I Passeio BTT – Figueira de Castelo Rodrigo por Trilhos Únicos

Numa manhã em que as condições meteorológicas ajudaram, com uma manhã que começou fresca, mas que ao início da tarde a temperatura atingia os 18º, os cerca de três centenas de participantes puderam desfrutar de um dos mais belos percursos da região para a prática do BTT.

A partida foi dada pelas 9h30m, e os participantes tomaram logo o pulso às dificuldades do percurso, com uma subida bastante exigente ao Alto da Serra da Marofa.
Aos 20 kms, na aldeia de Penha de Águia, e depois de todas as dificuldades da Serra da Marofa, estava uma área de reforços sólidos e líquidos, onde os participantes retemperaram as energias para os trilhos duros, mas simultaneamente belos, que iriam encontrar pela frente.
Chegados à aldeia de Algodres, os participantes tinham a possibilidade de escolher entre um percurso de dificuldade elevada de 70 kms, com passagem pela margem do rio Douro, ou um trilho de dificuldade média de cerca de 50 kms.

Com organização da Câmara Municipal e da Empresa Municipal Figueira Cultura e Tempos Livres, e estando inserido nas Festas da Amendoeira em Flor, este I Passeio BTT – Nos Trilhos da Amendoeira em Flor correu da melhor forma, com cerca de três centenas de participantes, oriundos de vários pontos do país, havendo inclusive betetistas espanhóis, agrupados em equipas ou participando individualmente.

Chegados a Figueira de Castelo Rodrigo, os participantes foram brindados com uma feijoada de javali, para reporem as forças! O feedback que entretanto se ouvia da parte dos participantes só poderia ser o melhor. André Afonso, que viajou de Alcains, afirmou “Gostei bastante do percurso; foi a minha primeira prova em Figueira de Castelo Rodrigo e se a prova se voltar a realizar, cá estarei!”. Por seu lado, Paulo Nave, oriundo da Covilhã, declarou que “pedalámos por trilhos de excelência, quer ao nível das paisagens, quer na escolha do trajeto, bastante exigente.”

A organização acredita que a esmagadora maioria dos atletas ficou fã deste I Passeio BTT – Nos Trilhos da Amendoeira em Flor, prometendo voltar para a II edição!