Segundo grupo de munícipes de Figueira de Castelo Rodrigo operados às cataratas

O Município de Figueira de Castelo Rodrigo, no seguimento do protocolo “Dar Visão ao Interior, Dar Visão a Figueira de Castelo Rodrigo”, assinado em novembro deste ano com a Fundação Álvaro Carvalho na especialidade de oftalmologia, levou o segundo grupo de munícipes a serem operados gratuitamente às cataratas.
Assim sendo, depois de operados os 13 utentes que vão neste segundo grupo, a Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo, sempre em estreita colaboração com o Centro de Saúde local, já conseguiu ajudar cerca de 30 pessoas a ter uma melhoria significativa na sua visão e, consequentemente, no seu quotidiano.
Carlos Condesso, Presidente da Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo, afirma que, com este segundo grupo a ser operado, “conseguimos cumprir os números anunciados para este ano, dando mais qualidade de vida aos nossos munícipes, proporcionando-lhes um Natal bem mais feliz”. O autarca reitera que “enquanto houver uma pessoa no concelho que se enquadre no protocolo e que necessite da operação, será operado gratuitamente”.
O protocolo levado a cabo pela autarquia Figueirense e a Fundação Álvaro Carvalho pretende operar doentes do concelho de Figueira de Castelo Rodrigo com cataratas e a necessitar de intervenção cirúrgica, desde que cumpram os critérios de acesso, critérios esses que obedecem a prioridades clínicas e sociais, aliviando e substituindo o Serviço Nacional de Saúde, que não consegue dar respostas em tempo útil a problemas relativos a esta especialidade médica.