O Canil Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo é uma estrutura que tem a importante missão de recolher animais, que vagueiam pelas ruas, e sofrem todo o género de maus-tratos e estão sujeitos a contrair doenças, constituindo um risco para a saúde pública e de contribuir para a resolução destes problemas e minimizar o sofrimento destes animais.

É constituído por quatro jaulas individuais para gatos, nove para cães de tamanho médio e duas para cães raivosos, bem como, consultório médico veterinário, sala de banhos, sala de espera para o público, cozinha para confeção de alimentos, sala de abate, instalações sanitárias e um espaço externo onde os animais se podem exercitar e não fiquem com stress da rotina diária.

Estes serviços possibilitam a adoção de animais e também estão preparados para outras situações de perigo para a saúde pública, que exijam recolha de animais para análises entre outros processos.

Seja um Dono Responsável

  1. Não deixe o seu animal sair à rua sozinho. Leve-o a passear sempre com trela.
  2. Recolha as fezes do seu animal nas ruas quando o levar a passear. É fácil levar um saco plástico e ‘vesti-lo’ nas suas mãos, recolhendo as fezes e virando-o ao contrário.
  3. Ofereça sempre água limpa, alimentação de boa qualidade e um bom cantinho para dormir.
  4. Vacine-o contra doenças, sempre que sejam requeridas pelo veterinário.
  5. Deixe sempre o seu animal limpo com banhos periódicos e penteie-o regularmente.
  6. Brinque com ele e sobretudo ofereça-lhe muito amor.
  7. Pode optar pelo acasalamento, mas preste atenção para não deixar filhotes sem dono ou em mau estado.
  8. Caso não queira ou não tenha possibilidade de criar os filhos, esterilize o seu animal. Com isto você evita a superpopulação de animais que gera acidentes de trânsito, animais que sofrem abusos, doenças para o homem (zoonoses) e poupa os animais de má qualidade de vida.
  9. Não abandone o seu animal de companhia!

Cuidados Básicos com os Cães

  • A vacinação contra a Raiva é obrigatória para os cães com idade igual ou superior a 3 meses, assim como a identificação eletrónica de 3 aos 6 meses (microchip).
  • Embora não sendo obrigatória, recomenda-se também a vacinação a partir das 6/7 semanas de vida para evitar as primeiras doenças infetocontagiosas (Esgana, Parvovirose, Hepatite Infeciosa Canina, Leptospirose, Raiva e Tosse do Canil).
  • Os cães podem ter dois tipos de parasitas: internos e externos. A desparasitação interna (“lombrigas”) deve ser iniciada aos 15 dias de vida, repetir cada 15 dias até aos 3 meses, passando depois a ser mensal até aos 6 meses. A partir daí o cão deve fazer a desparasitação de 3 em 3 meses. Devemos manter sempre o nosso cachorro protegido de parasitas externos (pulgas, carraças, piolhos, mosquitos e ácaros) utilizando produtos adequados todos os meses.

Horário de Funcionamento

De segunda a sexta – feira das 8h00 às 12h00 e das 13h00-16h00

Canil Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo

Estrada Nacional nº 332 (junto à zona industrial)

Lugar da Casqueira

Contactos

Tel. 96 13 29 879