Feira do Almendro

Todos os anos, por altura das amendoeiras em flor, a romaria está garantida até Barca D’Alva e até à povoação espanhola de La Fregeneda.
É já no próximo Domingo, dia 7 de Março, que milhares de visitantes, oriundos de vários pontos do país e das vizinhas províncias espanholas, cruzam a ponte internacional sobre o Rio Águeda e se juntam na já tradicional “Feira do Almendro”, em Barca D’Alva. A festa proporciona uma feira com produtos tradicionais da região, que se estende entre o cais turístico-fluvial e a antiga estação de caminho de ferro.
A aldeia ribeirinha do Concelho de Figueira de Castelo Rodrigo atrai por esta altura, milhares de visitantes que procuram a beleza das amendoeiras em flor, as magníficas paisagens das arribas dos rios Douro e Águeda, os produtos regionais e os pratos típicos da região.
A tradição da “Festa do Almendro” prevê que os governos locais de ambos os lados da fronteira se reúnam anualmente para juntos celebrarem “El dia del Almendro”, e simbolicamente plantarem uma amendoeira.
Nesta festa estreitam-se os laços de amizade, partilham-se histórias, cruzam-se tradições, provam-se os sabores tão típicos da região com uma gastronomia tão rica nos dois lados da fronteira luso-espanhola. É neste “Dia del Almendro” que estas duas localidades dão as boas vindas à Primavera, com uma das festas mais atractivas e tradicionais da zona raiana.