Entidades Figueirenses distinguidas no âmbito da metodologia ES+

 

MIES (Mapa de Inovação e Empreendedorismo Social) é um projeto de investigação que tem como objetivo mapear iniciativas de elevado potencial de empreendedorismo social em Portugal.
Na 1ª fase, foi considerada a região Norte, Centro e Alentejo.
O foco desta metodologia está na análise de competitividade e inovação dos modelos de negócio sociais, e na divulgação e disseminação das boas práticas. O projeto dá especial atenção à comunicação e partilha do conhecimento gerado, produção de conteúdos e da organização de eventos. O MIES abrange todas as iniciativas que têm o seu foco na resolução de problemas sociais e ambientais.
Anualmente, neste projeto, são distinguidas iniciativas de entidades que tenham nos seus objectivos a promoção de impactos sociais e ambientais positivos. O ES+ distingue-se por ser uma metodologia de avaliação desses impactos, através de entrevistas e inquéritos aprofundados sobre a acção das iniciativas identificadas.
Entre as 4000 iniciativas identificadas, foram certificadas 134, sendo que três delas são no distrito da Guarda e duas no concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, a ATN – Associação de Transumância e Natureza, dedicada à preservação e à biodiversidade, e o Programa de Novos Povoadores, que visa combater as assimetrias demográficas no território português.
O Juri desta iniciativa foi presidido pelo Prof. Filipe Santos da escola de gestão INSEAD, actual Gestor do programa governativo Portugal Inovação Social.
Estão de parabéns estes projetos, as pessoas que os tornam possíveis e todo o Concelho.