Figueira de Castelo Rodrigo em destaque no programa Sociedade Civil

Com a temática “Verão no Interior”, o programa Sociedade Civil, da RTP, escolheu Figueira de Castelo Rodrigo como um dos concelhos em destaque para ser visitado no verão.

O Presidente da Câmara destacou as potencialidades do nosso território, bem como os eventos, tradições e património que o concelho de Figueira de Castelo Rodrigo tem para oferecer neste verão.

– Louvor e condecoração do Comando Territorial da Guarda, da Guarda Nacional Republicana

Ao ter conhecimento da atribuição do louvor e condecoração do Comando Territorial da Guarda, da Guarda Nacional Republicana, com a Medalha de Serviços Distintos de Segurança Pública, grau ouro, segundo o despacho n.º 7895/2022, do Ministro da Administração Interna, o executivo municipal parabenizou, o Comando Territorial da Guarda, na pessoa do seu Comandante, Coronel Cunha Rasteiro, pelo seu meritório e frutuoso trabalho, disponibilidade e eficácia, sendo um garante da segurança, tranquilidade e bem-estar da população deste distrito, que tão assertivamente servem.

Considera-se, assim, de inteira justiça realçar esta condecoração pelos serviços prestados pelo Comando Territorial da Guarda, reconhecendo-os publicamente como meritórios, evidenciando e agraciando o trabalho realizado bem como o desempenho extraordinário de todos os militares da GNR ao serviço no distrito da Guarda e, especialmente, no Concelho de Figueira de Castelo Rodrigo.

– Primeira Reunião do Conselho Municipal de Educação

Realizou-se, no Salão Nobre dos Paços do Município, a primeira reunião do Conselho Municipal de Educação. Este Conselho é um órgão consultivo e tem como objetivo promover, a nível municipal, a participação de várias entidades representativas da comunidade educativa em questões de âmbito da política educativa do concelho de Figueira de Castelo Rodrigo.

A ordem de trabalhos contemplou, para além da tomada de posse dos membros que farão parte deste órgão para o quadriénio de 2022/2025, a análise de temáticas da situação escolar e do funcionamento dos diversos estabelecimentos de ensino no ano letivo 2021/2022, que agora termina, bem como a análise e aprovação da 1ª Revisão da Carta Educativa.

– Festival Cultural da Raia Histórica | Projeto “Raia”

O Cais Fluvial de Barca d’Alva recebeu o espetáculo “Raia”. Esta iniciativa decorreu no âmbito do Festival Cultural da Raia Histórica, projeto cultural promovido pela CIMBSE, que prevê a realização de 25 espetáculos distribuídos pelos Municípios de Figueira, Almeida, Mêda, Trancoso e Pinhel. O objetivo principal deste projeto é a promoção da itinerância cultural e a valorização do associativismo nestes territórios.

– Final do Torneio de Futebol de 7

Tiveram lugar, no Estádio Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo, os jogos de apuramento para o 3° e 4° lugar e a final do Torneio de Futebol de 7, organizado pelo Ginásio Clube Figueirense.

O Vice-Presidente da Câmara Municipal, Alfeu Nascimento, esteve presente nesta iniciativa, entregando os troféus e prémios às equipas participantes, numa tarde desportiva repleta de competitividade e Fair Play, juntando bastantes adeptos nas bancadas do Estádio Municipal.

– Verão Desportivo em Figueira de Castelo Rodrigo

Mais de uma centena e meia de crianças e jovens participaram nas atividades no Verão Desportivo, uma iniciativa levada a cabo pelo Município de Figueira de Castelo Rodrigo.

Este foi um dos momentos alto do Verão para muitas crianças do nosso Concelho, que teve como objetivo principal promover o convívio entre os mais novos, levando-os a viver experiências enriquecedoras e impulsionar o trabalho em equipa, o espírito de liberdade, diversão, partilha e respeito pela natureza.

– Câmara Municipal atribuiu apoio financeiro extraordinário às Juntas de Freguesia do concelho, por forma a promoverem e organizarem festividades culturais e religiosas

Considerando a importância das tradições religiosas e culturais associadas às festividades nas freguesias do concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, a Câmara Municipal Figueirense atribuiu um apoio financeiro extraordinário, de cerca de 40 mil euros, a todas as Juntas e Uniões de Freguesias para as festividades que se irão realizar até ao fim do ano.

A Câmara decidiu atribuir às Juntas e Uniões de Freguesias um pacote financeiro baseado no número de aldeias e número de população residente, que lhes permite, assim, apoiar as festividades que estão programadas, mantendo vivos os costumes de cada terra, salvaguardando a tradição e a possibilidade das famílias se continuarem a reunir e a socializar neste tipo de eventos, dando continuidade à história e costumes, preservando, também, todo o património material e imaterial que é passado entre gerações.

– Projeto “Ouvir Hoje” do Festival Cultural da Raia Histórica

O Largo Mateus de Castro recebeu o espetáculo comunitário “Ouvir Hoje”, coordenado pelos Serviços Sociais da Câmara Municipal de Pinhel. Esta iniciativa decorreu no âmbito do Festival Cultural da Raia Histórica, projeto cultural promovido pela CIMBSE, que prevê a realização de 25 espetáculos distribuídos pelos Municípios de Figueira, Almeida, Mêda, Trancoso e Pinhel. O objetivo principal deste projeto é a promoção da itinerância cultural e a valorização do associativismo nestes territórios.

