SEMANA CULTURAL 2014

A abrangência das iniciativas foram transversais, destinadas aos públicos pré-escolares, 1º e 2º Ciclos do ensino básico, contando com apresentações de diversos livros como “O Caracol” de Renato Roque, “As Gémeas da Lua” de Manuela Fonseca e “A Caixa de Hipátia” de Elisabete Bárbara. Estabeleceu-se uma relação de proximidade entre o autor do livro e os estudantes que entusiasticamente participaram nas diversas iniciativas.
A comunidade em geral também aderiu às iniciativas, verificando-se inclusivamente imensas visitas de concidadãos residentes noutros Concelhos que, aproveitando o feriado do 25 de Abril, se deslocaram a Figueira de Castelo Rodrigo para disfrutar da tranquilidade e beleza de nossa terras.
Viveram-se momentos verdadeiramente inspiradores, mergulhados no mundo da cultura, deliciando o público interessado com momentos de infindável prazer e deleite, sempre intercalados com fados de Coimbra na noite de 24 de Abril.
Celebrou-se com dignidade e elevação o quadragésimo aniversário das comemorações do 25 de Abril, destacando-se o hastear da bandeira no decurso da manhã e de tarde a sessão solene da Assembleia Municipal no Pavilhão dos Desportos. Terminou o dia em festa, contando com o evento musical “Ensemble Project” para uma plateia repleta de público, ávidos para reviver um passado recente, com a entoação de músicas de intervenção de Zeca Afonso e Ary em ritmo jazz.
No sábado, dia 26 de abril, encerrou-se em beleza a Semana Cultural e do Livro com a apresentação do livro “De Riba-Côa a Roma” da autoria do Dr. Alcides Gouveia, na sede do Concelho de Figueira de Castelo Rodrigo. Com eloquência e dom da palavra, o autor, nosso conterrâneo, entusiasmou o público que, extasiado, absorveu uma verdadeira lição de história e cultura, simultaneamente aproveitando a oportunidade para homenagear o Concelho. Espera-se com entusiasmo e expectativa a publicação do próximo livro.
À noite, um público participativo e entusiasmado foi brindado com músicas do Grupo Coral e Etnográfico de Figueira de Castelo Rodrigo e Nando Costa/Tó Martins.
O nosso sincero bem-haja a todos os participantes, colaboradores e intervenientes, responsáveis que possibilitaram, através do seu empenho e dedicação que, este evento fosse um verdadeiro sucesso.