Mundial de Motonáutica de Figueira de Castelo Rodrigo

O MUNICIPIO DE FIGUEIRA DE CASTELO RODRIGO e a FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE MOTONÁUTICA, sob a égide da U.I.M.União Internacional de Motonáutica, organizaram nos dias 05 e 06 de Julho, uma jornada do Campeonato do Mundo de Motonáutica em Fórmula 4, uma das mais prestigiadas provas que integram o calendário do campeonato do mundo.

Pelo terceiro ano consecutivo, Barca D’Alva recebeu esta importante prova de cariz internacional, que  contou com a presença de pilotos dos mais diversos pontos do globo – entre eles o actual Campeão do Mundo, o Inglês Mark Williams.

Sábado (05), foi um dia reservado a uma sessão de treinos livres e uma de cronometrados.
No Domingo (06), os pilotos de F4, aqueceram os motores pela manhã em mais uma sessão de treinos livres e voltaram a entrar em acção ao inicio da tarde, para a última sessão de treinos cronometrados, que antecedeu a corrida a ser concretizada às 17 horas, em 36 voltas ao circuito montado no Rio Douro.

De salientar, que no programa deste evento esteve ainda integrada a quinta jornada do Campeonato Nacional de Motonáutica, nas classes PR 750 (semi-rigidos) e T 750 / T 850 (monocascos).

Nos PR 750, destaque para a já assídua presença do jovem de Figueira de Castelo Rodrigo, Luis Carlos Guerra (Associação Douro e Águeda), apoiado pelo Município, que se iniciou na modalidade através da Fórmula Futuro – classe de Iniciação / Formação para jovens dos 8 aos 18 anos – e que tem primado pelo bom desempenho nas provas do Campeonato.

Com esta iniciativa, a Câmara Municipal pretendeu realçar as potencialidades do concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, dando a conhecer aos milhares de espectadores o seu vasto património paisagístico, histórico, arquitectónico e ambiental, bem como a sua gastronomia, contribuindo também para o desenvolvimento turístico local e regional. Esta prova serve ainda para fomentar a prática dos desportos náuticos na região.