– Feriado Municipal e Inauguração do Centro Interpretativo da Batalha de Castelo Rodrigo

Figueira de Castelo Rodrigo celebrou o seu Feriado Municipal. A cerimónia começou com o Hastear da Bandeira nos Paços do Concelho, contando com a presença da Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira.

O 358.º aniversário da Batalha de Castelo Rodrigo continuou com a celebração do Feriado Municipal, no Salão Nobre da Câmara Municipal, repleto de convidados e Figueirenses, a fim de participarem na Sessão Solene Comemorativa.

Depois disso, foi inaugurado o Centro Interpretativo da Batalha de Castelo Rodrigo. Uma obra que consegue, finalmente, evocar e imortalizar uma das batalhas mais importantes da Guerra da Restauração da Independência, travada a 7 de julho de 1664.

Foi também assinado um protocolo de cooperação entre o Centro Interpretativo da Batalha de Castelo Rodrigo e a Fundação Batalha de Aljubarrota, na pessoa do Presidente do Conselho de Administração desta instituição, que permitirá criar sinergias entre os Centros, criando novas valências e oportunidades de trabalho em conjunto.

As cerimónias contaram, ainda, com o descerramento de uma placa de homenagem à memória de Armando José Gomes Baltazar, cuja família doou algum do seu património à Câmara Municipal há vários anos, sendo agora reconhecido esse ato de generosidade e altruísmo.

Ao fim da tarde, juntamente com os elementos da Junta de Freguesia de Mata de Lobos, homenageámos Pedro Jacques de Magalhães, com a deposição de uma coroa de flores na cruz que perpetua a memória de um dos maiores heróis da Batalha de Castelo Rodrigo.

– Recriação Histórica da Batalha de Castelo Rodrigo

No dia 7 de julho, o coração da aldeia de Mata de Lobos foi o lugar escolhido para a primeira contenda da Recriação Histórica da Batalha de Castelo Rodrigo. O Largo Dr. Ricardo Machado vestiu-se a rigor e voltou a 1664, recebendo a recriação da Batalha Final, que opôs as tropas portuguesas às tropas espanholas nos campos da Salgadela, num espetáculo que contou com uma plateia repleta de pessoas que puderam reviver a História dos nossos antepassados.

No dia 8 de julho, as ruas de Castelo Rodrigo recuaram no tempo e encheram-se de vida para receberem o cortejo que abriu oficialmente as festividades em Castelo Rodrigo. Militares, nobreza, clero e povo desfilaram pelo Burgo, terminando, depois, com um repasto seiscentista no Palácio de Cristóvão de Moura enquanto o sol se punha. A noite terminou com música e dança e um espetáculo de fogo.

No dia 9 de julho, apesar das temperaturas muito elevadas, o Ultimato Espanhol e a Recriação da Batalha de Castelo Rodrigo foram dois grandes atrativos para os visitantes que estiveram em Castelo Rodrigo. À noite, a aldeia histórica encheu-se de gente para apreciar o Milagre de Nossa Senhora de Aguiar e o espetáculo de fogo e saltimbancos.

No último dia da Recriação Histórica, 10 de julho, o exército vitorioso calcorreou as ruas da Aldeia Histórica, num cortejo vitorioso depois da batalha final, terminando com o julgamento dos prisioneiros. Por fim, o Palácio de Cristóvão de Moura acolheu o grande espetáculo de encerramento, depois de quatro dias que permitiram a todos os visitantes voltar a 1664.

– 13.º aniversário do Moto Clube Castelo Rodrigo

O executivo municipal esteve no Largo Mateus de Castro na celebração do 13.º aniversário do Moto Clube Castelo Rodrigo num pequeno-almoço motard levado a cabo por esta associação.

O Presidente da Câmara parabenizou esta associação por mais um ano de vida, agradecendo aos seus associados e a todos os que fizeram e fazem parte da direção da associação pela dinâmica que têm vindo a criar no Concelho em todas as atividades que realizam, tornando-se embaixadores de Figueira de Castelo Rodrigo onde quer que estejam.

Fico também prometido que em 2023 Figueira de Castelo Rodrigo receberá, novamente, a concentração motard.

– Lavagem e desinfeção de contentores de lixo do Concelho

A Câmara Municipal levou a cabo, em colaboração com a Associação de Municípios da Cova da Beira, uma operação de lavagem e desinfeção aos contentores de lixo de todo o Concelho.

Esta iniciativa ganhou ainda mais importância ao contribuir para a proteção da saúde pública do Concelho, num período de temperaturas altas e com o regresso de muitos emigrantes.

– Reunião sobre as ocorrências no Concelho relacionadas com os incêndios

Depois de dias com temperaturas elevadas, e com ocorrências registadas no Concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, entretanto finalizadas, o Presidente da Câmara Municipal reuniu com a Proteção Civil Municipal, a Guarda Nacional Republicana (GNR), o Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR, os Bombeiros Voluntários Figueirenses e os Sapadores Florestais por forma a receber o feedback de todas estas entidades relativamente aos eventos ocorridos e ao estado atual das ocorrências do Concelho.

