Comemoração do Feriado Municipal

350 anos da Batalha de Castelo Rodrigo.

O Município de Figueira de Castelo Rodrigo assinalou o seu feriado municipal do dia 7 de Julho com pompa e circunstancia.
Foi um dia preenchido com múltiplas atividades, principiando-se com a cerimónia do hastear da bandeira nos Paços do Concelho.
No decurso da manhã realizou-se inauguração do Chafariz da Devesa e do Parque de Manutenção de Figueira, enquanto decorria no Largo Serpa Pinto o programa televisivo da RTP “Verão Total” com os apresentadores Sónia Araújo e Sérgio.
Porém, o apogeu do feriado municipal realizou-se pelas 17 horas com a realização da sessão solene das comemorações dos 350 anos da Batalha de Castelo Rodrigo no Pavilhão dos Desportos. O Senhor Presidente da Câmara Municipal fez as honras da casa com a abertura da sessão, seguindo-se a Cerimónia de obliteração de um Inteiro Postal comemorativo dos 350 anos da Batalha de Castelo Rodrigo. A Sessão Solene contou com uma descrição da Batalha de Castelo Rodrigo exposta pelo Senhor Professor Manuel Braga da Cruz e com uma breve exposição do Vice-chefe do Estado-Maior do Exército, General António Campos Gil. Finalizou a sessão solene o Exmo. Senhor General António Ramalho Eanes, em representação do Senhor Presidente da República Prof. Doutor Aníbal Cavaco Silva. Ainda no Pavilhão dos Desportos foi descerrada a primeira pedra do futuro Centro Interpretativo da Batalha de Castelo Rodrigo que se pretende construir em Figueira de Castelo Rodrigo num espaço amavelmente doado pelo ex-presidente da Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo – Sr. Fernando Guerra Bordalo.
Seguiu-se a visita aos Campos da Salgadela, junto ao Padrão de Pedro Jacques de Magalhães, onde um pelotão do Exército homenageou os heróis e resistentes combatentes do passado.
O encerramento das cerimónias decorreram no Largo Serpa Pinto com um concerto da Banda Sinfónica do Exercito que abrilhantou o serão com um espetáculo e único e memorável.

Este dia ficará certamente na memória dos Figueirenses!

Reportagem Local Visão