Crianças do 1º Ciclo e Pré- Escolar recriaram o Cantar das Janeiras em Figueira de Castelo Rodrigo

“Vamos cantar as janeiras
Vamos cantar as janeiras
Por esses quintais adentro vamos
Às raparigas solteiras”

Mais uma quadra natalícia se viveu em Figueira de Castelo Rodrigo que encerra hoje com a Epifania do Senhor, mais conhecida pelos “Reis”. Nestas terras de Ribacôa a tradição ainda é o que era, hoje as crianças do 1º Ciclo e do Pré-Escolar do Concelho deixaram as suas salas de aula e vieram cantar as “Janeiras”. Com este dia lindo de sol, foram recebidos no Jardim da Câmara Municipal pelo Executivo Municipal e pelos funcionários da Autarquia.
As crianças entoaram os cânticos tradicionais, acompanhadas à guitarra pelos seus professores.
São momentos importantes na nossa cultura, representam uma recuperação e reafirmação das nossas tradições. Estas canções são também uma forma de se desejar um feliz Ano Novo.
No final houve uma lembrança para todos, a fazer lembrar também as prendas que os Reis Magos levaram ao presépio de Belém e entregaram ao Menino Jesus, Ouro, Incenso e Mirra.