Município de Figueira de Castelo Rodrigo inaugurou monumento de homenagem ao Padre José Canário Martins

O Município de Figueira de Castelo Rodrigo inaugurou hoje um monumento de homenagem a título póstumo, ao Padre José Canário Martins que serviu esta freguesia por mais de seis décadas (1936-2002), teve ao seu cuidado pastoral as paróquias de Figueira de Castelo Rodrigo e Castelo Rodrigo.
Neste ato solene de inauguração e bênção deste monumento marcaram presença para além do Executivo Municipal, Sua Ex.ª Reverendíssima o Sr. Bispo da Guarda, D. Manuel da Rocha Felício, o Padre Victor Lourenço, o Padre António Monteiro e muitos figueirenses que quiseram assim, prestar homenagem ao Padre Canário como era conhecido entre todos.
Nasceu a 30 de Agosto de 1911, em Teixoso-Covilhã e foi ordenado sacerdote a 1 de janeiro de 1934, tendo falecido a 23 de agosto de 2005.
Teve uma vida cheia e culturalmente ativa, colaborava assiduamente em diversos órgãos de comunicação, tendo inclusive sido fundador da folha de Figueira de Castelo Rodrigo no mensageiro Amigo da Verdade. O Padre José Canário Martins foi um dos impulsionadores do famoso cartaz turístico das amendoeiras em flor, no decorrer do ano de 1941. Para a Serra da Marofa idealizou e mandou erigir a mais antiga estátua do Cristo Rei em território nacional e a que se encontra a maior altitude no Mundo, inaugurada em julho de 1956, bem como a Capela de Nossa Senhora de Fátima, a Via-Sacra, as Capelinhas dos Mistérios do Rosário, entre outros.