“Maus Tratos a Crianças e Jovens”, Um Tema Mediático Debatido em Figueira de Castelo Rodrigo

Realizou-se no passado dia 8 de Junho o III Encontro da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens em Perigo de Figueira de Castelo Rodrigo. Este III Encontro realizou-se no auditório da Casa da Cultura local, com diversas apresentações dedicadas ao tema “Maus Tratos a Crianças e Jovens“.

Ao longo de todo o dia houve a oportunidade de debater ideias e factos sobre esta temática; os oradores tentaram identificar as várias formas de maus tratos, bem como alertar a comunidade para estes factos e para a denúncia deste flagelo cada vez mais presente na nossa sociedade.

No 1º painel, realizado na parte da manhã, usaram da palavra dois reconhecidos especialistas em Medicina Legal. Teresa Magalhães, Directora da Delegação Norte do Instituto Nacional de Medicina Legal, falou sobre “O Valor Diagnóstico das Lesões”; Agostinho Santos, Director do Serviço de Patologia Forense da Delegação Norte do mesmo Instituto apresentou a sua visão sobre “O Abuso Mortal”. Ambos apresentaram casos concretos sobre a presença de abusos em crianças. Se por um lado Teresa Magalhães abordou o aparecimento de lesões e a sua origem, premeditada ou acidental, já Agostinho Santos abordou o tema pela causa da morte de crianças, com imagens de autópsias realizadas a crianças.

Da parte de tarde, no 2º painel, foi a vez de ouvir o Juiz Conselheiro Armando Leandro, Presidente da Comissão Nacional de Protecção de Crianças e Jovens em Risco, numa apresentação sobre “O que é e o que não é abuso”. Armando Leandro aproveitou o facto de se ter deslocado à Beira Interior para agradecer os esforços feitos nas comunidades locais, nomeadamente em Figueira de Castelo Rodrigo. Nas palavras do Presidente da Comissão Nacional, o “localismo e uma comunicação de proximidade são dois dos principais factores de despiste e/ou verificação da existência de abusos”.
Para finalizar as apresentações, esteve Sónia Filipa Marques, representante do Ministério Público junto do Tribunal Judicial da Comarca de Figueira de Castelo Rodrigo, com as explicações legais e regulamentais de como “Sinalizar e Denunciar a Suspeita de Abuso ”.

Sob o olhar atento da assistência, constituída na sua maior parte por alunos das Escolas do concelho, os vários oradores puderam discorrer sobre um tema tão mediático nos dias de hoje, com o aparecimento quase diário de notícias sobre abusos e maus tratos em crianças.
No final do III Encontro, houve ainda a oportunidade de visitar uma exposição de trabalhos dos alunos das Escolas de Figueira de Castelo Rodrigo.