1
Algodres

Situada 15 km a noroeste da vila de Figueira de Castelo Rodrigo, Algodres pertence a este concelho desde 24 de Outubro de 1855. Até ai integrava o concelho de Almendra, extinto naquela data.

2
Almofala

Inserida num vale e com o Rio Águeda a separá-la de Espanha, Almofala foi atrativo para vários povos. A presença romana é bem visível na torre e na Ara votiva que nos fala da CIVITAS COBELCORUM.

3
Barca d’Alva

O lugar paradisíaco de Barca d’Alva fica situado em pleno Parque Natural do Douro Internacional, onde começa a navegabilidade do Douro e onde o Águeda se encontra com o Douro. Terra de encantos e magia, com encostas íngremes repletas de olivais, amendoais e vinhedos.

4
Bizarril

O Bizarril fica situado a 9km de Figueira de Castelo Rodrigo. O povoado fica a norte da confluência dos ribeiros do Avelal e do Cordeiro, encaixado entre as Serras do Cerejal e da Marofa.

5
Castelo Rodrigo

Castelo Rodrigo está situado numa elevação de 820 metros, de onde se vislumbra a Serra da Marofa, a vila de Figueira de Castelo Rodrigo e uma vastidão de paisagens que chegam até à vizinha Espanha.

6
Cinco Vilas

Localizada a 15 km da sede do Concelho, as Cinco Vilas situa-se num vale fértil. Segundo a tradição, Vila Nova terá sido primitivo nome desta freguesia. Foi no seu termo que nasceu a célebre Ordem Militar de S. Julião do Pereiro, confirmada em 1167 pelo Papa Alexandre III.

7
Colmeal

O nome Colmenal surge mencionado pela primeira vez quando a povoação foi doada aos monges de São Julião do Pereiro. É um caso único nos anais da justiça portuguesa: os habitantes foram despejados por ordem do tribunal, em Julho de 1957. A povoação passou a ser uma aldeia fantasma.

8
Escalhão

A Freguesia de Escalhão fica situada a 8 km da sede do Concelho, num planalto de onde se vislumbram largos horizontes. Foi ao longo dos tempos terra importante deste Concelho, devido à sua grande riqueza económica e humana.

9
Escarigo

Escarigo fica situado na margem esquerda da Ribeira de Tourões, mesmo junto à fronteira. O seu topónimo deve ser proveniente de um nome pessoal Hispano-Visigótico ”ASCARIUS” que se usou até finais do séc. XI no noroeste peninsular.

10
Figueira de Castelo Rodrigo

Situada na margem esquerda da Ribeira de Aguiar, a sede do Concelho, é uma terra de encantos. O seu imaculado casario, as suas paisagens e os ninhos das Cegonhas são imagens que embelezam ainda mais esta Vila. A sede administrativa do Concelho é hoje uma florescente e moderna Vila, mas que há apenas dois séculos tinha uma função secundária.

11
Freixeda do Torrão

Situada na aba norte da Serra da Marofa, esta Freguesia está implantada num vale largo, a 5 km da sede do Concelho. O mais antigo documento relativo à freguesia data de 1190. A instituição paroquial deverá ser do séc. XIV, tendo sido abadia da apresentação do ordinário.

12
Luzelos

A aldeia dos Luzelos é de fundação muito antiga. Aqui se encontram sepulturas antropomórficas e uma “Villa” romama. Para norte da povoação estende-se a Serra da Marofa, avistando-se o morro mais alto, o de S. Marcos e outros mais pequenos, como o “Póio da Pomba”, o “Póio das Cabras” e o “Póio Largo”.

13
Mata de Lobos

Freguesia situada a 5 km a este da sede do Concelho. O mais antigo documento conhecido que menciona a Freguesia remonta a 1165 e refere-se a doações feitas por Fernando II de Leão ao Mosteiro de Santa Maria de Aguiar.

14
Milheiro

A povoação, isolada no meio da Serra, é composta por escassa meia dúzia de casas, Fica Situada a Oeste do Bizarril. Para quem vem da sede da freguesia, ao passar a ponte sobre o rio Côa, vira para norte da foz do Ribeiro de Avelal, atravessando-o e subindo pela margem direita até ultrapassar o “cabeço do judeu”.

15
Nave Redonda

Nave Redonda é um lugar anexo a Castelo Rodrigo, distando 6km da sede do Concelho. O orago é São Tiago. À entrada da povoação vê-se uma imagem de Santo Amaro, esculpida em pedra. Para além da estrada que une a sede do Concelho à aldeia de Escarigo, o lugar é servido também por outra que liga à freguesia de Mata de Lobos.

16
Penha de Águia

Situada na Serra de São Marcos a 10 km para noroeste da sede do Concelho. A igreja de Penha de Águia é mencionada em 1395 no “Tombo da Beira”.

17
Quintã de Pêro Martins

Situada na extremidade ocidental de um planalto, entre os declives da Serra da Marofa e as arribas do Côa é a freguesia mais ocidental das freguesias figueirenses.

18
Reigada

Freguesia inserida num extenso planalto a 650 metros de altitude, distando da sede do Concelho 13 km. É povoação muito antiga, dela se falando em 1190 numa doação feita por Afonso IX, Rei de Leão. Foi uma herdade doada à Ordem de São Julião do Pereiro.

19
Vale de Afonsinho

Vale de Afonsinho fica situado na margem direita do Rio Côa, a 8 km para poente da sede do Concelho. É a freguesia mais pequena do Concelho em termos de área e analisando todos os recenseamentos desde 1527, verifica-se que sempre registou o menor número de habitantes.

20
Vermiosa

Situada a 13 km a sudoeste da sede do Concelho, bem junto à fronteira com Espanha. O povoamento da Freguesia é antiquíssimo, como o atestam a grande quantidade de sepulturas antropomórficas. Os primeiros documentos conhecidos que se referem à Freguesia são do séc. XII, no qual se menciona no ano de 1176 “Vermeosa”.

21
Vilar de Amargo

Situada a cerca de 9 km da sede do Concelho, num monte fragoso de onde se descobrem para Nascente as povoações de Escalhão e Mata de Lobos, para Sul vislumbra-se Figueira e Castelo Rodrigo e para Poente a Freixeda do Torrão.

22
Vilar Torpim

Vilar Torpim situa-se a 9 km a Sudoeste da sede do Concelho, na margem direita da ribeira de Avelar, afluente do Rio Côa. A primeira referência a “VIllar de Turpino” surge no documento de doação de Fernando II de Leão à ordem de S. Julião do Pereiro no ano de 1176.