– Assinatura do contrato de financiamento para os Bombeiros Voluntários Figueirenses

O Presidente da Câmara Municipal recebeu o Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território no Centro Interpretativo da Batalha de Castelo Rodrigo, onde se realizou a cerimónia da assinatura do contrato de financiamento das obras de renovação da cobertura do Pavilhão Multiusos da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários Figueirenses.

O contrato foi assinado pelo Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, pela representante da CCDRC – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, pela Diretora Geral da DGAL – Direção-Geral das Autarquias Locais, e pelo Presidente da Direção da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários Figueirenses.

Este financiamento permite uma intervenção na cobertura de amianto daquele edifício, estando provado que causa problemas de saúde. O Presidente da Câmara agradeceu ainda aos Bombeiros Voluntários por todo o trabalho e dedicação neste período crítico de incêndios.

– Reunião do Conselho de Navegabilidade do Douro em Figueira de Castelo Rodrigo

Figueira de Castelo Rodrigo recebeu uma reunião do Conselho de Navegabilidade do Douro, que juntou mais de 20 entidades ligadas ao rio Douro, entre Municípios, associações e empresas.

Foi a primeira vez, desde que existe o Conselho de Navegabilidade do Douro, que se realizou este tipo de reuniões em Figueira de Castelo Rodrigo, onde se discutiram diversas temáticas, procurando fixar estratégias conjuntas para a promoção do Douro, num trabalho em rede e de proximidade entre todos os agentes.

– Reunião de acompanhamento da CPCJ de Figueira de Castelo Rodrigo

Realizou-se uma reunião de acompanhamento da CPCJ – Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Figueira de Castelo Rodrigo, dirigida pelo Equipa Técnica Regional do Centro (ETRC) da CNPDPCJ, que contou também com a presença da Presidente da CPCJ, a Vereadora Lígia Lopes, bem como com diversos elementos que a integram.

Esta reunião discutiu assuntos considerados relevantes para o bom funcionamento da CPCJ, priorizando sempre o interesse das crianças e jovens do nosso concelho, com o objetivo de os proteger e proporcionar um futuro melhor.

– Aumentado o caudal ecológico da Ribeira de Santa Maria de Aguiar a pensar nos nossos agricultores

O Município, em estreita articulação com a EPAL e as Águas do Vale do Tejo, após análise técnica da situação de seca que o país e o Concelho atravessam, aferiu a capacidade de armazenamento existente na barragem de Santa Maria de Aguiar.

Sendo esta barragem uma excelente reserva de água potável, e os níveis terem sido considerados positivos, foi determinado aumentar o caudal ecológico na ribeira de Santa Maria de Aguiar, de modo a assegurar a conservação e a manutenção dos ecossistemas aquáticos naturais daquela linha de água, bastante importante para o nosso território.

Deste modo, foi possível assegurar a continuidade de todas as culturas agrícolas e a manutenção da atividade pecuária dos aglomerados populacionais por onde passa a ribeira de Santa Maria de Aguiar, sendo atividades de enorme importância para a economia local.

– Atribuição de bolsas de estudo

A Câmara Municipal atribuiu bolsas de estudo aos estudantes do Concelho que estão a frequentar cursos superiores. Esta medida está integrada numa estratégia de apoio aos agregados familiares do Concelho, garantindo melhores condições de estudo e qualidade de vida a estes estudantes.

A entrega das bolsas de estudo decorreu no Salão Nobre, com os alunos bolseiros a serem recebidos pelo Presidente, juntamente com o Vice-Presidente e a Vereador, entregando-lhes este importante apoio.

– XXIII Slalom Castelo Rodrigo e 3ª Grande Perícia Automóvel de Figueira de Castelo Rodrigo foram um sucesso

Depois de um passeio pela vila, os 40 pilotos presentes no Slalom Castelo Rodrigo, o maior número de inscritos até agora numa prova da competição nacional, deram espetáculo no Estádio Municipal para as bancadas repletas de espetadores, na noite de sábado.

No domingo, o asfalto da Avenida Dr. Francisco Sá Carneiro recebeu a terceira edição da Grande Perícia Automóvel de Figueira de Castelo Rodrigo. A rua encheu-se de público para apreciar a técnica e os barulhos dos motores dos diversos carros participantes.

O fim de semana foi repleto de emoção, com muitos visitantes a visitarem o Concelho, levando a que este evento, em parceria com o Clube Escape Livre, fosse um sucesso. Os pilotos de Figueira de Castelo Rodrigo receberam, ainda, uma recordação da Câmara Municipal pela sua prestação.

– Centro de Apoio e Acolhimento Empresarial em fase de acabamentos finais

As intervenções no Centro de Apoio e Acolhimento Empresarial de Figueira de Castelo Rodrigo já se encontram na fase final de execução, nomeadamente no que diz respeito à instalação elétrica dos pavilhões e à construção de rampas de acesso.

