Comemorações do feriado municipal de Figueira de Castelo Rodrigo

Com a criação de uma rota cultural evocando Saramago e a inauguração do novo mercado municipal coberto, a autarquia pretendeu deixar várias marcas, quer ao nível cultural, quer ao nível das infra-estruturas.

No passado dia 7 de Julho celebrou-se o feriado municipal de Figueira de Castelo Rodrigo, data em que se recorda a Batalha de Salgadela (1664), em que as tropas portuguesas, sob o comando de Pedro Jacques de Magalhães, derrotaram os inimigos espanhóis, que procuravam a todo o custo reassumir o domínio de Portugal.

O ponto alto das comemorações foi a inauguração do novo Mercado Municipal Coberto, uma obra que há muito era reivindicada pelos figueirenses e que a autarquia levou a bom porto. Com a presença de centenas de figueirenses, que se juntaram neste dia de festa, o presidente da Câmara, António Edmundo, aproveitou para informar que “em menos de um ano, a Câmara Municipal conseguiu implementar a estrutura de todo o edifício, construído com o apoio de fundos comunitários.” Falando para uma multidão agradada com o que estava a ver pela primeira vez, António Edmundo Ribeiro disse ainda que “o novo Mercado Municipal é uma obra de todos, que vai estar ao serviço de toda a população, de todos os agricultores do nosso concelho”.

A acompanhar a inauguração do novo Mercado Municipal esteve Pilar del Rio, viúva de José Saramago. A jornalista e presidente da Fundação José Saramago deslocou-se a Figueira de Castelo Rodrigo para, numa altura em que se assinala o primeiro aniversário da morte do escritor laureado com o Nobel da Literatura, proceder ao lançamento de um pequeno livro que realça a visita do escritor a Figueira de Castelo Rodrigo, a 17 de Junho de 2009, quando percorreu a viagem do elefante Salomão. Na sessão de lançamento, que encheu o Salão Nobre da Câmara Municipal, António Edmundo salientou que «A última viagem», a brochura apresentada, é um ponto de partida para um “fluxo de turismo cultural”, pois a cultura “pode e deve ser uma bandeira do desenvolvimento destas paragens, mais desprotegidas”.

Do programa completo das comemorações há ainda que evidenciar a vertente da animação, com várias actividades ao longo dos 3 dias. Assim, houve lugar à actuação do Coro Infantil da Casa da Cultura e do Grupo de Fados de Coimbra «Fado ao Centro», que se realizou no Largo da Igreja (dia 6 de Julho), à actuação do Grupo de Teatro Anim´arte da Casa da Cultura, com a peça «Auto da Índia», levada a cena no Anfiteatro ao ar livre (7 de Julho), e à actuação do Grupo de Teatro Infantil da Casa da Cultura, com a peça «Os Anões da Floresta», desta feita no Auditório da Casa da Cultura (8 de Julho).