“Figueira de Castelo Rodrigo Terra de Encantos”! Encantos que atraem cada vez mais visitantes a esta terra demarcada pelas suas belezas naturais, pelo seu património edificado e humano.

É impossível ficar indiferente ao vasto património arquitetónico espalhado um pouco por todo o Concelho, com Igrejas de singular beleza, onde salientamos a monumentalidade da Igreja Fortaleza de Escalhão.

Castelo Rodrigo, umas das mais belas Aldeias Históricas de Portugal, hoje também uma das 7 Maravilhas de Portugal na categoria de Aldeia Autêntica, todo o seu conjunto formam por si só um belo postal, tem no seu Palácio Cristóvão de Moura um dos seu maiores ex-libris, palco de grandes atos históricos no passado e de grandes eventos no presente.

Ao percorrer as ruas de Castelo Rodrigo não pode deixar de visitar o Pelourinho quinhentista, a Igreja Matriz, a cisterna medieval e os vestígios que atestam a presença de uma importante comunidade de cristãos-novos. Durante mais de 600 anos, a povoação foi vila e sede de concelho.

Em vários momentos da história nacional, os seus habitantes destacaram-se pela sua coragem e lealdade à coroa.

Mesmo ali ao lado fica a altaneira Serra da Marofa, um miradouro natural de cortar a respiração. Em 1957 mandou-se edificar uma Capela em Honra de Nossa Senhora de Fátima, a quem muitos figueirenses carinhosamente chamam de “Senhora da Marofa”. Quem subir à Marofa pode apreciar também a estátua de Cristo Rei, de braços abertos como que abençoar todo o Concelho, pode também admirar a Cripta e as Capelinhas com os mistérios do Rosário.

Outras das jóias do Concelho é o Convento de Santa Maria de Aguiar, edificado no Século XII, junto à ribeira de Aguiar, pela primitiva comunidade de beneditinos ou de eremitas integrou a Ordem de Cister.

Um templo onde predominam os estilos românico e gótico e onde é venerada a Padroeira do Concelho, Santa Maria de Aguiar. Uns quilómetros mais à frente na margem direita da ribeira de Aguiar, próximo do cruzamento da estrada Figueira de Castelo Rodrigo-Vermiosa com a de Almofala podemos admirar o grandioso monumento que é Templo Romano de Almofala, ou Torre das Águia.

Figueira de Castelo Rodrigo muito mais tem para oferecer, e neste passeio não pode deixar de visitar o lugar paradisíaco de Barca d’Alva, onde o Douro se torna navegável e uma das principais portas de entrada no Concelho.

Deixe-se seduzir e venha até cá, surpreenda-se!