Esta infraestrutura, que não se encontrava em condições de funcionamento, vai permitir incentivar a fixação de empresas, oferecendo excelentes condições físicas e logísticas para acolher empreendedores e empresas, estimulando a atividade empresarial no Concelho de Figueira de Castelo Rodrigo.

– Celebração do Dia Mundial dos Avós

Mais de 400 avós reuniram-se no Largo Mateus de Castro a fim de celebrarem o dia que lhes é dedicado: o Dia Mundial dos Avós. Depois do almoço convívio, todos os participantes puderam assistir ao teatro musical “Os Dias da Rádio”, relembrando os tempos de infância, fazendo depois o gosto ao pé com a atuação do Rancho Folclórico “Flor do Campo”, de Souropires.

O executivo municipal esteve com os grupos que participaram neste dia especial, tendo que se referir a importância das gerações com mais experiência para a comunidade, reforçando que Figueira de Castelo Rodrigo é um Concelho inclusivo, dando as melhores condições de vida a todos os que nele residem. O Presidente agradeceu, também, a todos os funcionários e diretores das IPSS pelo trabalho meritório que realizam no nosso território, tomando conta dos nossos.

– Aquisição de terrenos na Zona Industrial pela empresa CARM – Casa Agrícola Reboredo Madeira

Juntamente com o Engenheiro Celso Madeira, da empresa CARM – Casa Agrícola Reboredo Madeira, que exporta vinhos e azeite para mais de 40 países, efetuámos as escrituras relativas à venda de três lotes de terreno, na Zona Industrial, com uma área total de cerca de 10 000 m2.

A aquisição destes terrenos permitirá a esta empresa realizar um investimento no concelho que ronda, numa primeira fase, os 600 mil euros, alargando, assim, a atividade da sua empresa para Figueira de Castelo Rodrigo, criando, com isso, uma nova dinâmica na economia concelhia a curto e médio prazo.

– Festa de encerramento do Verão Desportivo

Terminou, no Parque de Lazer de Castelo Rodrigo, o Verão Desportivo, levado a cabo pela Câmara Municipal. O último dia foi pautado por muita animação, boa disposição, convívio e muitos sorrisos, numa festa especial com insufláveis, festa da espuma e outras surpresas.

Ao longo do mês de julho, mais de 150 crianças e jovens do Concelho conviveram e divertiram-se em atividades desportivas, recreativas, educativas, culturais e ambientais, contando também com intercâmbios com outros Concelhos.

O Verão Desportivo foi uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo, tendo como finalidade o desenvolvimento de atividades de ocupação de tempos livres durante o período de férias escolares de verão.

O Presidente agradeceu a todos os funcionários o empenho e dedicação que colocaram nesta edição, tornando-a num êxito.

– Apoios à natalidade

Foram atribuídos mais quatro apoios à natalidade a jovens casais do nosso Concelho.

Estes apoios estão inseridos no apoio social e incentivo à fixação de pessoas e famílias em vigor, permitindo ajudar os pais com algumas das despesas relativas aos seus bebés.

– Constituição do Conselho Cinegético e da Conservação da Fauna Municipal

O Conselho Cinegético e da Conservação da Fauna Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo foi oficialmente constituído, tendo sido realizada nos Paços do Concelho a primeira reunião deste organismo com funções consultivas.

Este órgão tem como objetivo contribuir para gestão e exploração dos recursos cinegéticos, por forma a propiciar que o fomento cinegético e o exercício da caça, bem como a conservação da fauna, contribuam para o desenvolvimento local, nomeadamente para a melhoria da qualidade de vida das populações rurais.

– Castelo Rodrigo já tem serviço de ATM a funcionar

A Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo já tem instalado o serviço de ATM, disponível no edifício do Posto de Turismo. Já é possível levantar dinheiro numa das melhores Aldeias Turísticas do Mundo, um serviço que não existia e que irá contribuir para o desenvolvimento e promoção do turismo.

O Presidente da Câmara, e também Vice-Presidente das Aldeias Históricas de Portugal, utilizou simbolicamente este serviço como forma de promoção deste novo equipamento que está agora à disposição de todos os residentes e visitantes de Castelo Rodrigo.

– Figueira de Castelo Rodrigo reconhecido como “Município Amigo do Desporto”

Figueira de Castelo Rodrigo foi reconhecido como “Município Amigo do Desporto”. Esta distinção, enquadrada no Plano de Ação Nacional para a Atividade Física (PANAF), destaca o trabalho desenvolvido pela Câmara Municipal relativamente às ações de divulgação e promoção da atividade física, com diversos parâmetros a serem avaliados, nomeadamente a organização desportiva, eventos, programas, equipamentos e desporto solidário.

O Programa “Município Amigo do Desporto” constitui uma rede de municípios portugueses, criando um grupo de partilha de boas práticas, de benchmarking e de formação em relação ao modelo de intervenção dos municípios nas práticas de atividades físicas e no desenvolvimento desportivo.

– Festival Cultural da Raia Histórica | Projeto “Das Cavernas”

O Anfiteatro, junto ao Pavilhão dos Desportos, acolheu o espetáculo comunitário “Das Cavernas”, coordenado pelo Grupo de Amigos do Manigoto.

