Obras de conservação e restauro do icónico “Chafariz dos Pretos”.

A Câmara Municipal está a proceder a obras de conservação e restauro do “Chafariz dos Pretos”.
Encontrando-se este ex-líbris de Figueira de Castelo Rodrigo num estado avançado de degradação, a autarquia contratou uma empresa especializada em conservação e restauro para realizar uma intervenção de limpeza e conservação, corrigindo operações realizadas com materiais e técnicas incorretas e inapropriadas, que ao longo do tempo foram adulterando e reconstruindo inesteticamente o chafariz.
Será revista a componente hidráulica, assim como as tubagens e o sistema de drenagem e far-se-á, ainda, o isolamento do tanque, evitando fugas de água.
Está também prevista uma melhoria na envolvente do chafariz.
Apelidado de “Chafariz dos Pretos”, este marco emblemático de Figueira de Castelo Rodrigo foi construído na segunda metade do Sec. XIX. Durante anos abasteceu a vila de água fresca, tendo sido cenário de alguns romances, onde os rapazes e raparigas usavam a desculpa de ir à água, aproveitando para namorar. Sobre este chafariz recai a lenda antiga das raparigas que bebessem água do “Chafariz dos Pretos” casavam em Figueira de Castelo Rodrigo.
Continuamos a preservar o nosso valioso património edificado e afetivo da nossa memória coletiva.