IV Concurso de Vinhos da Beira Interior

Oito vinhos de produtores de Figueira de Castelo Rodrigo figuram entre os vinhos premiados no IV Concurso de Vinhos da Beira Interior, cujos resultados foram divulgados no passado dia 18 de Junho. Os vinhos foram seleccionados por um júri especializado composto por 13 elementos, presidido por Luís Lopes, director da Revista de Vinhos.

Dos produtores figueirenses galardoados encontramos a Adega Cooperativa de Figueira de Castelo Rodrigo, a Companhia das Quintas (Quinta do Cardo), a Cobelcos (Vale de Esgueva), as Caves Aliança (D’Aguiar) e a Quinta da Caldeirinha (Aida Roda).
Este reconhecimento indica que a sub-região de Castelo Rodrigo é uma mais-valia do ponto de vista vitivinícola.

A autarquia figueirense congratula-se com o facto dos produtores vinícolas do concelho terem conquistado uma quantidade de prémios considerável, o que eleva o bom nome deste concelho, ao mesmo tempo que vem reconhecer o trabalho dos produtores, dando-lhe redobrada energia para prosseguirem o seu trabalho e a sua produção.

Os vinhos premiados aparecem listados nas várias categorias a concurso: tintos, brancos e rosados. Destes últimos apenas um vinho foi galardoado, exactamente do concelho figueirense. Assim sendo, a listagem dos premiados é a seguinte:

Medalha de Ouro
Quinta do Cardo Touriga Nacional Tinto 2008 (Companhia das Quintas)

Medalha de Prata
Castelo Rodrigo Branco 2010 (Adega Cooperativa de Figueira de Castelo Rodrigo)
Quinta da Caldeirinha Tinto Aragonês 2007 (Aida Roda)
Castelo Rodrigo Branco Síria 2010 (Adega Cooperativa de Figueira de Castelo Rodrigo)
Vale de Esgueva Tinto Touriga Nacional 2009 (Cobelcos)

Menção Honrosa
Quinta do Cardo Branco Síria 2010 (Companhia das Quintas)
Vista Rosado Tinta Roriz 2010 (Caves Aliança)
Quinta da Caldeirinha Cabernet Sauvignon Tinto 2007 (Aida Roda)

A iniciativa foi promovida pelas Associações Empresariais da Guarda e Castelo Branco e pela Comissão Vitivinícola da Beira Interior, com o apoio da Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo, entre outras instituições.