Esta iniciativa decorreu no âmbito do Festival Cultural da Raia Histórica, projeto cultural promovido pela CIMBSE, que prevê a realização de 25 espetáculos distribuídos pelos Municípios de Figueira, Almeida, Mêda, Trancoso e Pinhel.

O objetivo principal deste projeto é a promoção da itinerância cultural e a valorização do associativismo nestes territórios.

– Visita ao Espaço de Fisioterapia de Vermiosa

O executivo municipal visitou o novo Espaço de Fisioterapia de Vermiosa, criado pela ACSM – Associação Cultural, Social e de Melhoramento desta freguesia, com o apoio financeiro da Câmara Municipal.

Este equipamento ganha ainda mais importância ao melhorar o bem-estar da população que pode agora usufruir deste serviço.

– “Festas da Vila” trouxeram milhares de pessoas a Figueira de Castelo Rodrigo

O Largo Serpa Pinto foi pequeno para a enchente de visitantes durante as “Festas da Vila”. Durante quatro dias, a vila e o concelho beneficiaram da dinâmica criada por estas festividades.

Para além dos concertos, houve mostra de atividades económicas e de produtos endógenos, tasquinhas e artesanato. O feedback dos expositores foi muito positivo.

Para além dos concertos de artistas como o Maninho, Fernando Daniel e a banda The Gift, um dos maiores sucessos destas festividades foi o Dia dos Idades. A “Idades Parade Color Party” encheu as artérias da vila de grupos de Idades com música, animação, cor e convívio, algo único no país.

Estamos já a trabalhar para a versão das festividades em 2023, melhorando ainda mais e inovando para que a economia local e os Figueirenses beneficiem ainda mais destas festas, desfrutando delas com as suas famílias e amigos.

– Feira de ano e Baile do Emigrante

O executivo municipal esteve presente no dia da Feira de ano, ouvindo os feirantes e todas as pessoas que se deslocaram ao recinto da feira, essencialmente os nossos emigrantes, sendo que a maioria regressou ao país onde estão a trabalhar nesse fim de semana.

A pensar neles, houve à noite um espetáculo da Banda Renovação 3, no “Baile do Emigrante”, levado a cabo pela Câmara Municipal no Largo Serpa Pinto.

Com isto, foi possível terem uma noite diferente, despedindo-se da sua terra da melhor maneira, com muita animação e música.

– Reunião de acompanhamento do Cartão de Saúde Municipal

O Presidente da Câmara levou a cabo uma reunião que teve como finalidade fazer o acompanhamento dos serviços prestados pelo Cartão de Saúde Municipal. Nesta reunião, o Presidente da Câmara reuniu com os responsáveis da Casa de Saúde de São Mateus, a responsável do Centro de Saúde de Figueira de Castelo Rodrigo e técnicos do Município.

Conseguiu-se concluir que o serviço está a funcionar com toda a normalidade. Constatou-se, também, que as alterações que este executivo realizou na prestação dos serviços trouxeram melhorias consideráveis nos cuidados de saúde aos munícipes.

Vai-se continuar a reforçar estes serviços à nossa população, porque a saúde de todos está em primeiro lugar.

– Contratos-programa com o Ginásio Clube Figueirense e a Associação Cultural e Desportiva Reigadense

A Câmara Municipal levou a cabo a assinatura de dois contratos-programa com duas associações do Concelho.

Primeiro com o Ginásio Clube Figueirense, para a época 2022/2023, considerando que a prática do desporto reúne vários interesses da vida quotidiana da população, tornando-se uma área de atuação fulcral através da conduta valorativa ao nível social, educacional e cultural.

Este contrato-programa tem por objeto a execução de um programa de desenvolvimento desportivo, consubstanciado o âmbito específico do apoio destinado à promoção e prática de desporto da secção desportiva do Ginásio Clube Figueirense, instituição centenário, para fomento da prática do futebol, andebol e atletismo no Concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, especificamente junto dos alunos das escolas, incentivando-os para a prática desportiva.

Depois, com a ARCDR – Associação Recreativa Cultural e Desportiva Reigadense, devido à promoção e apoio ao associativismo na prossecução dos interesses das populações e na importância que se reveste este apoio ao movimento associativo para o desenvolvimento cultural do Concelho.

O presente contrato-programa pretende apoiar e promover o desenvolvimento de atividades e a realização de eventos relacionados com a atividade económica de interesse das nossas populações e manter vivo o associativismo que tanta falta faz ao progresso das nossas Freguesias.

– Ações de limpeza de terrenos da Câmara Municipal

A Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo levou a cabo diversas ações de limpeza dos terrenos dos quais é proprietária.

Estas iniciativas, para além da gestão e limpeza destes espaços, são fundamentais para manter estes locais limpos e melhorar a qualidade do meio ambiente, preservando a salubridade da vila.

– Figueira de Castelo Rodrigo vai requalificar e criar novos espaços verdes

A Câmara Municipal viu aprovada a candidatura ao projeto “Rearborização de espaços verdes e criação de ilhas-sombra em meio urbano”, com um valor de cerca de 75 mil euros, que irá permitir requalificar e criar novos espaços verdes na sede do concelho.

