Data Inicial: 31-08-2018 Hora Inicial: 09:00
Data Final: 01-09-2018 Hora Final: 23:30
Local do Evento: Castelo Rodrigo - Serra da Marofa

LENDA DA MAROFA

Nos próximos dias 31 de agosto e 1 de setembro (sexta-feira e sábado) venha descobrir a história da Lenda da Marofa e outras estórias, através de um programa especial de animação musical, gastronomia, recriações ao vivo, visitas guiadas, oficinas e muita, muita festa!

A Lenda da Marofa assenta no caso de amor entre um cavaleiro cristão e a linda filha de um rico judeu que se refugiou em Castelo Rodrigo, de seu nome Ofa, que deu origem ao nome da serra: Serra da Marofa.

A Serra da Marofa é uma elevação com 977 metros de altitude, situada na região Centro (Região das Beiras) e sub-região da Beira Interior Norte, distrito da Guarda, na zona de Terras de Riba-Côa. Localizada, essencialmente, no território do Município de Figueira de Castelo Rodrigo, é uma marca da paisagem de quem visita a aldeia histórica de Castelo Rodrigo.

Nos próximos dias 31 de agosto e 1 de setembro, o que propomos é a experienciação desta lenda e do património natural e paisagístico da serra da Marofa como base de criação do evento integrado no programa “12 em Rede”. O programa inclui teatro, música, visitas guiadas, gastronomia e fotografia.

Sexta-feira, 31 de agosto

09:00 FOTOGRAFIA (CASTELO RODRIGO / MAROFA)
Tour Fotográfico* No final da manhã, cada fotógrafo selecionará um conjunto de fotografias que serão de imediato impressas e expostas.
12:30 GASTRONOMIA (JUNTA DE FREGUESIA CASTELO RODRIGO)
Almoço com Apresentação de Imagens
15:00 EXPOSIÇÃO (RUAS DE CASTELO RODRIGO)
Corda d’ Imagens pela Aldeia Histórica
16:00 VISITAS GUIADAS/ENCENADAS PELAS RUAS DE CASTELO RODRIGO
Encontros com História: Ephraim Bueno Efraim Hezekiah Bueno, nascido em 1599, em Castelo Rodrigo, com o nome de Martim Alvares, formou-se em medicina, em Bordéus, e tornou-se médico e escritor em Amsterdão. Ficou célebre pelas pinturas e pelo retrato que o seu amigo Rembrandt legou à história da arte.
19:00 MÚSICA E DEGUSTAÇÃO, (CASA DA CISTERNA, CANTINHO CAFÉ, SALÃO DE CHÁ SABORES DO CASTELO, EXTERIOR DO PALÁCIO CRISTÓVÃO DE MOURA)
Por do Sol na Marofa
20:30 GASTRONOMIA (JUNTA DE FREGUESIA CASTELO RODRIGO)
Showcooking Com o Chef Álvaro Costa, acompanhado pela comunidade de Castelo Rodrigo, que trabalhará os produtos típicos da região.
Jantar Comunitário* Neste jantar pretende-se que a comunidade e os seus convidados possam degustar as iguarias preparadas no showcooking.
22:00 CONCERTO (PALÁCIO CRISTÓVÃO DE MOURA)
Les Saint Armand

Sábado, 01 setembro
10:00 VISITA GUIADA (POSTO DE TURISMO)
Visitas Guiadas Informais conduzidas pelos habitantes de Castelo Rodrigo.
13:30 GASTRONOMIA (CASTELO RODRIGO)
Almoço em Casa dos Próprios Habitantes*
19:30 MÚSICA E DEGUSTAÇÃO (CASA DA CISTERNA, CANTINHO CAFÉ, SALÃO DE CHÁ SABORES DO CASTELO, EXTERIOR DO PALÁCIO CRISTÓVÃO DE MOURA)
Por do Sol na Marofa
A Serra da Marofa marca a paisagem de quem visita a aldeia. Propõe-se um final de dia voltado para a Marofa, apreciando música e degustando produtos regionais de modo a potenciar a contemplação.
22:00 TEATRO PERFORMANCE (PALÁCIO CRISTOVÃO DE MOURA)
Amar Ofa
Propõe-se uma criação artística singular em residência artística, misturando profissionais das artes cénicas com atores locais da comunidade. Após os Heróis de Castelo Rodrigo, dedicamo-nos agora a criar sobre a lenda da Marofa, que mistura história, estórias, mito, amor e religião.
23:30 PIROTECNIA (TORREÕES DA MURALHA)
Fogo-de-Artifício

*As atividades estão sujeitas a inscrição prévia e obrigatória. O Tour Fotográfico tem o limite máximo de 29 fotógrafos.