Festa da Amendoeira em Flor 2012

Nesta região de Riba-Coa os campos vão ganhar nova vida muito em breve, com a floração das amendoeiras. O espectáculo está garantido, com o horizonte a irromper-nos cheio de cor, apelando a todos para visitarem a Festa da Amendoeira em Flor.

Mais uma vez o Município de Figueira de Castelo Rodrigo quer associar-se a esta festa da Natureza e, para isso, preparou um vasto cartaz para receber os milhares de forasteiros que aqui, nesta altura do ano, se deslocam. Deste modo, de 18 de fevereiro a 11 de março, valerá a pena visitar Figueira de Castelo Rodrigo, um concelho que se demarca pela hospitalidade das suas gentes.

No decorrer da Festa da Amendoeira em Flor 2012, serão muitas as actividades para oferecer, desde culturais e desportivas, artesanato ao vivo, bem como o “Mercado da Amendoeira em Flor”, uma iniciativa que pretende facultar, uma vez mais, a oportunidade aos produtores do concelho para promoverem, valorizarem e escoarem os seus produtos endógenos e onde os visitantes vão ter a oportunidade de encontrar locais de venda e exposição de produtos como os enchidos, o azeite, os queijos, os vinhos, o pão e a doçaria variada feita com amêndoas.

A animação também vai estar bem presente nos dias em que decorre o evento, nomeadamente através da actuação de grupos musicais, ranchos folclóricos, grupos de concertinas e de bombos, fanfarras, stand up comedy e tuna académica da guarda “Copituna d’Oppidana”

Do ponto de vista da animação desportiva, haverá ainda lugar ao I Passeio BTT, ao X Raid TT Povos de Baixo, bem como à já tradicional caminhada e ao Passeio de Cicloturismo.

Locais a descobrir e visitar

Figueira de Castelo Rodrigo, para além do imenso património ambiental com que a natureza nos presenteou, tem também um legado arquitetónico que merece uma visita. Castelo Rodrigo, pelo seu grande valor histórico e pela sua localização a impor-se na paisagem, é hoje considerada uma das mais belas Aldeias Históricas de Portugal. Um pouco mais ao lado poderá subir ao alto da Serra da Marofa, a 977 metros de altitude, e apreciar a vista sobre o imenso horizonte que se estende mesmo à sua frente. Ali mesmo, pode ainda visitar a capela de N.ª Senhora de Fátima e a estátua do Cristo Rei, colocada em 1956. As capelas evocativas dos mistérios do Rosário e a Cripta subterrânea são também pontos de paragem obrigatória numa visita ao Alto da Serra da Marofa.

Barca d’Alva, aldeia ribeirinha deste concelho, é hoje um ponto de paragem obrigatória para os milhares de turistas que anualmente sobem o rio Douro. As longas escarpas que denunciam a descida até Barca d’Alva são portadoras de uma singular beleza e obrigam a uma paragem no miradouro natural do Alto da Sapinha. Aqui se vislumbra a união de dois rios, o Águeda e o Douro, e dois países, Portugal e Espanha.

O Alto da Sapinha é um dos miradouros naturais mais belos do Concelho, fica na estrada que liga Escalhão a Barca D’Alva, daqui temos a deslumbrante vista dos terrenos escarpados repletos de olivais. Mas é no início da Primavera que adquirem maior beleza, com a floração das Amendoeiras. É daqui que também se pode vislumbrar uma sumptuosa panorâmica do Vale do Douro e da foz do Rio Águeda.

O majestoso Convento Santa Maria de Aguiar tem características de estilo românico e gótico. Neste templo venera-se a imagem de Nossa Senhora da Guia, Padroeira do concelho de Figueira de Castelo Rodrigo. É uma bela imagem de roca, com uma expressão doce e serena. De salientar ainda a presença de uma imagem de Santa Catarina feita em jade ou pedra ançã do Século XVI. Em Portugal são raras as esculturas semelhantes a esta.

Por esta altura da floração da amendoeira, também os designados “Povos de Baixo” – constituídos pelas localidades de Freixeda do Torrão, Vale de Afonsinho, Quintã de Pêro Martins e Penha de Águia –, presenteiam os visitantes com um imenso e deslumbrante manto colorido, oferecido pela floração dos muitos amendoais que estas terras possuem. Uma rota a descobrir neste período da Festa da Amendoeira em Flor.