Com esta aprovação, vai ser possível requalificar todos os espaços verdes presentes no Largo Serpa Pinto e no Largo Mateus de Castro, uma alteração que irá garantir uma maior sustentabilidade ambiental, restaurando, valorizando e protegendo os espaços públicos face aos riscos a que a população está sujeita devido às alterações climáticas.

Nesta candidatura está também prevista a criação de uma nova zona verde, no Loteamento da Somague, englobando a plantação de quase 150 espécies arbóreas e mais de 2500 herbáceas, tendo como finalidade o melhoramento deste espaço urbano, proporcionando mais qualidade de vida a todos os que vivem e passeiam naquela zona da vila.

Esta candidatura enquadra-se no Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020).

– Ação de sensibilização “Vamos falar sobre a CPCJ”

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Figueira de Castelo Rodrigo, promoveu uma ação de sensibilização “Vamos falar sobre a CPCJ”, dirigida a Educadores de Infância, Professores, Técnicos Superiores, Assistentes Técnicos e Assistentes Operacionais de todos os estabelecimentos de ensino do Concelho.

Considerando que a Escola é a maior aliada na identificação e na sinalização de situações de perigo que envolvem crianças e jovens e da importância do trabalho em parceria, a CPCJ pretendeu, com esta atividade, alertar e informar estes profissionais sobre o Sistema de Promoção e Proteção, clarificando dúvidas e desmistificando ideias preconcebidas sobre o desempenho da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens.

A ação de sensibilização “Vamos falar da CPCJ” contou com a presença da Sra. Vereadora, que preside a CPCJ, tendo sido orientada pelo Dr. Hélio Bento Ferreira, Coordenador na Equipa Técnica do Centro da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens.

– Pintura da Escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico

Antes de começar o ano letivo, o Município de Figueira de Castelo Rodrigo procedeu à renovação da pintura das fachadas e de diversos equipamentos urbanos da Escola do 1º Ciclo do Ensino Básico.

Esta iniciativa permite às nossas crianças desfrutarem do novo ano escolar na sua escola com um ambiente renovado, alegre, apelativo e com melhores condições.

– Entrega de material do programa “Young Engineers”

No âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar, a Câmara Municipal entregou à Direção do Agrupamento de Escolas de Figueira de Castelo Rodrigo os novos materiais relativos ao programa “Young Engineers”.

Juntamente com a Vereadora com o pelouro da Educação, o Presidente da Câmara entregou oficialmente estas novas ferramentas que permitirão atualizar e adaptar o desenvolvimento dos conteúdos às matérias e a forma de ensinar aos objetivos programáticos escolares, bem como ao projeto pedagógico de cada turma.

Na referida sessão participaram todos os professores do 1.º CEB, professores de matemática, ciências, físico-química e biologia, bem como educadores de infância, tendo havido ainda uma sessão demonstrativa do material.

– Câmara inaugurou sala para estimulação sensorial no Agrupamento de Escolas

No âmbito do Plano Inovador de Combate ao Insucesso e Abandono Escolar, a Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo inaugurou uma sala sensorial, num espaço com equipamento de Snoezelen, no Agrupamento de Escolas deste concelho. Trata-se de uma área multissensorial equipada com materiais específicos, tendo como objetivo a estimulação sensorial e a diminuição dos níveis de ansiedade e de tensão através do relaxamento.

Este espaço terapêutico e inovador poderá ser usado por alunos de todas as idades, contendo luzes, sons, cores e objetos que estimulam os sentidos primários dos estudantes que necessitem, dando a sensação de alegria, prazer e bem-estar, tendo em conta as necessidades e o ritmo de cada um. Esta sala permite, também, promover o relaxamento, lazer e diversão, bem como explorar, descobrir e controlar o ambiente, incentivando ainda o movimento e a motivação para a aprendizagem.

– Receção de boas-vindas aos professores do Agrupamento de Escolas

Teve lugar a cerimónia de receção de boas-vindas a todos os professores do Agrupamento de Escolas de Figueira de Castelo Rodrigo.

O Presidente da Câmara desejou um ótimo ano letivo a todos os docentes que estão a lecionar no nosso Concelho, reiterando que o Município continua a empenhar-se diariamente em prol do ensino e da educação, oferecendo as melhores condições aos alunos, professores e pessoal não docente.

Do programa, constou também a visita ao Centro Interpretativo da Batalha de Castelo Rodrigo (CIBCR) e à Adega Cooperativa de Figueira de Castelo Rodrigo.

– Entrega de diplomas do quadro de valor e de excelência

No dia em que o novo ano letivo 2022/2023 principiou, foram atribuídos, na Escola Secundária, os diplomas do quadro de valor e de excelência do Agrupamento, destacando e valorizando o desempenho escolar.

Esta iniciativa contou com a presença do Presidente e da Vereadora da Câmara Municipal, juntamente com os membros da Direção do Agrupamento de Escolas e das técnicas de Educação do Município.

O Município de Figueira de Castelo Rodrigo desejou a todos os alunos um ótimo ano letivo.

