Heritage Fashion / Património é Moda 2013

O Palácio Cristóvão de Moura, na Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo, vai ser novamente o palco de excelência para a realização da 2ª edição do evento de moda ‘Heritage Fashion/Património é Moda’. Este evento, que vai decorrer no dia 6 de Julho, pelas 21:30H, num monumento nacional de referência na região, tem por base a promoção do património através da moda, originando uma combinação agradável pela simbologia que transporta a história e a contemporaneidade.

A Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo, consciente da necessidade de se continuar a potenciar a Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo como destino turístico de excelência, dando a conhecer a Aldeia Histórica e a região a novos públicos, nacionais e internacionais e, consequentemente, os produtos que a caraterizam e a distinguem das restantes regiões, aliando a moda à monumentalidade do património edificado, associando também a história à modernidade dos tempos, vai assim promover em parceria com a Associação das Aldeias Históricas de Portugal, o Instituto do Território e a Universidade da Beira Interior, mais um evento diferenciador e marcante para a região.

Na edição deste ano, vão participar os designers de moda nacionais Katty Xiomara, Anabela Baldaque e Miguel Gigante. Este último, apresentará uma coleção inspirada nas Aldeias Históricas. Destaque ainda para a participação de Rute Cruz e Ângela Lopes, duas designers de moda de Figueira de Castelo Rodrigo, que apresentarão 12 coordenados, para além da participação de jovens designers selecionados no Concurso PFN (Portuguese Fashion News), organizado pela Associação Selectiva Moda e diplomados da UBI.
Para desfilar na passerelle do ‘Heritage Fashion’ foram ainda selecionados cinco jovens figueirenses, que terão assim a possibilidade de apresentar peças de designers nacionais na sua terra natal.

A Câmara de Figueira de Castelo Rodrigo acredita que as dinâmicas resultantes deste evento podem originar ganhos de escala para o concelho e para a região, sendo capaz de atrair um vasto e importante público.
Este evento está inserido no âmbito da Estratégia de Eficiência Coletiva PROVERE das Aldeias Históricas de Portugal.