Município de Figueira de Castelo Rodrigo fez sucesso na Feira Ibérica de Turismo

O Município de Figueira de Castelo Rodrigo marcou presença e teve um surpreendente sucesso perante as centenas de stands exibidos na terceira edição da Feira Ibérica do Turismo (FIT), na Guarda. Uma feira de referência nacional e internacional do turismo, contando nesta terceira edição com mais de 30 mil visitantes.

O Município Figueirense atento à necessidade de criar uma imagem que dignificasse este Concelho nas suas presenças em certames do género, e que desse a conhecer as suas raízes históricas, e tornando mais visível a exposição dos produtos endógenos, cuja qualidade leva mais longe o bom nome do Município, inaugurou neste evento o seu novo stand (dotado de novo design e novas capacidades), no mesmo dia em que a abertura da FIT foi oficializada pelo Primeiro-Ministro. António Costa que percorreu a FIT não deixou de fazer uma “paragem” no nosso stand para saudar e felicitar as nossas gentes, degustar as nossas deliciosas iguarias e provar os magníficos vinhos da nossa região.

Um dos momentos também marcantes para Figueira de Castelo Rodrigo durante este evento de turismo internacional aconteceu durante a apresentação do Concelho, no stand da CIM BSE (Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela), onde estiveram em destaque as características do território, a nossa cultura, o património e o caso de sucesso do Cartão de Saúde Municipal, caso único em toda a Europa, bem como a importância da reserva da Faia Brava no nosso Concelho, a única reserva privada no país.

Divulgou-se ainda durante esta apresentação, os eventos que vão animar e marcar o próximo verão figueirense. De referir que foi revelada em primeira mão uma novidade chamada “Villa Templariis”, um evento que promete aos visitantes um recou no tempo e recriar momentos históricos na Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo e encher de vida as ruas desta aldeia. Esta apresentação contou com a alegria e boa disposição do Grupo de Concertinas de Figueira de Castelo Rodrigo, que contagiaram as centenas de pessoas presentes, sem ficarem indiferentes aos sons peculiares dos nossos artistas, que lapidaram o resto do serão e que contribuíram também para o sucesso do nosso stand na FIT.

Ao longo destes quatro dias, o nosso Município foi sem dúvida um sucesso, milhares de pessoas curiosas dirigiram-se até ao stand, para descobrir o de que melhor existe no nosso Concelho, momento esse que teve como atrativos essenciais os vários shows de cozinha do Curso de Cozinha da Escola Secundária de Figueira de Castelo Rodrigo, a D. Orminda (Doce Minda), com o fabrico ao vivo das suas deliciosas e tentadoras flores de Escalhão, assim como o desempenho dos colaboradores dos Postos de Turismo, perante um evento que não teve mãos a medir.

Este foi um certame onde o convívio ganhou privilégio entre agentes turísticos, empresários, investidores e municípios ali representados, fomentando a intercomunicação, a troca de contactos, descobrir a importância dos eventos, o desenvolvimento de parcerias, a experiência de sentir os paladares e sabores das várias entidades ali presentes. Um evento que proporcionou uma divulgação e difusão do nosso Concelho, além-fronteiras.