– Festival Cultural da Raia Histórica | Projeto “Lendas, Rezas e Bezenduras”

A sede do Ginásio Clube Figueirense recebeu o espetáculo comunitário “Lendas, Rezas e Benzeduras”, coordenado pela Associação “Conheça a sua aldeia – O Freixo”.

Esta iniciativa decorreu no âmbito do Festival Cultural da Raia Histórica, projeto cultural promovido pela CIMBSE, que realiza 25 espetáculos distribuídos pelos Municípios de Figueira de Castelo Rodrigo, Almeida, Mêda, Trancoso e Pinhel. O objetivo principal deste projeto é a promoção da itinerância cultural e a valorização do associativismo nestes territórios.

– Câmara ofereceu os livros de fichas de atividades a todos os alunos do 1.º e 2.º CEB

A Câmara Municipal ofereceu os livros de fichas de atividades a todos os alunos da rede pública do concelho Figueirense do 1.º CEB, nomeadamente do primeiro ao quarto ano, e também aos alunos do 2.º CEB, do quinto e sexto ano.

Esta iniciativa incluiu todos os alunos, quer sejam abrangidos pela ação social escolar ou não, que receberam, assim, gratuitamente estes livros distribuídos pela autarquia.

Este apoio da Câmara Municipal torna-se ainda mais importante devido à conjuntura atual, nomeadamente a inflação que tem vindo a crescer a nível nacional, e com os preços dos materiais a ficarem mais caros.

Com esta oferta, é possível apoiar as famílias do concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, de modo a que todos os alunos e todas as alunas possam dispor gratuitamente dos livros de fichas e possam aceder a outros recursos sem prejuízo da sua aprendizagem, retirando essa carga financeira dos agregados familiares.

– Sessão de esclarecimentos | Raia Histórica

A Raia Histórica, em parceria com o Município de Figueira de Castelo Rodrigo, organizou uma sessão de divulgação, no auditório da Casa da Cultura, com o objetivo de apresentar os apoios disponíveis no âmbito do PDR2020, na medida 10.2.1.3 – Diversificação de Atividades na Exploração Agrícola.

Os setores passíveis de financiamento com apoio de 50% do investimento elegível são, entre outros exemplos: o turismo em espaço rural, a restauração, a animação turística, dentro da exploração agrícola. Esta sessão ganha relevância por sermos um concelho maioritariamente agrícola, com os nossos agricultores a terem prejuízos avultados devido ao verão severo.

– O Município de Figueira de Castelo Rodrigo, na senda dos apoios que tem vindo a conceder ao associativismo no nosso Concelho, assinou com a Associação “O Janeirinho”, da Freguesia de Escalhão, um Contrato-Programa, que permite apoiar financeiramente esta associação.

– Reabertura de troço da Linha do Douro até Barca D’Alva

O Presidente da Câmara Municipal, Carlos Condesso, em declarações ao Porto Canal, voltou a defender a reabertura do troço da Linha do Douro até Barca D’Alva, depois da análise da CCDR-Norte ter considerado este investimento “um projeto de interesse regional e nacional”.

– Passeio Ribacôa Clássicos

Decorreu a passagem do passeio Ribacôa Clássicos pelo nosso concelho, com paragem obrigatória na Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo.

A receção dos participantes, vindos de todo o país e com maior incidência de Lisboa, foi feita dentro das muralhas do castelo.

Esta foi uma iniciativa promovida pelo nosso conterrâneo Telmo Ramalho, através da sua plataforma Carburador.PT, com o apoio da Territórios do Côa, ADR.

– Obras de reconstrução do Parque de Lazer de Castelo Rodrigo

Após três anos de abandono, que resultou na deterioração completa dos equipamentos interiores, as obras de reconstrução do restaurante do Parque de Lazer de Castelo Rodrigo avançam a bom ritmo.

– Município assinalou o Dia Mundial do Turismo

Sendo o concelho de Figueira de Castelo Rodrigo reconhecido como um destino turístico de excelência a nível nacional e internacional, o Município associou-se ao Dia Mundial do Turismo. “Repensar o Turismo” é a temática deste ano, que destaca a oportunidade de refletir como se faz  e gere o turismo.

– III Encontro Transfronteiriço de Património

Decorreu o III Encontro Transfronteiriço de Património, dois dias de atividades que decorreram entre Mata de Lobos e Sobradillo, em Espanha. O objetivo deste terceiro Encontro Transfronteiriço foi congregar pessoas e coletivos associativos do território de Figueira de Castelo Rodrigo, do Vale do Côa e do Vale do Águeda, das comunidades raianas da vizinha Comarca de Ciudad Rodrigo, da província de Salamanca e da comunidade autónoma de Castela e Leão, em Mata de Lobos e Sobradillo juntando durante dois dias pessoas e associações que têm trabalhado sobre o tema da cultura raiana.

– Abertura do ano letivo 2022/2023 da Academia Figueira Sénior

O Presidente da Câmara Municipal e a Vereadora da Educação deram as boas-vindas para mais um ano letivo aos alunos da Academia Figueira Sénior. Um projeto do Município que encerra uma grande missão pela sua resposta social destinada a todos os cidadãos do Concelho com mais de 50 anos.

