Figueira de Castelo Rodrigo comemorou mais um Feriado Municipal

Foi com elevação que o concelho de Figueira de Castelo Rodrigo comemorou mais um Feriado Municipal, um dia histórico em que relembramos a valentia das nossas gentes, que na célebre Batalha da Salgadela derrotou os inimigos espanhóis com um número reduzido de combatentes.

As celebrações iniciaram-se com o Hastear das Bandeiras nos Paços do Concelho. Já pelas 14h decorreu no Salão Nobre da Câmara Municipal a Sessão Solene evocativa deste dia, onde foi lembrada a importância que a história tem nas nossas vidas. São legados que os nossos antepassados nos transmitiram, que nos dignificam e que nos compete valorizar e respeitar. Este ato solene contou com a presença do Sr. Secretário de Estado das Autarquias Locais, Dr. Carlos Miguel, entidades civis e militares e de muitos Figueirenses que se quiseram associar a esta celebração.

Ao cumprir um ano, a Plataforma de Ciência Aberta (Barca d’Alva), pois a sua inauguração ocorreu em 7 de julho de 2017, fez um balanço da atividade desenvolvida, projetos, parcerias, iniciativas, eventos e sucessos alcançados até ao momento.

Visitou-se o futuro “Centro Interpretativo da Batalha da Salgadela”, localizado bem no coração da Vila, uma infraestrutura que para além de vir a permitir uma recriação multimédia da Batalha, oferece elementos para uma melhor compreensão da mesma, dos seus protagonistas diretos e indiretos e das suas consequências.