Cartaz Turístico da Amendoeira em Flor com Balanço Extremamente Positivo

Estas são as palavras do presidente da Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo, António Edmundo Ribeiro, na hora do balanço da última Festa da Amendoeira em Flor, que decorreu entre 18 de fevereiro e 18 de março. Durante cinco fins-de-semana consecutivos, milhares de pessoas passaram pelo concelho, tendo grande parte delas visitado os cerca de 40 expositores, distribuídos entre artesãos e stands de produtos tradicionais (queijos, vinhos, doçaria, pão, enchidos e fumeiro, entre outros).

Para António Edmundo, a grande afluência de público deveu-se essencialmente “à época em que a Natureza sorri, com as amendoeiras em flor, mas também por causa da qualidade dos produtos em oferta, aliada a uma programação popular e às potencialidades turísticas do concelho”.

Claramente satisfeito com o sucesso da iniciativa que já tem mais de 70 anos, o presidente da Câmara Municipal refere ainda que “o êxito é ainda maior quando verificamos que, por exemplo, as entradas registadas nos Postos de Turismo de Figueira, Barca d’Alva e Castelo Rodrigo, no período da realização deste cartaz turístico, ultrapassaram as 7.000 pessoas”, certamente seria muito maior se para esta estatística contassem aqueles que não passaram pelos postos de turismo para pedir informações, mas que mesmo assim visitaram o concelho, concluiu.

Por seu turno, Carlos Condesso, vereador com o pelouro do turismo, refere que este número bastante significativo de visitantes “deve-se ao esforço na promoção do concelho levado a cabo pela autarquia ao longo destes últimos anos, bem como ao cuidado com a preservação e promoção do património arquitectónico e natural concelhio e à criação e dinamização de novas infraestruturas e acessos viários.

A Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo é o principal destino turístico do concelho, tendo registado em alguns dias de maior afluência mais de um milhar de pessoas a solicitar informações no posto de turismo.

Como prova do crescente interesse pela Festa da Amendoeira em Flor, o município figueirense decidiu alargar o programa das Festas e o respetivo Mercado da Amendoeira em Flor até ao passado domingo, dia 18 de março, pelo facto de o inverno ter sido extremamente rigoroso e seco e as amendoeiras não terem florido no tempo esperado.