A oferta curricular é vasta e as inscrições estão sempre abertas para os que quiserem fazer parte deste projeto social. Para além dos momentos musicais e de poesia, a Professora Maria João André foi a palestrante da tarde com o tema “Envelhecimento ativo e saudável”.

– Concerto de Música Clássica na Igreja Matriz de Escalhão

No âmbito do projeto “Roteiro Cultural do Património e dos Poetas do Douro Superior”, a Associação de Municípios do Douro Superior e o Município de Figueira de Castelo Rodrigo, realizaram, na Igreja Matriz de Escalhão, o concerto de música clássica com o Quarteto Abalone.

Foi possível ouvir alguns dos maiores clássicos da música mundial dentro de um espaço emblemático do Concelho, que se encheu com a população a apreciar uma iniciativa que consegui juntar a música e o património em plena sinergia.

– Abertura e aumento do valor das bolsas de estudo

A Câmara Municipal abriu as candidaturas para a atribuição das bolsas de estudo para os estudantes do concelho de Figueira de Castelo Rodrigo que ingressaram no Ensino Superior ou em Cursos de Especialização Tecnológica no presente ano letivo. Este valor foi atualizado e o apoio sofreu um aumento de 55,68 euros, (cerca de 8%), fixando-se agora nos 746,11 euros, valor que não era alterado desde 2011.

– Visita da Secretária de Estado do Turismo, Comércio e Serviços

A Secretária de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Rita Marques, visitou o nosso Concelho, com técnicos do Turismo de Portugal e das Infraestruturas de Portugal, tendo como principal objetivo encontrar uma solução conjunta para a reabilitação da Estação de Barca D’Alva.

A reabilitação da Estação de Barca D’Alva não inviabiliza o projeto estruturante da reabertura da linha do Douro entre o Pocinho e Barca D’Alva, visto que as Infraestruturas de Portugal têm apenas prevista uma área de 20m2 para centro de apoio e bilheteira, não sendo necessário todo o espaço da atual Estação, desta forma torna-se necessário recuperar este imóvel para fins turísticos.

A Secretária de Estado e o Presidente da Câmara Municipal visitaram ainda outros locais com potencialidades turísticas, por forma a encontrarem soluções de financiamento para obras que permitam dotar de melhores condições alguns espaços, para que no futuro se possam cativar ainda mais visitantes ao Concelho.

– Reunião do Conselho Municipal de Educação

Realizou-se a Reunião do Conselho Municipal de Educação presidido pela Vereadora Lígia Lopes. Estiveram ainda presentes os representantes do Agrupamentos de Escolas do Concelho, da GNR, das Associações de Pais, da Assembleia Municipal, das Autarquias de Freguesia, das instituições de solidariedade social, representante da Associação de Estudantes e dos Serviços de Saúde.

A ordem de trabalhos contemplou o balanço do início do ano letivo 2022/2023, onde foi analisada a situação escolar e o funcionamento do Estabelecimentos de Ensino Pré-Escolar e do Ensino básico.

Foi também levado a discussão as medidas implementadas no âmbito da Ação Social Escolar e ainda Plano de Transportes Escolares para o ano letivo 2022 / 2023, que prevê 3 circuitos em autocarros para transportar diariamente 124 alunos.

– 90 cidadãos do concelho foram operados às cataratas

Em menos de um ano, foram operadas gratuitamente 90 pessoas graças ao protocolo celebrado entre o Município, a Fundação Álvaro Carvalho e a The Claude and Sofia Marion Foundation.

Com esta medida, já foi possível proporcionar mais qualidade de vida, saúde e recuperar alguma independência aos munícipes operados.

– Assinatura Contrato-Programa com a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Figueirenses

A Câmara Municipal assinou um contrato-programa com a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Figueirenses, relativa ao apoio da empreitada a ser levada a cabo no pavilhão desta associação.

– Reabertura das Piscinas Municipais Cobertas de Figueira de Castelo Rodrigo depois de quatro anos encerradas

A Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo reabriu as Piscinas Municipais Cobertas depois de terem estado encerradas durante quatro anos, colocando assim à disposição da população este importante equipamento.

As Piscinas Municipais Cobertas de Figueira de Castelo Rodrigo são um equipamento desportivo de excelência, permitindo contribuir para a melhoria de qualidade de vida dos seus utilizadores. Assim sendo, para além de ser possível à população em geral usufruir de sessões livres, a Câmara Municipal tem disponíveis aulas de natação para as crianças dos jardins de infância do concelho, para jovens de diversos grupos de idade, hidroginástica e ainda aulas para os alunos da Academia Figueira Sénior, sendo também um importante equipamento para usufruto dos alunos do Agrupamento de Escolas Figueirense.

A intervenção realizada no edifício aumentou sua a eficiência energética, tendo sido alterado o seu funcionamento de combustíveis fósseis para biomassa, reestruturando ainda o sistema de aquecimento e arrefecimento da nave da piscina e introduzindo painéis solares para o aquecimento da água. Foi ainda reformulado o sistema de drenagem de águas pluviais e reestabelecidos os revestimentos exteriores das fachadas do edifício.