Comemorações do feriado municipal de F. C. Rodrigo decorrem de 6 a 8 de Julho

Nesse dia, os espanhóis procuravam a todo o custo reassumir o domínio de Portugal. Para celebrar o feriado municipal de Figueira de Castelo Rodrigo, comemorado nesta data em que se recorda o episódio mais marcante da história do concelho, a autarquia lança uma obra para o futuro, com a inauguração do novo Mercado Municipal Coberto.

O ponto alto das comemorações será a inauguração, na tarde do dia 7 de Julho, dessa mesma infra-estrutura, uma obra que há muito era reivindicada pelos feirantes e figueirenses em geral e que a autarquia figueirense levou a bom porto, numa arquitectura de referência utilitária e moderna para fazer face às necessidades actuais.

A autarquia figueirense aproveita ainda para, numa altura em que se assinala o primeiro aniversário da morte de José Saramago, proceder ao lançamento de uma brochura que realça a visita do escritor a Figueira de Castelo Rodrigo, a 17 de Junho de 2009, quando percorreu a viagem do elefante Salomão. Na sessão de lançamento estará presente Pilar del Rio, viúva do único escritor português laureado com um Nobel. António Edmundo Ribeiro, presidente da Câmara Municipal, refere que a publicação «A última viagem de Saramago», «realça essa viagem e o balanço» da vida do escritor. «Dado o acervo que temos, os conteúdos que gravámos e que registámos dessa viagem, quisemos associar-nos à memória da sua morte, lançando esta brochura que realça a visita a Castelo Rodrigo e a promoção que acabou por fazer das Aldeias Históricas no seu conjunto».

Das comemorações, que decorrerão de 6 a 8 de Julho, constam as seguintes actividades:
6 de Julho
. Actuação do Coro Infantil da Casa da Cultura
. Actuação do Grupo de Fados de Coimbra «Fado ao Centro» (com voz de João Farinha)
Largo da Igreja de Figueira de Castelo Rodrigo | 21h30

7 de Julho
. Lançamento da brochura «A última viagem de Saramago»
Salão Nobre da Câmara Municipal | 16h00

. Inauguração do Mercado Municipal Coberto
Novo Mercado Municipal | 17h00

. Actuação do Grupo de Teatro Anim´arte da Casa da Cultura, com a peça «Auto da Índia»
Anfiteatro ao ar livre | 21h30