Em menos de um ano programa da Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo já permitiu operar às cataratas 90 munícipes

A menos de um ano da assinatura do protocolo de oftalmologia “Dar Visão ao Interior, Dar Visão a Figueira de Castelo Rodrigo”, levado a cabo pela Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo, a Fundação Álvaro Carvalho e a The Claude and Sofia Marion Foundation, já foi possível operar gratuitamente às cataratas 90 cidadãos do concelho Figueirense.

Conscientes dos problemas oftalmológicos existentes na população do concelho, a Câmara Municipal começou, há quase um ano, a proporcionar operações gratuitas aos munícipes que sofrem com cataratas e a necessitar de intervenção cirúrgica, desde que cumpram os critérios de acesso, critérios esses que obedecem a prioridades clínicas e sociais.

O processo, realizado em estreita colaboração com o Centro de Saúde local, que faz a triagem dos doentes, tem vindo a obter resultados extremamente positivos, dando melhor qualidade de vida no dia a dia dos munícipes que tinham problemas de visão.

No dia em que se realizam as operações, os cidadãos são sempre acompanhados por técnicos da Câmara Municipal, deslocando-se depois a uma consulta de pós-operatório, por forma a aferir o estado de evolução de cada paciente.

A Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo vai continuar no futuro com este programa, visto que uma grande parte da população ainda sofre do problema de cataratas e a resposta do Serviço Nacional de Saúde é muito morosa e não é compatível com as necessidades da população.