Lenda da Senhora do Monforte

Há muitos anos atrás existiu um povo no Castelo de Monforte. Este povo era muito devoto de Nossa Senhora do Monforte.

Um dia decidiram erigir-lhe uma capela como prova da sua devoção e começaram as obras no cabeço do Castelo de Monforte.

Foram então os trabalhadores para o local determinado e começaram as obras. No final do dia de trabalho arrumaram os instrumentos e matérias e foram para suas casas.

Porém, quando no dia seguinte se preparavam para recomeçar onde tinham parado, verificaram que todo o seu trabalho do dia tinha sido destruído durante a noite e as ferramentas roubadas!

Procuraram, procuraram e lá as encontraram mais abaixo, num pequeno vale, ao lado de uma imagem de Nossa Senhora do Monforte. Pensando tratar-se de uma brincadeira de mau gosto, retomaram o seu trabalho, no sítio inicialmente escolhido e ao fim do dia voltaram a arrumar as ferramentas junto ao trabalho.

Mas no dia seguinte depararam com o mesmo cenário: a obra derrubada, as ferramentas deslocadas e ao lado da mesma imagem da Santa…

Perceberam então que não se tratava de brincadeira ou vandalismo de quem lhes quisesse mal, mas antes era a vontade de Nossa Senhora do Monforte em ver erigida a sua capela noutro sítio, que seria o local onde apareciam as ferramentas. Recomeçaram a trabalhar, agora no local onde apareciam as ferramentas e tinha sido escolhido pela Santa.  E tudo correu pelo melhor: ainda hoje se faz a romaria à Senhora do Monforte!

(recolhido no Bizarril em 2004)