Algodres
Situada 15 km a noroeste da vila de Figueira de Castelo Rodrigo, Algodres pertence a este concelho desde 24 de Outubro de 1855. Até ai integrava o concelho de Almendra, extinto naquela data.
Almofala
Inserida num vale e com o Rio Águeda a separá-la de Espanha, Almofala foi atrativo para vários povos. A presença romana é bem visível na torre e na Ara votiva que nos fala da CIVITAS COBELCORUM.
Barca d’Alva
O lugar paradisíaco de Barca d’Alva fica situado em pleno Parque Natural do Douro Internacional, onde começa a navegabilidade do Douro e onde o Águeda se encontra com o Douro. Terra de encantos e magia, com encostas íngremes repletas de olivais, amendoais e vinhedos.
Bizarril
O Bizarril fica situado a 9km de Figueira de Castelo Rodrigo. O povoado fica a norte da confluência dos ribeiros do Avelal e do Cordeiro, encaixado entre as Serras do Cerejal e da Marofa.
Castelo Rodrigo
Castelo Rodrigo está situado numa elevação de 820 metros, de onde se vislumbra a Serra da Marofa, a vila de Figueira de Castelo Rodrigo e uma vastidão de paisagens que chegam até à vizinha Espanha.
Cinco Vilas
Localizada a 15 km da sede do Concelho, as Cinco Vilas situa-se num vale fértil. Segundo a tradição, Vila Nova terá sido primitivo nome desta freguesia. Foi no seu termo que nasceu a célebre Ordem Militar de S. Julião do Pereiro, confirmada em 1167 pelo Papa Alexandre III.
Colmeal
O nome Colmenal surge mencionado pela primeira vez quando a povoação foi doada aos monges de São Julião do Pereiro. É um caso único nos anais da justiça portuguesa: os habitantes foram despejados por ordem do tribunal, em Julho de 1957. A povoação passou a ser uma aldeia fantasma.
Escalhão
A Freguesia de Escalhão fica situada a 8 km da sede do Concelho, num planalto de onde se vislumbram largos horizontes. Foi ao longo dos tempos terra importante deste Concelho, devido à sua grande riqueza económica e humana.
Escarigo
Escarigo fica situado na margem esquerda da Ribeira de Tourões, mesmo junto à fronteira. O seu topónimo deve ser proveniente de um nome pessoal Hispano-Visigótico ”ASCARIUS” que se usou até finais do séc. XI no noroeste peninsular.
Figueira de Castelo Rodrigo
Situada na margem esquerda da Ribeira de Aguiar, a sede do Concelho, é uma terra de encantos. O seu imaculado casario, as suas paisagens e os ninhos das Cegonhas são imagens que embelezam ainda mais esta Vila. A sede administrativa do Concelho é hoje uma florescente e moderna Vila, mas que há apenas dois séculos tinha uma função secundária.
Freixeda do Torrão
Situada na aba norte da Serra da Marofa, esta Freguesia está implantada num vale largo, a 5 km da sede do Concelho. O mais antigo documento relativo à freguesia data de 1190. A instituição paroquial deverá ser do séc. XIV, tendo sido abadia da apresentação do ordinário.
Luzelos
A aldeia dos Luzelos é de fundação muito antiga. Aqui se encontram sepulturas antropomórficas e uma “Villa” romama. Para norte da povoação estende-se a Serra da Marofa, avistando-se o morro mais alto, o de S. Marcos e outros mais pequenos, como o “Póio da Pomba”, o “Póio das Cabras” e o “Póio Largo”.
Mata de Lobos
Freguesia situada a 5 km a este da sede do Concelho. O mais antigo documento conhecido que menciona a Freguesia remonta a 1165 e refere-se a doações feitas por Fernando II de Leão ao Mosteiro de Santa Maria de Aguiar.
Milheiro
A povoação, isolada no meio da Serra, é composta por escassa meia dúzia de casas, Fica Situada a Oeste do Bizarril. Para quem vem da sede da freguesia, ao passar a ponte sobre o rio Côa, vira para norte da foz do Ribeiro de Avelal, atravessando-o e subindo pela margem direita até ultrapassar o “cabeço do judeu”.
Nave Redonda
Nave Redonda é um lugar anexo a Castelo Rodrigo, distando 6km da sede do Concelho. O orago é São Tiago. À entrada da povoação vê-se uma imagem de Santo Amaro, esculpida em pedra. Para além da estrada que une a sede do Concelho à aldeia de Escarigo, o lugar é servido também por outra que liga à freguesia de Mata de Lobos.
Penha de Águia
Situada na Serra de São Marcos a 10 km para noroeste da sede do Concelho. A igreja de Penha de Águia é mencionada em 1395 no “Tombo da Beira”.
Quintã de Pêro Martins
Situada na extremidade ocidental de um planalto, entre os declives da Serra da Marofa e as arribas do Côa é a freguesia mais ocidental das freguesias figueirenses.
Reigada
Freguesia inserida num extenso planalto a 650 metros de altitude, distando da sede do Concelho 13 km. É povoação muito antiga, dela se falando em 1190 numa doação feita por Afonso IX, Rei de Leão. Foi uma herdade doada à Ordem de São Julião do Pereiro.
Vale de Afonsinho
Vale de Afonsinho fica situado na margem direita do Rio Côa, a 8 km para poente da sede do Concelho. É a freguesia mais pequena do Concelho em termos de área e analisando todos os recenseamentos desde 1527, verifica-se que sempre registou o menor número de habitantes.
Vermiosa
Situada a 13 km a sudoeste da sede do Concelho, bem junto à fronteira com Espanha. O povoamento da Freguesia é antiquíssimo, como o atestam a grande quantidade de sepulturas antropomórficas. Os primeiros documentos conhecidos que se referem à Freguesia são do séc. XII, no qual se menciona no ano de 1176 “Vermeosa”.
Vilar de Amargo
Situada a cerca de 9 km da sede do Concelho, num monte fragoso de onde se descobrem para Nascente as povoações de Escalhão e Mata de Lobos, para Sul vislumbra-se Figueira e Castelo Rodrigo e para Poente a Freixeda do Torrão.
Vilar Torpim
Vilar Torpim situa-se a 9 km a Sudoeste da sede do Concelho, na margem direita da ribeira de Avelar, afluente do Rio Côa. A primeira referência a “VIllar de Turpino” surge no documento de doação de Fernando II de Leão à ordem de S. Julião do Pereiro no ano de 1176.