“Figueira de Castelo Rodrigo Terra de Encantos”!

Encantos que atraem cada vez mais visitantes a esta terra demarcada pelas suas belezas naturais, pelo seu património edificado e humano.

Castelo Rodrigo, umas das mais belas Aldeias Históricas de Portugal, hoje também uma das 7 Maravilhas de Portugal na categoria de Aldeia Autêntica, todo o seu conjunto formam por si só um belo postal, tem no seu Palácio Cristóvão de Moura um dos seu maiores ex-libris, palco de grandes atos históricos no passado e de grandes eventos no presente.

Ao percorrer as ruas de Castelo Rodrigo não pode deixar de visitar o Pelourinho quinhentista, a Igreja Matriz, a cisterna medieval e os vestígios que atestam a presença de uma importante comunidade de cristãos-novos. Durante mais de 600 anos, a povoação foi vila e sede de concelho.

Em vários momentos da história nacional, os seus habitantes destacaram-se pela sua coragem e lealdade à coroa.

Mesmo ali ao lado fica a altaneira Serra da Marofa, um miradouro natural de cortar a respiração. Em 1957 mandou-se edificar uma Capela em Honra de Nossa Senhora de Fátima, a quem muitos figueirenses carinhosamente chamam de “Senhora da Marofa”. Quem subir à Marofa pode apreciar também a estátua de Cristo Rei, de braços abertos como que abençoar todo o Concelho, pode também admirar a Cripta e as Capelinhas com os mistérios do Rosário.

O majestoso Mosteiro Santa Maria de Aguiar tem características de estilo românico e gótico, foi classificado como Monumento Nacional em 17 de dezembro de1932. Do Claustro construído posteriormente à Igreja, resta a sala do Capítulo. É no dia 15 de Agosto que anualmente os fiéis se juntam neste templo para venerar de Nossa Senhora da Guia, Padroeira do concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, uma bela imagem de roca, com uma expressão doce e serena.
De salientar ainda a presença de uma imagem de Santa Catarina feita em jade ou pedra ançã do Século XVI. Em Portugal são raras as esculturas semelhantes a esta.

Uns quilómetros mais à frente na margem direita da ribeira de Aguiar, próximo do cruzamento da estrada Figueira de Castelo Rodrigo-Vermiosa com a de Almofala podemos admirar o grandioso monumento que é Templo Romano de Almofala, ou Torre das Águia.

Foi classificado como Monumento Nacional a 29 de Setembro de 1977.

O concelho de Figueira de Castelo Rodrigo muito mais tem para oferecer, e neste passeio não pode deixar de visitar o lugar paradisíaco de Barca d’Alva, onde o Douro se torna navegável e uma das principais portas de entrada no Concelho.

Deixe-se seduzir e venha até cá, surpreenda-se!