Decorreu, na tarde do dia 25 de Abril, a sessão de abertura da Semana do Livro e das Artes, na Casa da Cultura, espaço que acolherá esta iniciativa até ao próximo dia 30 de abril.
A Semana do Livro e das Artes conta com uma paleta de atividades diversificadas, como apresentações de livros, teatro, cinema, ateliês de pintura e música, direcionadas para as famílias, população escolar e para os apaixonados pelos prazeres da leitura, da escrita e das artes de uma forma geral.
O objetivo do evento passa pelo desenvolvimento de hábitos de leitura nas famílias e na população em geral. A autarquia quer, deste modo, criar uma estratégia de democratização ao acesso a espetáculos e cultura.
A cerimónia inaugural foi abrilhantada com um momento musical, pelo Conservatório de Música da Guarda, Classe de Acordeão e pelo grupo Guitarra & Contrabanda, que teve a participação dos alunos da Escolinha de Música e das AECs, interpretando “A Palavra Encantada – Canções de José Afonso”.
Foi apresentado, ainda, o Clube de Leitura Sénior, com a apresentação do livro “O Estado do Campo”, de António Monteiro. O autor nasceu em Lisboa, mas em 1993 mudou-se para Figueira de Castelo Rodrigo, onde tem as suas raízes familiares, inspirando-se nas paisagens e no território para a criação desta obra.
A Feira do Livro, integrada na Semana do Livro e das Artes, vai funcionar diariamente, na Casa da Cultura.