20200729 0901

Projeto Escola Ciência Viva vai ser instalado na Plataforma de Ciência Aberta da Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo

A Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo viu aprovada a instalação de uma Escola Ciência Viva na Plataforma de Ciência Aberta, num projeto que irá permitir receber alunos do 1.º ciclo e pré-escolar dos Agrupamentos de Escolas raianos de Figueira de Castelo Rodrigo, Almeida e Freixo de Espada à Cinta (num total de mais de 600 alunos), tendo como objetivo alargar a iniciativa a outros concelhos.

Esta candidatura irá proporcionar aos alunos, ao longo de vários dias, a oportunidade de implementarem diversas atividades construídas pela equipa da Plataforma de Ciência Aberta e por professores, numa candidatura de aproximadamente 40 mil euros, financiada a 100%, e que irá ocorrer entre maio de 2023 e março de 2025.

A Escola Ciência Viva é uma iniciativa inovadora da Rede de Centros Ciência Viva que aplica os recursos da museologia científica contemporânea ao primeiro ciclo do ensino básico, com um currículo que combina o trabalho prático e experimental no ensino das ciências com o ambiente educativo característico de um Centro de Ciência.

O estabelecimento de uma Escola Ciência Viva na Plataforma de Ciência Aberta da Câmara Municipal tem como objetivo construir um programa inclusivo de educação em STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics) focado em temas socialmente relevantes, identificados pela comunidade educativa, e alinhados com o currículo escolar.

A Escola Ciência Viva na Plataforma de Ciência Aberta incluirá os seguintes tipos de atividades:

– Oficinas STEAM, que promovem o ensino experimental das ciências, a literacia científica e, ao mesmo tempo, o conhecimento do território;

– Saídas de campo, com sessões de exploração do território e colaboração com parceiros locais;

– Encontro com Cientistas, sessões práticas e de diálogo com investigadores e profissionais ligados à ciência e inovação;

– Ciência Aberta à Comunidade, onde os alunos apresentarão o trabalho desenvolvido durante a semana a elementos convidados da comunidade (outros professores/alunos, pais, parceiros locais, etc.).

Outros dos aspetos inovadores deste projeto será o mobiliário, que será produzido localmente a partir de resíduos de plásticos dos habitantes locais, através da utilização das máquinas Precious Plastic.