Figueira de Castelo Rodrigo comemorou Feriado Municipal

Recordámos ontem um dos feitos maiores do nosso Concelho, a “Batalha da Salgadela”, travada a 7 de julho de 1664, um dia imortalizado na nossa história que todos os anos honramos ao celebrar o nosso Feriado Municipal. Foi com a elevação, que este dia festivo nos merece, que decorreram todos os atos solenes, iniciando-se com o Hastear das Bandeiras nos Paços do Concelho, seguido pela Sessão Solene. Tivemos a honra de poder receber o Sr. Secretário de Estado da Proteção Civil, José Artur Neves, e contámos ainda com a presença de diversas entidades militares e civis e muitos munícipes que, assim, nos honraram com a sua presença. Durante a Sessão Solene foram entregues as bolsas de estudo a 13 jovens que ingressaram no ensino superior no ano transato. Este subsídio, atribuído anualmente pela autarquia, tem como objetivo apoiar e motivar os jovens do Concelho, no que diz respeito à sua formação académica. A todos, formulamos votos de grandes sucessos e felicidades. Momento também importante foi a apresentação da aplicação “V”, uma nova forma de interação com os Munícipes. Esta aplicação vai permitir a todos que se deparem com uma situação anómala de qualquer índole, que a participem ao Município para que este, possa agir de forma célere para a sua resolução. De seguida visitou-se o Futuro Centro Interpretativo da Batalha da Salgadela, obra que muito nos orgulha e que irá imortalizar nas nossas memórias essa Batalha, que hoje lembramos, a nossa cultura e as nossas tradições. Uma obra também muito desejada era a Rua Artur Seixas, que de um sonho passou a uma realidade, que a partir de hoje poderá usufruir com toda a segurança. O dia não terminou sem que, nos campos da Salgadela em Mata de Lobos, fosse apresentada mais uma edição da “Salgadela a Batalha”, que este ano decorrerá nos próximos dias 9, 10 e 11 de agosto. O Município agradece a presença de todos nas atividades que enobreceram este dia de Feriado Municipal.

Viva o Concelho de Figueira de Castelo Rodrigo!